Editora Contexto

Assunto
(0) items

Português e o Tupi no Brasil, O

R$65,00

Qtd:
  • ISBN 978-85-7244-472-9
  • Formato 16 x 23
  • Peso 0.346 kg
  • Acabamento Brochura
  • Páginas 240

Ubatuba, Curitiba, Paraná, maracujá, mandioca, abacaxi, tatu, jacaré e urubu. Você já parou para pensar na origem dessas palavras? A tradição tupi na formação da nossa língua se manifesta em inúmeros nomes de praias, serras, rios, além de uma parte considerável da flora, fauna e cozinhas regionais.
O português e o tupi no Brasil apresenta o lado linguístico das relações entre a antiga língua tupinambá e a portuguesa, desde os primeiros contatos na época da descoberta até a presença atual do nheengatu progênito na Amazônia.
Quais foram as influências que o tupi pode ter exercido na fonética, na morfologia e no léxico da língua portuguesa transplantada para o Brasil? Como avaliar a multiplicidade dos contatos e como evoluíram as variedades implicadas?
A convivência das duas línguas, apresentada em uma obra rigorosa escrita por pesquisadores brasileiros e alemães, foi além do mero contato linguístico. Ela contribuiu para formar um povo, uma nação, com duas vertentes de ver o mundo através do idioma, as quais confluíram no português brasileiro.

Opiniões do cliente

1 Item(s)

por página
ótima leitura Comentário de Ricardo Ernani Sander
Adquiri este Livro para meu próprio crescimento. estou curtindo cada capítulo e entendendo a nossa língua portuguesa no Brasil. Valeu a pena comprar este Livro. Ricardo Sander

1 Item(s)

por página

Avaliar o produto

Somente usuários registrados podem escrever comentários. Por favor, faça log in ou registre-se

Assine nossa newsletter, é grátis!