Meu Carrinho
0
A. J. Greimas
A. J. Greimas foi um linguísta lituano. Estudou Direito na Lituânia e Linguística na França, onde se especializou em Lexicografia, na Sorbonne. Foi professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, onde lecionou por quase 25 anos. Greimas cofundou e tornou-se secretário-geral da Associação Internacional de Estudos Semióticos. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Semântica.
Abdon Barretto Filho
Abdon Barretto Filho é Economista. Professor do curso de Turismo da FAMECOS/PUC-RS. Pela Contexto é autor do livro Turismo Urbano (fora de catálogo).
Adail Sobral
Adail Sobral é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Lael/PUC-SP), mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), especialista em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (IEL/Unicamp). Pela Contexto é autor dos livros Bakhtin e o Círculo, Bakhtin: conceitos-chave, Bakhtin: Dialogismo e Polifonia, Semiótica: objetos e práticas e 50 Grandes Estrategistas da Administração (fora de catálogo).
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adeilson Pinheiro Sedrins é professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, com estágio de doutorado na University of Maryland (College Park, MD – EUA). Atua em pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente em pesquisas sobre a sintaxe das construções nominais do português brasileiro, sob a perspectiva da teoria gerativa chomskyana. Pela Contexto é autor do livro Chomsky.
Adelaide Silva
Adelaide Silva é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professora do Departamento de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Paraná. Em suas pesquisas, volta-se para a dinâmica fônica, baseada em modelos dinâmicos de produção da fala e amparada por dados empíricos obtidos através de análise acústica de sons da fala. Interessa-se e orienta trabalhos acerca dos sons do PB produzidos por indivíduos portadores e não portadores de patologias de fala, além de sons do PB produzidos por falantes estrangeiros que adquirem a língua. Pela Contexto é autora do livro Fonética Acústica.
Adhemar Martins Marques
Adhemar Martins Marques é Bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Pós-graduado em História Moderna e Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador e professor de História do curso pré-vestibular Pré-Médicas. Pela Contexto é autor dos livros História Contemporânea Através de Textos, História do Tempo Presente e História Moderna Através de Textos.
Adilson Citelli
Adilson Citelli é doutor em Literatura Brasileira e professor de Comunicação Linguística na ECA-USP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação e coautor do Questões de Linguagem.
Adriana Aparecida Barnabé Possatti
Adriana Aparecida Barnabé Possatti é Professora da rede municipal de Rio Claro, integrante do Projeto Raios de Sol - RED Latinoamericana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje. Concluinte do curso de Especialização Alfabetização do Instituto de Biociências de Rio Claro - Unesp. Pela Contexto é coautora do livro Leitura e Escrita.
Adriana Batista de Alcino
Adriana Batista de Alcino é Psicóloga com mestrado pela PUC-Campinas, onde foi professora e atualmente ministra curso de formação no Instituto Pieron de Psicologia Aplicada. Pela Contexto é coautora do livro O Stress Está Dentro de Você.
Adriana Bolívar
Adriana Bolívar é professora titular de Linguística e Estudos do Discurso na Universidade Central da Venezuela. Bacharel pela Universidade do Chile, obteve o mestrado na Universidade de Londres e o doutorado na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Pesquisadora nas linhas da linguística sistêmico-funcional e da análise interacional do discurso, é autora, compiladora e editora de livros. Publica artigos em revistas como Oralia, Signos, Signos Linguísticos, Discurso y Sociedad, Discourse & Society, Pragmatics, Journal of Multicultural Discourses. Foi fundadora da Aled (Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso) e é editora principal da Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso. É também diretora da Cátedra Unesco de Leitura e Escrita, subsede UCV, além de professora visitante em universidades da América Latina, Estados Unidos e Europa. Pela Contexto é coautora dos livros Discurso e Desigualdade Social e Racismo e Discurso na América Latina.
Adriana Garcia Martinez
Adriana Garcia Martinez é mestre em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é correspondente da Reuters em Washington DC. Foi responsável pela implantação do produto on-line da agência, onde atuou como subeditora e editora de 1999 a 2006. Trabalhou nas redações das revistas Exame e Veja São Paulo e do jornal Folha de S. Paulo. Pela Contexto é coautora do livro Hipertexto, Hipermídia.
Adriana Loche
Adriana Loche é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), tutora do curso Urban Crime and Violence Prevention (World Bank Institute). Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Adriana Mortara Almeida
Adriana Mortara Almeida é doutoranda em Ação Cultural na Escola de Comunicações e Artes da USP e educadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Pela Contexto é coautora do livro O Saber Histórico na Sala de Aula.
Adriana Pagano
Adriana Pagano é Professora adjunta de Língua Inglesa e Tradução da UFMG, mestre em Inglês pela UFSC e doutora em Literatura Comparada pela UFMG. Pela Contexto é autora do livro Traduzir com Autonomia.
Adriana Teixeira

Adriana Teixeira é uma paulistana, nascida em 4 de julho. Ganhou do pai o nome e um berço improvisado em malas italianas da década de 1970 - daí, vai ver, o gosto pelas mudanças. Formou-se em Jornalismo na ECA-USP e trabalhou por dez anos na redação de várias revistas femininas, como Capricho e Boa Forma. Voltou para a sala de aula, como professora das turmas de Jornalismo e Relações Públicas na Faculdade Integrada Alcântara Machado (Fiam/Faam), de 2004 a 2007. Criou uma empresa de comunicação especializada em revistas empresariais e publicações editoriais. Colaborou com livros que tratam de temas que vão desde futebol e economia à culinária e bebês e é autora de dois guias de serviço sobre a cidade de São Paulo, além do livro Família da coleção Guia Capricho. Tem prática em mudanças também na vida pessoal: já morou em três casas e nove apartamentos diferentes. 

