Editora Contexto

Assunto
(0) items

Iniciação aos Estudos Morfológicos

flexão e derivação em português

R$33,00

Qtd:
  • ISBN 978-85-7244-635-8
  • Formato 16 x 23
  • Peso 0.259 kg
  • Acabamento Brochura
  • Páginas 160

O que nos faz considerar "peixe" e "peixada" itens lexicais diferentes ou "peixes" uma modificação gramatical de "peixe"? Em que circunstâncias o acréscimo de um afixo amplia o vocabulário de uma língua? Essas e outras questões - das muitas controvérsias que caracterizam a delimitação dos dois principais tipos de operações morfológicas (flexão e derivação) - são estudadas neste livro.
Carlos Alexandre Gonçalves, pós-doutor pela Unicamp em morfologia-fonologia, discute as várias posições dessa problemática; desde as que defendem uma rígida separação entre flexão e derivação até as que negam a existência de fronteiras entre elas. Nesse sentido, analisa as duas operações como distintas ou como polos de um continuum morfológico.
Destinado para alunos de graduação e pós-graduação em Letras e para professores de português, as diversas análises, conceitos, rediscussões e novas propostas fazem deste livro não só um manual de introdução aos estudos morfológicos do português, mas um roteiro para o aprofundamento das várias perspectivas, a partir das quais flexão e derivação vêm sendo abordadas na linguística contemporânea.

Avaliar o produto

Somente usuários registrados podem escrever comentários. Por favor, faça log in ou registre-se

Assine nossa newsletter, é grátis!