Editora Contexto

Assunto
(0) items

Brasil na Primeira Guerra Mundial, O

Release(s)

"Editora Contexto lança O Brasil na Primeira Guerra Mundial"


O historiador militar Carlos Daróz mostra como foi a participação dos brasileiros que lutaram na primeira grande guerra do século XX  

 

A Primeira Guerra Mundial chegou ao Brasil pelo mar, quando navios mercantes brasileiros começaram a ser afundados por submarinos alemães, que desenvolviam uma campanha de bloqueio naval contra a navegação Aliada. Diante dos ataques, o Brasil reconheceu estar em estado de guerra contra a aliança liderada pela Alemanha, e uniu-se ao esforço internacional contra os germânicos. 

Em 1918, último ano da Primeira Guerra Mundial, o governo brasileiro deu sua contribuição para os esforços de guerra dos Aliados, enviando uma Divisão Naval para patrulhar a costa ocidental da África; uma missão médica militar e um grupo de oficiais do Exército para a França; e um grupo de aviadores navais para treinamento e posterior atuação em combate na Grã-Bretanha, Itália e EUA. Ao todo, quase duzentos brasileiros perderam a vida nos navios e nos campos de batalha da Europa, a maioria vitimada pela pandemia de gripe espanhola e outros em decorrência de acidentes durante as operações.


Essa história merece ser contada em todos os seus detalhes. Em O Brasil na Primeira Guerra Mundial, novo lançamento da Editora Contexto, o especialista em História Militar Carlos Daróz mostra qual foi a real contribuição brasileira para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.

 

Sobre o autor: Carlos Daróz é historiador militar, professor, pesquisador e oficial de Artilharia do Exército Brasileiro. Obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. É licenciado  em História e especialista em História Militar. Leciona no curso de pós-graduação em História Militar da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Serviço:

Livro: O Brasil na Primeira Guerra Mundial: a longa travessia
Autor: Carlos Daróz
Páginas: 208
Editora Contexto