Adriane Canan
Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção. Pela Contexto é coautora do livro Hipertexto, Hipermídia.
Adriane Santarosa dos Santos
Adriane Santarosa dos Santos é psicopedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Integrante do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/Unicamp, diretora pedagógica do Colégio Americana (educação infantil e ensino fundamental), integrante da equipe de formadores do PROEPRE (Programa de Educação Pré-Escolar). Pela Contexto é autora do livro Ensino de História para o Fundamental 1.
Adyr Balastreri Rodrigues
Adyr Balastreri Rodrigues é Professora doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É considerada pioneira nos estudos acadêmicos de turismo em sua interface com a geografia, orientando inúmeras dissertações nessa área do conhecimento. Organizou também diversos eventos na área, cujos trabalhos foram divulgados em publicações de referência obrigatória, destacando-se as relacionadas ao turismo e desenvolvimento local. Pela Contexto é organizadora dos livros Turismo Rural e Ecoturismo no Brasil (ambos fora de catálogo).
Afonso de Albuquerque
Afonso de Albuquerque possui doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor-associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Afranio Gonçalves Barbosa
Afranio Gonçalves Barbosa é graduado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Letras Vernáculas/Língua Portuguesa pela mesma universidade. Suas áreas de especialidade são: História da Língua Portuguesa e Filologia da Língua Portuguesa. É professor associado da Faculdade de Letras da UFRJ. Pela Contexto é coautor do livro História do Português Brasileiro Vol. II.
Agassiz Almeida
Agassiz Almeida é escritor e ativista dos direitos humanos com atuação em congressos mundiais. Promotor de Justiça aposentado, professor fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande, PB. Ex-deputado federal constituinte, de 1986/88. Participou da criação de cooperativas, faculdades e Ligas Camponesas. Sua obra sobre o elitismo e o militarismo é aclamada por nomes como os de José Saramago, Ernesto Sabato, José Comblin e Cristovam Buarque. Com esta obra, Agassiz Almeida projeta-se como um pensador da condição humana. Pela Contexto é autor do livro O Fenômeno Humano.
Ailton Luchiari
Ailton Luchiari é Geógrafo formado pelo ICGE-Unesp, campus de Rio Claro. Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em Geografia Física pela FFLCH-USP. Trabalhou como professor no extinto Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica do IGCE-Unesp/Rio Claro, atualmente é professor assistente do Departamento de Geografia da FFLCH-USP. Pela Contexto é coautor do livro Geografias de São Paulo 1.
Alain Polguère
Alain Polguère é professor titular da Universidade da Lorraine (Nancy, França) e membro do Laboratoire de Analyse et Traitement Informatique de la Langue Française (Atilf) do CNRS. Na década de 1980, desenvolveu sua pesquisa de doutorado na Universidade de Montreal, dedicando-se, também, à área de Processamento de Linguagem Natural (geração automática de textos). Em seguida, iniciou sua carreira universitária: primeiro, na Universidade Nacional de Singapura (1991-1995), depois, na Universidade de Montréal (1995-2010), para, finalmente, tornar-se membro do corpo docente da Universidade de Lorraine (2009-). Suas principais áreas de pesquisa são: lexicologia teórica e descritiva, interface semântica-sintaxe e ensino/aprendizagem de vocabulário. Desde 2014, é membro sênior do Institut Universitaire de France (IUF), trabalhando em um projeto sobre a construção e a exploração de grafos lexicais informatizados. É autor do livro Lexicologia e semântica lexical, publicado pela Contexto.
Alain Viala
Alain Viala é Professor de literatura francesa nas Universidades de Paris-3 e de Oxford. Pela Contexto é coautor do livro Imagens de Si no Discurso.
Alba Zaluar
Alba Zaluar é bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pelo Museu Nacional/ UFRJ, doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professora titular de Antropologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do CNPq. Comenda do Mérito Científico, CNPq em 2007, e medalha Roquete Pinto, ABA, em 2012. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Alberto Efendy Maldonado
Alberto Efendy Maldonado possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Alberto Guzik
Alberto Guzik é Ator, diretor, dramaturgo, escritor, crítico teatral e repórter. Mestre em Teatro pela ECA/USP. Integra a Cia. de Teatro Os Satyros. Autor de TBC: crônica de um sonho Paulo Autran, um homem no palco (teatro), Risco de vida (romance) e O que é ser rio, e correr? (contos). Pela Contexto pe coautor do livro Cultura e Elegância (nova edição).
Alberto Klein
Alberto Klein possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Alceu Dias Lima
Alceu Dias Lima é tradutor do livro Dicionário de Semiótica, publicado pela Contexto.
Alceu Luís Castilho
Alceu Luís Castilho é jornalista desde 1994, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 1994 e 2001, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1999, venceu o prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico. Foi fundador e editor-executivo da Agência Repórter Social, pela qual obteve o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e o Prêmio Andifes. É também Jornalista Amigo da Criança, título oferecido pela Agência de Notícias de Direitos da Infância (Andi) em 2007. Pela Contexto é autor do livro Partido da Terra.
Alda Britto da Motta
Alda Britto da Motta é socióloga. Doutora em Educação, mestre em Ciências Sociais. Professora dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA). Autora de diversos livros e artigos. Pela Contexto é coautora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.
Aldaíza Sposati
Aldaíza Sposati é Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Seguridade e Assistência Social (PUC). Pela Contexto é coautor do livro 12 Faces do Preconceito.
Aldo Vannucchi
Aldo Vannucchi é mestre em Filosofia e Teologia e licenciado em Pedagogia, com cursos superiores em Roma, Genebra e Louvain. Foi professor e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Liderou a criação da Universidade de Sorocaba, da qual foi o primeiro reitor (1994-2010) e foi também membro do Conselho Nacional de Educação (2006-2010). É autor de 11 livros e tradutor de uma dezena de obras, além de artigos em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Pela Contexto é autor do livro Alexandre Vannucchi Leme.
Aldrin Moura de Figueiredo
Aldrin Moura de Figueiredo é Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Pará. Pela Contexto é coautor do livro História das Crianças no Brasil.
Alena Ciulla
Alena Ciulla é professora do Programa de pós-graduação em Linguística da Unisul. Pela Contexto é autora do livro Referenciação.
Alessandra Castilho da Costa
Alessandra Castilho da Costa é doutora em Linguística pela Universidade de Halle, Alemanha. É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN). Atua em Linguística do Texto e Tradições Discursivas. Pela Contexto é coautora do livro Linguística Textual e Ensino.
Alessandra Del Ré
Alessandra Del Ré é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, campus de Araraquara. Mestre e doutora em Linguística pela USP. Desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado na Université Paris X/MoDyCo/COLAJE. Coordenadora do NALingua (CNPq) – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem – e do GEALin – Grupo de Estudos em Aquisição da Linguagem/Unesp-FCLAr, nos quais desenvolve pesquisas sobre humor infantil, argumentação, referência, todos eles dentro de uma perspectiva discursiva e dialógica. Organizadora do livro Aquisição da Linguagem: uma abordagem psicolinguística. Pela Contexto é organizadora dos livros Explorando o Discurso da Criança, A Linguagem da Criança e Aquisição da Linguagem.
Alessandra Ferreira Ignez
Alessandra Ferreira Ignez é mestre e doutoranda em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Dedicou-se no mestrado e dedica-se, atualmente, no doutorado à pesquisa da expressividade alcançada por criações lexicais em textos literários. Sua pesquisa envolve três áreas: Morfologia, Estilística e Lexicologia. É integrante do projeto de pesquisa Criação Lexical Estilística, desenvolvido na USP. Pela Contexto é coautora do livro Modelos de Análise Linguística.
Alessandra Fontana Oberling
Alessandra Fontana Oberling é antropóloga, com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, e coordenadora de projeto no Instituto Igarapé. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Alessandra Jacqueline Vieira
Alessandra Jacqueline Vieira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, campus de Araraquara. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição. Formada em Letras (bacharelado e licenciatura), com habilitação em Italiano e Espanhol. Tem trabalhos sobre Aquisição da Linguagem oral infantil, especificamente no que se refere à argumentação e à explicação na linguagem da criança. Membro do grupo GEALin(Unesp)/NALingua (CNPq). Pela Contexto é coautora dos livros Explorando o Discurso da Criança e A Linguagem da Criança.
Alessandra Regina Guerra
Alessandra Regina Guerra possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores discursivos, organização tópica, atos discursivos interativos. Pela Contexto é coautora do livro Funcionalismo Linguístico Vol. 1.
Alessandro Bender
Alessandro Bender é formado em Artes Plásticas, é diretor da UmaCentral de Comunicações e Marketing, onde desenvolve estratégias de comunicação para grandes corporações. Pela Contexto autor dos livros As Notícias mais Malucas do Brasil e As Notícias Mais Malucas do Planeta.
Alessandro Boechat de Medeiros
Alessandro Boechat de Medeiros é professor adjunto de linguística do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem graduação em Matemática pela UFRJ, mestrado e doutorado em Linguística também pela UFRJ e pós-doutorado em Linguística pela USP. Trabalha com teoria e análise linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas de pesquisa: morfologia e morfossemântica, sintaxe formal, estrutura de eventos e argumentos dos verbos, tempo e aspecto verbal. Pela Contexto é autor do livro Para Conhecer Morfologia.
Alessandro Casagrande
Alessandro Casagrande é engenheiro agrônomo e mestrando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Made/UFPR). Pela Contexto é coautor do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Alessandro Visacro

