Editora Contexto

Assunto
(0) items

Conselho Acadêmico


O conselho acadêmico da Editora Contexto é formado por professores e pesquisadores de destaque em diversas áreas das Ciências Humanas. Os membros do conselho propõem novos títulos, dão sugestões e, ainda, colaboram com a avaliação de originais. Isso nos ajuda a promover a circulação do saber. 

 

Confira os membros do nosso conselho acadêmico:

 

 

Ataliba T. de Castilho

Ataliba T. de Castilho, licenciado em Letras Clássicas e doutor em Linguística, foi professor em três universidades públicas de São Paulo: a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor sênior na Universidade de São Paulo e colaborador voluntário na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou os seguintes projetos coletivos de pesquisa: Nurc/SP, Gramática do Português Falado, História do Português Brasileiro – equipe de São Paulo. É o editor geral da obra coletiva (em andamento) História do Português Brasileiro. É membro do corpo editorial das seguintes revistas: Alfa (da Unesp), Linguística (da Associação de Linguística e Filologia da América Latina), Revista do GEL, Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp) e Filologia e Linguística Portuguesa (USP). Tem desenvolvido pesquisas na área de Linguística do Português, com ênfase na descrição da língua falada, na sintaxe do português brasileiro, na história do português brasileiro e na teoria multissistêmica da linguagem. Foi um dos principais idealizadores do Museu da Língua Portuguesa e desde 2006 é assessor linguístico da instituição. Pela Contexto, publicou os livros "Nova gramática do português brasileiro" e "Pequena gramática do português brasileiro".

 
 

Carlos Eduardo Lins da Silva

É diretor do Espaço Educacional Educare, editor da Revista Política Externa e colaborador da Folha de S.Paulo. Possui livre-docência e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual de Michigan (título obtido com uma bolsa de estudos da Comissão Fulbright). Na vida universitária, é presidente do Conselho Acadêmico do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp e membro titular do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Fez estudos em nível de pós-doutoramento no Woodrow Wilson International Center for Scholars em Washington e foi professor das Universidades de São Paulo, Católica de Santos e Metodista de São Paulo. Foi também professor-visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, nos Estados Unidos, nas Universidades do Texas, Michigan e Georgetown.
No jornalismo, foi diretor-adjunto de Redação, secretário de Redação e ombudsman da Folha de S.Paulo, diretor-adjunto de Redação do jornal Valor Econômico e apresentador do programa "Roda Viva" (TV Cultura de São Paulo).

 
 

José Luiz Fiorin

José Luiz Fiorin é mestre e doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences So¬ciales (Paris) e na Universidade de Bucareste. Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo e atu¬almente é professor-associado do Departamento de Linguística da FFLCH da mesma universidade. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e representante da Área de Letras e Linguística na Capes (1995-1999). Além de muitos artigos em revistas especializadas, publicou, pela Editora Contexto, capí­tulos nos livros "Comunicação e análise do discurso", "Enunciação e discurso", "Bakhtin: outros conceitos-chave" e "Ethos discursivo". Também é autor de "Em busca do sentido", "Elementos de análise do discurso", "Argumentação" e "Figuras de retórica", além de organizador de "Introdução à Linguística" (volumes I e II), "África no Brasil" e "Linguística? Que é isso?", todos igualmente pela Editora Contexto.

 
 

Magda Soares

Magda Soares é professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação, dedicou sua vida universitária a leituras, pesquisas, docência, publicações marcadas pela reflexão sobre o ensino para crianças. Vem atuando como voluntária na rede pública de um município mineiro, desenvolvendo, ao lado de gestores e professores, um projeto de alfabetização e letramento na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. É autora dos livros "Alfabetização e letramento" e "Alfabetização: a questão dos métodos", publicados pela Editora Contexto.

 

Pedro Paulo Funari

Graduado em História pela Universidade de São Paulo em 1981, mestre em Antropologia Social (USP, 1985) e doutor em Arqueologia (USP, 1990). Livre-Docente em História pela Universidade de Campinas (Unicamp), foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis) (1986-1992), sendo hoje professor titular da Unicamp, pesquisador associado da Illinois State University (Estados Unidos) e Universitat de Barcelona (Espanha), e professor, também, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam/Unicamp) e no programa de doutorado em Ambiente e Sociedade. Dentre os livros publicados, a temática indígena foi tratada em "Pré-História do Brasil", editado pela Contexto, em coautoria com Francisco Silva Noelli.

 
 

Rosângela Doin de Almeida

Rosângela Doin de Almeida é graduada e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo e mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É livre-docente em Prática de Ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Lecionou Prática de Ensino de Geografia na Unesp, onde aposentou-se. É membro correspondente nacional da Comissão de Cartografia para Crianças (CCC) da Associação Cartográfica Internacional (ICA/ACI). Publicou artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras, sendo coautora do livro "O espaço geográfico: ensino e representação" e da coleção "Atividades Cartográficas". É autora de "Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola" e organizadora do livro "Cartografia Escolar", ambos publicados pela Editora Contexto. Coordenou a publicação de diversos atlas municipais escolares. Atualmente é docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp, campus Rio Claro. Atua como assessora em Geografia e Cartografia para escolas, produção de atlas municipais escolares e formação de professores.

 
 

Tania Regina de Luca

Professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Unesp, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Assis. Mestre e doutora em História Social pela USP. É autora de "Indústria e trabalho na história do Brasil" e coautora de "História da imprensa no Brasil", "História da cidadania" e "Fontes históricas" (todos pela Editora Contexto). Publicou também em coautoria "Leituras do passado"; "O historiador e seu tempo"; "Documentos do Brasil colonial"; "Imprensa e cidade"; "Franceses no Brasil", entre outros. Pesquisadora do CNPq e ganhadora do prêmio Jon M. Tolman, da Brazilian Studies Association em 2008.