Editora Contexto

Assunto
(0) items

Introdução à Biolinguística

linguagem e mente

  • ISBN 978-85-7244-469-9
  • Formato 16 x 23
  • Peso 0.319 kg
  • Acabamento Brochura
  • Páginas 208

Pode parecer óbvio afirmar que o objeto central dos estudos linguísticos é a linguagem. Curiosamente e com certa frequência, no entanto, a linguagem é colocada em segundo plano - em especial quando se pensa a Linguística somente entre as ciências sociais.
Não é o caso da perspectiva adotada nesta Introdução à (Bio)Linguística. Ao destacar a Linguística como ciência cognitiva, a autora coloca em foco a linguagem, entendida como faculdade humana, que, como tal, está arraigada à mente.
Esta visão, que interliga Linguística, Biologia e Psicologia, traz à luz diversas indagações que concernem às relações humanas, como as questões linguísticas que permeiam a educação de surdos ou a tentativa de entender a relação entre cérebro e afasia - ponto este que suscita especulações há mais de cinco mil anos.
De maneira explicativa, a autora delineia um caminho de compreensão da Linguística, sua definição como ciência, seu objeto de estudo e cenário histórico, e aborda, entre outros aspectos, a discussão acerca do papel do ambiente no desenvolvimento de uma língua. Além disso, apresenta um panorama da base física da linguagem e levanta uma antiga questão, a do lugar da Linguística entre as ciências.
Obra fundamental para professores e estudantes de Letras, bem como para fonoaudiólogos, psicopedagogos e todos os profissionais envolvidos com linguagem.

Opiniões do cliente

1 Item(s)

por página
Obra excepcional Comentário de João Veloso - Professor Agregado da Universidade d
Este livro é uma obra simplesmente excepcional. A sua leitura será do maior proveito para todos os professores e estudantes de Linguística, assim como para todos os que se interessam pela linguagem enquanto faculdade distintiva da espécie humana e das estruturas que governam todas as línguas do mundo. Tenho-o recomendado muito a colegas e estudantes, bem como a especialistas de outras áreas. O livro dá uma perspectiva muito certeira do que é hoje a linguística e o seu objecto - um objecto natural; está escrito num tom adequado para todo o tipo de leitores, de várias áreas académicas, sem sacrificar o rigor e a amplidão da informação; a documentação bibliográfica e outra (imagens, excertos, etc.) é muita e é preciosa. Está ali um verdadeiro curso de Linguística Geral, completo e profundo, que passará a integrar a bibliografia obrigatória das disciplinas que ensino na Universidade do Porto. Pelo livro, adivinha-se que a autora é não só uma grande linguista como, o que é extremamente importante, uma grande professora de Linguística.

1 Item(s)

por página

Avaliar o produto

Somente usuários registrados podem escrever comentários. Por favor, faça log in ou registre-se

Assine nossa newsletter, é grátis!