Alessandro Visacro é coronel do Exército Brasileiro. Foi declarado aspirante a oficial da arma de infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1991. Possui o curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Dentre suas principais comissões, destacam-se: comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais, comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, oficial de operações do 2º Batalhão de Força de Paz no Haiti e chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais. É autor de Guerra irregular, Lawrence da Arábia e A Guerra na era da informação, ambos publicados pela Contexto. Foto por Alessandra Alves.

Alexander Werth
Alexander Werth nasceu em 1901, em São Petersburgo. Foge com a família para a Grã-Bretanha às vésperas da Revolução Russa e se instala em Glasgow, onde cursa os estudos superiores e se forma em Jornalismo. Contratado pelo Manchester Guardian, vai para Paris como correspondente nos anos 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, assume como correspondente da BBC e do Sunday Times e embarca no avião que leva a Moscou os membros da missão militar britânica. Werth permanecerá na URSS até maio de 1948, retornando à Grã-Bretanha apenas por alguns meses, de outubro de 1941 a maio de 1942. Autor de diversos livros, faleceu em 1969. Seu filho, Nicolas Werth, historiador especializado na União Soviética, fez as notas comentadas e o posfácio da obra. Pela Contexto é autor do livro Stalingrado 1942.
Alexandre Barbosa
Alexandre Barbosa é mestrando em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Atua como ilustrador, chargista e professor universitário. Pela Contexto é coautor dos livros Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula e Quadrinhos na Educação.
Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho formou-se em Comunicação Social em 1992 e possui pós-graduação em Marketing. Ao longo dos anos trabalhou em diversas funções nas principais redações do país. Na área acadêmica atua como professor em disciplinas ligadas a Telejornalismo e Ética. Atualmente, assumiu um desafio internacional em Angola e coordena a produção do programa jornalístico Angola em Movimento. Pela Contexto é autor do livro Reportagem na TV.
Alexandre de Freitas Barbosa
Alexandre de Freitas Barbosa é professor e pesquisador da área de História Econômica no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Possui mestrado em História Econômica pela USP e doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp. Foi Coordenador Geral da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2003, consultor da Prospectiva Consultoria Internacional e pesquisador do Instituto Observatório Social. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap) entre 2007 e 2009. Publicou diversos artigos e livros sobre economia do trabalho e questões internacionais. Pela Contexto é autor do livro O Mundo Globalizado.
Alexandre Marcelo Bueno
Alexandre Marcelo Bueno é mestre e doutor pelo programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Université Paris VIII. Professor visitante da Universidade Nacional de Timor-Leste durante o ano de 2012. Tem pesquisas e publicações nas seguintes temáticas: Imigração, Intolerância Linguística e Sociossemiótica. Pela Contexto é organizador dos livros Linguagem e Política Vol. 1 e 2.
Alexandre Navarro
Alexandre Navarro é historiador, mestre em Arqueologia pela USP e doutor em Antropologia pela UNAM, México, com estágio em Arqueologia da Paisagem no Instituto de Estudios Gallegos Padre Sarmiento, na Espanha. Especialista na cultura maia, participou de escavações arqueológicas nos sítios de Chichén Itzá, Calakmul e Ilha Cerritos (porto de Chichén Itzá). Desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a cultura maia no Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp. Pela Contexto é coautor do livro As Religiões que o Mundo Esqueceu.
Alexandre Werneck
Alexandre Werneck é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador efetivo de pesquisa do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) e editor de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. É doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ e tem mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Alexandre Xavier Lima
Alexandre Xavier Lima é graduado em Letras pela UFRJ, possui mestrado e doutorado em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Investiga sobre folhetins publicados em periódicos oitocentistas e normatização gráfica. É docente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pela Contexto é coautor do livro História do Português Brasileiro Vol. II.
Alexia Eychenne

Alexia Eychenne é jornalista na imprensa escrita e multimídia, e colabora em diferentes jornais e revistas sobre assuntos internacionais, econômicos e sociais. Pela Contexto é coautora do livro O Século de Sangue 1914-2014.

