Editora Contexto

Assunto
(0) items

1001 Dicas de Português: manual descomplicado

Release(s)

  • "1001 Dicas de Português: manual descomplicado"

    • Manual descomplicado de Português é o novo lançamento da Editora Contexto 

    • O livro é um guia prático com curiosidades da língua portuguesa e dicas para aprender de forma divertida

    • A Editora Contexto lança “1001 dicas de Português – Manual descomplicado dos professores e jornalistas Dad Squarisi e Paulo José Cunha. O título apresenta as principais questões da nossa língua de forma direta e objetiva. 

      Além da facilidade da consulta, outro diferencial do guia é o texto divertido e as curiosidades que apresenta. Assim, além de matar a dúvida, o leitor conhece um pouquinho mais as manhas da língua. Um exemplo é a curiosidade destacada na palavra “intempestivo”: Tempestivo e intempestivo não têm nada a ver com temperamento nem com a ocorrência de tem­pestades, como muitos pensam. A duplinha pertence à família de tempo. Tempestivo significa no tempo certo, oportuno. O advogado apresentou o recurso tempestivamente (dentro do prazo). Intempestivo é o contrá­rio. Quer dizer fora do prazo: Consideraram a ação judicial intempestiva (ajuizada fora do prazo). 

      Cada letra ganha um capítulo. E cada capítulo começa com uma crônica sobre uma palavra especial. Assim, a letra A destaca “alfabeto”; a letra B, “biblioteca”; a C, “comunicação” e assim por diante. Com muita informação e graça, o manual é igualmente útil para o jornalista e para o estudante; para o advogado e para o funcionário público; para o ministro e para o redator dos discursos do presidente da república. Ou seja, para todos que escrevem.

    • Serviço

      Livro: 1001 Dicas de Português – Manual descomplicado
      Autores: Dad Squarisi e Paulo José Cunha

      Páginas: 320 páginas
      Editora Contexto

    • Sobre os autores:

      Dad Squarisi transita com desenvoltura pelo universo da lín­gua. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília, blogueira, articulista e escritora. Assina as colunas “Dicas de Português” e “Diquinhas de Português”, publicadas por jornais de norte a sul do país. Formada em Letras, com especialização em Linguística e mes­trado em Teoria da Literatura, concentra o interesse, sobretudo, na redação profissional. É autora de diversos livros. Pela Contexto, publicou:  A arte de escrever bem, Escre­ver melhor (ambos com Arlete Salvador) e Redação para concursos e vestibulares (com Célia Curto).

      Paulo José Cunha é poeta, jornalista, professor e documentarista. Trabalhou na TV Globo, em O Globo, na Rádio Nacional e no Jornal do Brasil. É âncora e diretor de programas na TV Câmara, onde dirige e apresenta o Casa das Palavras, sobre livros, escritores e política editorial. Leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 

    • Sobre a Editora Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 28 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral.