Editora Contexto

Assunto
(0) items

1964 - História do Regime Militar Brasileiro

Release(s)

  • "1964: História do Regime Militar Brasileiro"

    • 1964: história do regime militar brasileiro, publicado pela Editora Contexto, chega às livrarias

    • Marcos Napolitano faz um balanço histórico sobre o golpe de 64 e discute as principais questões destes “anos de chumbo”

      No ano em que o golpe militar completa 50 anos, a Editora Contexto e o historiador da USP Marcos Napolitano lançam a obra 1964: história do regime militar brasileiro. Quase trinta anos após o fim da ditadura, ainda muito se questiona sobre o período em que o Brasil esteve imerso em um regime que provocou mudanças profundas na sociedade brasileira.

      O livro, escrito sob o olhar de um pesquisador que mergulhou em livros, artigos, arquivos e memórias, faz análises políticas e econômicas do período e se debruça sobre questões sociais e culturais, englobando música, cinema e teatro.

      Com uma narrativa fluída, o historiador percorre o período de 1964 a 1985 e responde questões que circulam há algum tempo, tanto na imprensa quanto no meio acadêmico. Entre elas, destacam-se: a ditadura durou muito graças ao apoio da sociedade civil, anestesiada pelo “milagre” econômico?  Foi Geisel, com a ajuda de Golbery, o pai da abertura, ou foi a sociedade quem derrubou os militares do poder? Como era o dia a dia das pessoas durante o regime militar?  Como a cultura aflorou naquele momento? O que aconteceu com a oposição e como ela se reergueu? Qual a reação da sociedade (e do governo) à tortura e ao “desaparecimento” de presos políticos?

      Organizado em oito capítulos, o livro consegue sintetizar a história deste período e permite que o leitor entenda o que realmente aconteceu na Ditadura Militar Brasileira, sua evolução, a troca de poder, a participação da sociedade civil – tanto no regime em si, quanto para derrubá-lo.

       

      Sobre a Editora Contexto – Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 27 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral.

       

      Serviço

      Livro: 1964: história do regime militar brasileiro- Editora Contexto| 2014 

      Autor: Marcos Napolitano

      Formato: 16 x 23 cm

       

       

       Informações

      Assessoria de Imprensa

      Tel.: (11) 3832-5838

      imprensa@editoracontexto.com.br