Alfredo da Mota Menezes
Alfredo da Mota Menezes é doutor em História da América Latina pela Tulane University, EUA. Ali também fez o pós-doutorado e lecionou como professor visitante. Foi professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Publicou diversos livros, entre eles A herança de Stroessner: Brasil-Paraguai, 1955-1980 e Do sonho à realidade: a integração econômica latino-americana. Pela Contexto publicou Guerra do Paraguai – como construímos o conflito (fora de catálogo) e A Guerra é Nossa: a Inglaterra não provocou a Guerra do Paraguai.
Alfredo Halpern
Alfredo Halpern é Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e responsável pela disciplina Obesidade na pós-graduação. Membro fundador da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso). Um dos médicos mais destacados e brilhantes em sua área, desenvolve atividades no sentido de esclarecer leigos e médicos sobre os preconceitos e os perigos reais que envolvem a questão da obesidade. Pela Contexto é autor do livro Obesidade (fora de catálogo).
Alice Cunha de Freitas
Alice Cunha de Freitas é doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Pela Contexto é organizadora do livro Língua e Literatura.
Alice Krieg Planque
Alice Krieg Planque é professora de Ciências da Informação e da Comunicação na Université Paris-Est Créteil, é membro do Centre d'Etude des Discours, Images, Textes, Ecrits et Communications (Ceditec). Sua pesquisa se concentra nos discursos políticos, midiáticos e institucionais contemporâneos, que são analisados articuladamente, com base em uma proposta metodológica que aproxima categorias linguísticas e discursivas dos estudos comunicacionais. Pela Contexto é coautora do livro Fórmulas Discursivas.
Alice Vieira
Alice Vieira é professora doutora de Prática de Ensino de Português da Faculdade de Educação da USP. Pela Contexto é coautora do livro O Ensino de Português (fora de catálogo).
Alicia Castellanos Guerrero
Alicia Castellanos Guerrero é antropóloga mexicana, doutora em Ciências Sociais, é professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Uni-versidade Autônoma Metropolitana-Iztapalapa (México) e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores. É autora e co-autora de livros e artigos relacionados à dinâmica das relações inter-étnicas e às representações racistas. Pela Contexto é coautora do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Aline Pereira de Souza
Aline Pereira de Souza é professora de Língua Portuguesa na cidade de São Carlos/SP, para os níveis fundamental II, médio e preparatório para vestibular. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista – Unesp (Araraquara), desenvolve pesquisa na área de Linguística Cognitiva sobre Projeções, em especial a metáfora, e seus papéis na compreensão e produção dos mais variados gêneros textuais. Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, é formada em Letras (Português/Inglês) também pela Unesp/Araraquara. Pela Contexto é coautora do livro Ensino de Português e Linguística.
Aliyah Morgenstern
Aliyah Morgenstern é professora livre-docente na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 e ex-aluna da École Normale Supérieure Fontenay–St Cloud. Desde o início de suas pesquisas centrou-se na análise contrastiva de línguas. Seus projetos de pesquisa, financiados pela Agência Nacional da Pesquisa (ANR), pelo Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) e pelo TGE Adonis, permitiram-lhe constituir uma equipe de pesquisadores que foi responsável pela elaboração de um corpus composto por mais de um milhão de palavras e 400 horas de gravações de interações linguageiras. Eles se dedicam ao estudo da aquisição da linguagem com o objetivo de desvendar a emergência das primeiras palavras e a entrada da criança na língua, na raiz da atividade do linguista. Publicou dois livros, mais de 60 artigos científicos, além de ter realizado documentários. Pela Contexto é coautora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Almir de Oliveira Junior
Almir de Oliveira Junior é Doutor em Sociologia e Política, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea em Brasília. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Álvaro Antônio Caretta
Álvaro Antônio Caretta é mestre e doutorando em Linguística, na área de Semiótica e Linguística Geral, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se a pesquisas sobre o discurso da canção popular brasileira e à produção de artigos científicos sobre o tema. É também professor universitário de Língua Portuguesa e Linguística. Pela Contexto é coautor do livro Modelos de Análise Linguística.
Alvaro Castroman Pollero
Alvaro Castroman Pollero da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela Contexto é coautor do livro Um Outro Turismo é Possível (fora de catálogo).
Álvaro de Oliveira D Antona
Álvaro de Oliveira D Antona é Bacharel em Ciências Econômicas (1989, IE/Unicamp), Mestre em Antropologia Social (1997, IFCH/Unicamp), atualmente conclui Doutorado em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp). Pela Contexto é coautor do livro Turismo e Patrimônio Cultural.
Álvaro José de Souza
Álvaro José de Souza foi geógrafo, membro da Assistência Pedagógica da Diretoria de Ensino da Região de Botucatu. Pela Contexto é autor do livro Geografia Linguística (fora de catálogo).
Álvaro Lopez Gallero
Álvaro Lopez Gallero é geógrafo, doutor em geografia e planejamento pela Universidade de Toulose, França. Professor do curso de geografia turística da República de Montevidéo. Pela Contexto é coautor do livro Um Outro Turismo é Possível.
Amadeu Nogueira de Paula

Amadeu Nogueira de Paula é bacharel em Publicidade e Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing. É diretor de promoção da Associação dos Profissionais de Propaganda do Brasil, professor de Mídia da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) e ocupa o cargo de diretor de mídia da Aproxima Comunicação. Atuou durante quinze anos na Nestlé Brasil, dirigindo os investimentos de mídia da área de Marketing. Também foi diretor de planejamento de mídia da CBB&A Propaganda, gerente de planejamento de mídia da Leo-Burnett e relator privativo do Conselho de Ética do Conselho Executivo das Normas-Padrão. Presidiu o Comitê de Mídia da Associação Brasileira de Anunciantes e foi vice-presidente do Instituto Verificador de Circulação, entre os anos de 1988 a 2004. Pela Contexto é autor do livro Jornalismo e Publicidade no Rádio.

Amália Inês Geraiges Lemos
Amália Inês Geraiges Lemos é professora titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Pela Contexto é organizadora do livro Dilemas Urbanos (fora de catálogo).
Amália Salazar Reis
Amália Salazar Reis é graduada em Letras e licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, desenvolve projeto para que o ensino de língua oral seja incluído no currículo de educação básica no estado de São Paulo. Pela Contexto é coautora do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Amanda de Oliveira Silva
Amanda de Oliveira Silva é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, campus de Araraquara. Formada em Letras (licenciatura e bacharelado) pela mesma instituição em Português e Inglês. Pesquisa sobre questões de aquisição/aprendizagem de LE por crianças. Membro do grupo GEALin (Unesp)/NALingua (CNPq). Pela Contexto é coautora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Amélia Luisa Damiani
Amélia Luisa Damiani é professora doutora do Departamento de Geografia da USP. Pela Contexto é autora do livro População e Geografia, coautora do Geografias de São Paulo 1, Urbanização e Mundialização, Geografia em Perspectiva e Organizadora do O Espaço no Fim de Século - a nova raridade (fora de catálogo).
Amélia Regina Batista Nogueira
Amélia Regina Batista Nogueira é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas e doutoranda na USP. Pela Contexto é coautora do livro Geografia em Perspectiva.
Amitza Torres Vieira
Amitza Torres Vieira possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/Universidade Estadual de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação na Faculdade de Letras e na pós-graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas em Sociolinguística Interacional, com ênfase em argumentação e avaliação em dois Contextos institucionais: Procon e audiências do Juizado Especial Criminal. Pela Contexto é coautora do livro Linguagem e Direito.
Ana Carolina Escosteguy
Ana Carolina Escosteguy possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora titular na Graduação (Mídia e Recepção, Teorias da Comunicação II e Orientação de Projeto Monográfico) e na pós-graduação (Comunicação e Estudos Culturais) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Ana Carolina Sperança-Criscuolo
Ana Carolina Sperança-Criscuolo possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), onde realiza estágio de pós-doutorado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência docente nos níveis de ensino fundamental, médio e superior e é professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional (PROFLetras – Unesp). Sua pesquisa concentra-se na descrição funcionalista-cognitivista do período composto, discutindo questões acerca do ensino de sintaxe a partir da proposta de sequência didática. Pela Contexto é organizadora do livro Ensino de Português e Linguística.
Ana Cecília Marques
Ana Cecília Marques é médica psiquiatra. Doutora em Ciências pela Unifesp, pesquisadora do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, presidente da Abead - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas. Pela Contexto é coautora do livro Adolescência e Drogas.
Ana Claudia da Silva
Ana Claudia da Silva é licenciada em Geografia pela UEM e professora de Geografia do Colégio Anjos Custódios, Marialva, Paraná. Pela Contexto é coautora do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Ana Cristina Carmelino
Ana Cristina Carmelino: Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua nas áreas de Texto, Discurso e Retórica, com pesquisas sobre produções humorísticas. Coordena o Grupo de Estudos de Textos Humorísticos (CNPq). É organizadora de vários livros. Pela Contexto é coautora do livro Linguística Textual e Ensino.
Ana Cristina de S. Aldrigue
Ana Cristina de S. Aldrigue é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Araraquara. Atualmente é professora titular da UFPB. Atua, principalmente, com os seguintes temas de pesquisa: discurso, heterogeneidade, ensino, texto e gênero, e tradições discursivas. Participa do Projeto para a História do Português do Brasil, como pesquisadora e colaboradora. Pela Contexto é coautora do livro História do Português Brasileiro Vol. VII.
Ana Cristina Fricke Matte
Ana Cristina Fricke Matte é professora convidada do programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp, onde atualmente faz pós-doutorado em Ciências da Fala. Pela Contexto é coautora do livro Semiótica: objetos e práticas.
Ana Donnard
Ana Donnard possui doutorado em Estudos Célticos na Universidade de Rennes como bolsista do CNPq. Atualmente é professora no Instituto de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, onde prepara a linha de pesquisa em Estudos Célticos para a pós-graduação em Estudos Literários. Pesquisadora da Société Belge d'Etudes Celtiques desde 2005. Pela Contexto é coautora do livro As Religiões que o Mundo Esqueceu.
Ana Dourado
Ana Dourado é historiadora e consultora das organizações não governamentais Catholic Relief Services e Save the Children Fund. Pela Contexto é coautora do livro História das Crianças no Brasil.
Ana Elvira L. Gebara
Ana Elvira L. Gebara possui graduação em Letras, Italiano-Português (USP,1992), Licenciatura em Letras (USP, 1993), mestrado (1999) e doutorado (2010) pela FFLCH/USP. Atualmente é professora da Universidade Cruzeiro do Sul e da FGV Direito SP. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre gênero, ensino de poesia, ensino de língua materna para fins específicos na educação superior, com ênfase no curso do Direito. Suas publicações abrangem as duas áreas de pesquisa: A poesia na escola: leitura e análise de poesias para crianças (2012), Gêneros textuais: construindo sentidos, planejando a escrita (2012), em coautoria. Pela Contexto é coautora do livro Linguagem e Direito.
Ana Fani Alessandri Carlos

Ana Fani Alessandri Carlos é professora titular do Departamento de Geografia da FFLCH-USP, onde se graduou e obteve os títulos de mestre, doutora e livre-docente em Geografia Humana. Coordenou intercâmbios internacionais Capes/MECD e Capes/Cofecub (Brasil-França). Membro da rede La Somme et le Reste, sediada em Paris, e no Brasil do Grupo de Estudos Urbanos e do Núcleo de Apoio a Pesquisa NAP/USP: Urbanização e Mundialização. Coordenadora do Grupo de Geografia Crítica Radical da FFLCH-USP. Bolsista do CNPq. Coordenadora da Coleção Metageografia. É autora de diversos livros, entre eles: Espaço-tempo na Metrópole, O Espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade, O Espaço no Fim de Século, e Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade (todos fora de catálogo).

Ana Lúcia Müller

Ana Lúcia Müller é professora do Departamento de Linguística da USP, com doutorado em Linguística pela Unicamp. Pela Contexto é organizadora do livro Semântica Formal e coautora do livro Sentido e Significação (ambos fora de catálogo).

Ana Lúcia Tinoco Cabral
Ana Lúcia Tinoco Cabral é doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul e pesquisadora na área de Linguística, com ênfase em leitura e escrita, focalizando os seguintes temas: linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e uso da linguagem em práticas educativas a distância. Pela Contexto é autora do livro A força das palavras: dizer e argumentar e organizadora do livro Linguagem e Direito e práticas e coautora do Linguística Textual e Ensino.
Ana Lúcia Villaça
Ana Lúcia Villaça é doutora em Linguística pela UFRJ. Áreas de interesse: Aquisição de L2, Análise do Discurso, a Sociolinguística Interacional como área de interface da Antropologia, Sociologia e Psicologia. Pela Contexto é coautora do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia.
Ana Luiza Martins
Ana Luiza Martins é historiógrafa do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico de São Paulo), da Secretaria de Estado da Cultura. Doutora em História Social pela USP. É autora de Arcadas: história da faculdade de Direito da USP; Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República; Pela Contexto é autora dos livros História do café e O despertar da República (fora de catálogo), coautora do O Historiador e Suas Fontes e organizadora do História da imprensa no Brasil.
Ana Lukower
Ana Lukower ministra cursos e treinamentos sobre organização de eventos para empresas, entidades e profissionais interessados no tema. Com pós-graduação em marketing pela ESPM, leciona o módulo de Cerimonial e Protocolo no curso de pós-graduação em eventos do Senac em Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Pela Contexto é autora do livro Cerimonial e Protocolo.
Ana Márcia Martins da Silva
Ana Márcia Martins da Silva é doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora da PUCRS, elaboradora de provas para concursos e coordenadora/corretora de redações de concursos, atuando principalmente nas seguintes áreas: sintaxe, leitura e escrita, aprendizagem, literatura brasileira, ferramentas interativas. Pela Contexto é coautora do livro Linguagem e Direito e práticas.
Ana Maria Bonato Garcez Yasuda
Ana Maria Bonato Garcez Yasuda é professora de português da rede municipal de São Paulo. Pela Contexto é coautora do livro Questões de Linguagem.
Ana Maria de Abreu Laurenza

Ana Maria de Abreu Laurenza é Jornalista. Mestre e doutora em Ciências da Comunicação, área Jornalismo, pela Escola de Comunicação e Arte da USP. Pela Contexto é coautora do livro História da Imprensa no Brasil.

Ana María Garra
Ana María Garra é licenciada em Geografia. Técnica Geógrafa Matemática. Docente de Cartografia, Sensoriamento Remoto e sig nos níveis universitário, técnico e de capacitação docente. Investigadora em projetos nacionais (Argentina) e internacionais. Membro fundador e correspondente nacional da Comissão de Cartografia para Crianças (CCC) da Associação Cartográfica Internacional (ica/aci). Coordenadora da Comissão Técnica "Cartografia e Educação", do Centro Argentino de Cartografia. Autora de artigos publicados na Argentina e no estrangeiro. Pela Contexto é coautora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar.
Ana Maria Mauad
Ana Maria Mauad é professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Pela Contexto é coautora do livro História das Crianças no Brasil.
Ana Maria Zilles
Ana Maria Zilles doutorou-se em Letras na PUC do Rio Grande do Sul e é professora titular de Linguística da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Publicou Sociolinguística Quantitativa – instrumental de análise, escrita em coautoria com Gregory Guy; Pedagogia da variação linguística. Pela Contexto é organizadora do livro Para Conhecer Norma Linguística.
Ana Müller
Ana Müller é graduada em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorados na Universidade de Massachusetts, e em outras universidades prestigiosas do exterior, como British Columbia, Paris 8 e Université Paris 7. Desde 1998, pertence ao Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Atua, principalmente, nas áreas de semântica formal, interface sintaxe-semântica e línguas indígenas brasileiras. É coorganizadora do livro Semântica formal (fora de catálogo) e coautora de Introdução à linguística II e Sentido e Significação (fora de catálogo), publicados pela Contexto.
Ana Pastore Schritzmeyer
Ana Pastore Schritzmeyer graduada em Ciências Sociais e em Direito, mestre e doutora em Antropologia Social. É professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da USP onde coordena o Nadir (Núcleo de Antropologia do Direito). Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Ana Paula Goulart Ribeiro

Ana Paula Goulart Ribeiro é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1990), tendo também cursado História na mesma instituição. Fez mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, coordena a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais e edita a revista ECO-Pós. Coordena o Grupo de Trabalho de História do Jornalismo da Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia). Suas áreas de interesse são: Mídia e Memória; História dos Meios de Comunicação; Teoria da Linguagem e Análise do Discurso. Pela Contexto é autora do livro História da Televisão no Brasil.

Ana Paula Portella
Ana Paula Portella pertence ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Ana Paula Scher
Ana Paula Scher é professora doutora no Departamento de Linguística da USP. Tem doutorado em Linguística, na área de Teoria da Gramática, pela Universidade Estadual de Campinas. Desde seu doutoramento vem dedicando-se à pesquisa e à formação de pesquisadores na área dos estudos sobre formação de palavras e, de forma mais particular, em Morfologia Distribuída. Tem trabalhos publicados sobre os seguintes temas: construções bitransitivas no inglês e no português brasileiro falado na Zona da Mata mineira, construções com o verbo leve “dar”, estrutura de nominalizações deverbais, propriedades aspectuais de nominalizações deverbais, formas truncadas no português brasileiro, formas participiais inovadoras no português brasileiro, compostos neoclássicos, derivação regressiva, entre outros. Pela Contexto é coautora dos livros Semântica Formal (fora de catálogo), Introdução à Linguística I e II, e Novos Caminhos da Linguística.
Ana Piñón
Ana Piñón é graduada em História e Geografia pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha, com especialização em História Antiga, Arqueologia Pré-Histórica e Etnologia, Mestre pela Universidad Complutense de Madrid, é autora do livro Brasil, arqueologia, identidad y origen. Pela Contexto é autora do livro A Temática Indígena na Escola.
Ana Quadros Gomes
Ana Quadros Gomes é graduada, mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), este último com bolsa-sanduíche na University of Massachusetts. É professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL/UFRJ) e membro do corpo docente da pós-graduação em Letras Vernáculas (Pós-vernáculas UFRJ) e do mestrado profissional em Linguística e Línguas Indígenas – PROFLLIND – (Museu Nacional/UFRJ). É pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica Formal, interessada, sobretudo, por Língua Portuguesa e por Línguas Indígenas do Brasil. Pela Contexto é autora do livro Para Conhecer Semântica.
Ana Raquel Motta
Ana Raquel Motta é professora dos cursos de Letras e Pedagogia da PUC-Campinas, é mestre e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp). Pesquisadora do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise (FEsTA ), com sede no IEL-Unicamp. Pela Contexto é organizadora dos livros Ethos Discursivo e Fórmulas Discursivas.
Ana Regina Noto
Ana Regina Noto é psicóloga. Doutora em Ciências; professora afiliada do Departamento de Psicobiologia da Unifesp - Escola Paulista de Medicina. Pesquisadora do Cebrid - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Pela Contexto é coautora do livro Adolescência e Drogas.
Ana Rosa Dias
Ana Rosa Dias possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora do quadro de carreira, categoria titular, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; membro do conselho editorial da Revista Filologia e Linguística Portuguesa; e professora efetiva, doutora, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo popular, redação de vestibular, discurso da violência, humor e criticidade. Pela Contexto é coautora do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Ana Ruth Moresco Miranda
Ana Ruth Moresco Miranda é professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui graduação em Letras pela UFPEL, mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha: cultura escrita, linguagens e aprendizagem), desenvolvendo pesquisas sobre a aquisição da escrita, principalmente sobre a ortografia e sua relação com a fonologia. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fonologia, aquisição da escrita, aquisição da linguagem, fonologia e ensino de língua materna. Pela Contexto é coautora do livro Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Ana Sartori
Ana Sartori é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado (2010) e doutorado (2016) em Linguística Histórica, ambos pela mesma universidade. É professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da UFBA e membro do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), vinculada ao Projeto História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), dedicando-se, atualmente, a pesquisar a difusão social da escrita e da língua portuguesa no Brasil. Pela Contexto é coautora do livro História do Português Brasileiro Vol. I.
Ana Silvia Scott

Ana Silvia Volpi Scott é doutora em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos (Rio Grande do Sul), pesquisadora do CNPq e integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Demografia & História. Foi professora na Universidade do Minho (Braga, Portugal), entre 1996 e 1998, e investigadora do Núcleo de Estudos de População e Sociedade - Neps - na mesma universidade. Entre 2002 e 2005 foi pesquisadora do Nepo - Núcleo de Estudos de População - e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Demografia, ambos da Unicamp. Publicou livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e no exterior sobre a história da família luso-brasileira, história da população e demografia histórica. Foi coordenadora do GT População e História da Abep - Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 

Ana Stela Cunha
Ana Stela Cunha é professora adjunta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez mestrado e doutorado em Linguística Africana na USP. Tem pós-doutorado em Antropologia pelo Universidade Nova de Lisboa (CRIA/FCT) e pelo Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS). Foi leitora na Universidade de Havana entre os anos de 2006 e 2008 e pesquisadora convidada do Musée Royal de l’Afrique Centrale (Bruxelas) no ano de 2010. Desde 1996, trabalha com os quilombos do Maranhão, elaborando, o Projeto Educacional “Falando em Quilombo” (Petrobras Cultural, 2005) e “O Boi Contou” – Programa Petrobras Cultural (2007). Possui projetos na área da Antropologia Visual, tendo realizado os videodocumentários João da Mata falado (Etnodoc) (1º lugar no Prêmio Crespial Unesco patrimônio imaterial), Boi de zabumba é a nossa tradição!, Caboclos Nkisis e Mandou me chamar, eu vim! (Ibram). Pela Contexto é coautora do livro Introdução à Linguística Africana.
Ana Vogeley
Ana Vogeley é professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Fonoaudiologia, especialização em Patologias da Linguagem, mestrado em Ciências da Linguagem e doutorado em Linguística. Realizou o estágio pós-doutoral em Linguística na Vrije Universiteit, em Amsterdã. Realizou tutoria da área de Fonoaudiologia, na ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, da Residência Multiprofissional em Saúde do HULW. Tem experiência na área de Linguística, Fonoaudiologia Escolar e Fonologia Clínica. Atua nos seguintes temas: fonologia, sociolinguística variacionista, aquisição da linguagem oral e desvios fonológicos. Pela Contexto é coautora do livro Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Ana Zandwais

Ana Zandwais é docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No Programa de Pós-Graduação ministra disciplinas voltadas para os estudos de Filosofia da Linguagem e desenvolve o projeto de pesquisa Mikhail Bakhtin: contribuições para os estudos semânticos e discursivos. Publicou diversos livros sobre a temática bakhtiniana. Pela Contexto é coautora do livro Bakhtin e o Círculo.

Ana Ziner Nogueira
Ana Ziner Nogueira é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICHS/DLC – Letras), com pesquisa em Estudos Linguísticos e Educação de Surdos: Estudo linguístico em Libras, ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa por Escrito (L2) para Surdos e educação inclusiva para surdo em ensinos básico e superior. A linha de pesquisa é fruto de sua experiência com o ensino de Língua Portuguesa em sistema estadual de ensino. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em programa de Pós-graduação em Linguística, concentração em área de Língua e Sociedade e especialista em Língua Portuguesa: Estudos de texto (UFRJ). Pela Contexto é coautora do livro Práticas de Ensino do Português.
Anabella Soledad Dibiase
Anabella Soledad Dibiase é professora de Geografia e Educação Ambiental. Guia Educativa Ambiental em Ecologia. Desenvolve a atividade profissional no Indec, Departamento de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). É colaboradora da publicação de documentos concernentes às temáticas cartográficas na Argentina e na Hungria. Foi conferencista na Universidade de Eötvös Loránd, Budapeste (Hungria). Pela Contexto é coautora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar.
Analu Andrigueti
Analu Andrigueti é mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Gerente de comunicação na agência de publicidade JWT, onde coordena a divulgação institucional e de campanhas. Colaborou com as revistas Trip, Playboy e Estampa (Valor Econômico) e entre 1998 e 2001 foi repórter e editora de websites do Grupo Abril, iG e El Foco (da coorporação mexicana CIE). Pela Contexto é coautora do livro Hipertexto, Hipermídia.
André Borges
André Borges é mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Na área de Tecnologia da Informação e Internet, já passou por redações de veículos como Internet Business, Folha Online, IDG Now!, Computerworld, Forbes, InvestNews e Gazeta Mercantil. Pela Contexto é coautora do livro Hipertexto, Hipermídia.
André de Souza Carvalho
André de Souza Carvalho é historiador e especialista em acervos de História da Ciência no Paraná. Pela Contexto é coautor do livro Histórias de uma Ciência Regional - cientistas e suas instituições no Paraná (1940-1960).
André Domingues
André Domingues é formado em Filosofia pela Unicamp. Trabalha como jornalista e crítico musical desde 1999, atuando em veículos diversos, como os jornais Diário do Comércio e Jornal da Tarde e as revistas Imprensa, Raça Brasil e Cultura DO. Pela Contexto é coautor do livro Cultura e Elegância.
André Lemos
André Lemos possui doutorado em Sociologia pela Université Paris Descartes, França. Professor-associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
André Liohn
André Liohn fotografou guerras e situações de violência em diversos países para Der Spiegel, da Alemanha, Le Monde, da França, Time e Newsweek, dos Estados Unidos, e Veja, do Brasil, entre outras publicações. Em 2012, tornou-se o primeiro fotojornalista latino-americano a receber o prêmio Robert Capa Gold Medal pelo Overseas Press Club, por sua cobertura da guerra civil na Líbia. Pela Contexto é autor do livro Correspondente de Guerra.
André Luís Woloszyn
André Luís Woloszyn é analista de Assuntos Estratégicos, consultor de agências e organizações internacionais em conflitos de média e baixa intensidade. Escreve sobre terrorismo e assuntos estratégicos para a Revista do Exército Brasileiro e para a Defesa Nacional, e também para os sites especializados Defesanet e Diálogo Newsletter, uma publicação do Comando Sul dos EUA para a América Latina e Caribe. Pela Contexto é autor do livro Guerra nas Sombras.
André Roberto Martin
André Roberto Martin é geógrafo. Doutor em Geografia Humana pela Universidade De São Paulo (USP). Professor de Geografia Regional e Política da mesma universidade. Há mais de dez anos pesquisa a relação entre territórios soberanos e poder mundial. Pela Contexto é coautor dos livros Geografias de São Paulo 1 e História das Guerras.
André Valente Barreto
André Valente Barreto é mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas, doutor em Psicologia clínica pela PUC-SP. Professor de Teoria Política da União das Faculdades da Organização Paulistana Educacional e Cultural (Unopec) e membro do Núcleo de Cultura da Cooperação (NuCC). Pela Contexto é coautor do livro Uma Outra Economia é Possível (fora de catálogo).
Andrea Borelli

Andrea Borelli é historiadora. Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul e docente do lato senso da PUC/SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher da PUC/SP. Pela Contexto é coautora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.

Andréa Lisly Gonçalves
Andréa Lisly Gonçalves é professora-associada do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pela Contexto é coautora do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Andréa Silveira
Andréa Maria Silveira é doutoranda em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG). Pela Contexto é autora dos livros Crime, Polícia e Justiça no Brasil e Segurança Pública e Violência.
Andréia Eloisa de C. Bolfer Nacarato
Andréia Eloisa de C. Bolfer Nacarato é mestre em psicologia pela PUC Campinas, professora da UniSantos e psicóloga clínica. Pela Contexto é coautora do livro O Stress Está Dentro de Você.
Andreia Schurt Rauber
Andreia Schurt Rauber é mestre e doutora em Letras (Inglês) pela UFSC. Atuou como pesquisadora na Universidade do Minho e como professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, com pesquisas na área de aquisição de sons de línguas estrangeiras. Atua como Cientista da Fala na Nuance, aplicando conhecimentos sobre fonética acústica e fonologia para desenvolver sistemas de diálogo e navegação para o setor automobilístico. Pela Contexto é autora do livro Fonética Acústica.
Andres Kalikoske
Andres Kalikoske possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital da Unisinos. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Andressa dos Santos Mogno
Andressa dos Santos Mogno é graduada pelo curso de Letras da Unesp, campus de Araraquara. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica na área de Aquisição da Linguagem sobre o programa CLAN e a ferramenta de transcrição de dados CHAT. Atualmente estuda a questão do gênero nos dados de aquisição de uma criança monolíngue. Membro do grupo GEALin(Unesp)/NALingua (CNPq). Pela Contexto é coautor do livro A Linguagem da Criança.
Andressa Ribeiro
Andressa Ribeiro é acadêmica de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Pesquisadora no projeto Migração, Redes Sociais, Acomodação, Variação e Mudança, orientado por Maria Cecília Mollica. Bolsista CNPq. Pela Contexto é coautora do livro Práticas de Ensino do Português.
Andrew Edgar
Andrew Edgar é professor do Departamento de Filosofia da Cardiff University, Reino Unido. Pela Contexto é autor do livro Teoria Cultural de A a Z.
Andrew Nagorski
Andrew Nagorski foi correspondente internacional e editor da Newsweek durante mais de três décadas e é vice-presidente e diretor de política pública do EastWest Institute, um think tank de assuntos internacionais com escritórios em Nova York, Bruxelas e Moscou. É autor de vários livros, todos de muito prestígio e sucesso editorial. Pela Contexto é autor do livro A Batalha de Moscou.
Andrew Traumann
Andrew Traumann é historiador graduado pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em História e Política pela Universidade Estadual Paulista (campus Assis) e doutor em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná. É professor de História das Relações Internacionais e de História da Política Externa do Brasil no curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba, no qual, além de lecionar, coordena grupos de Iniciação Científica. Costuma viajar com frequência para a Colômbia, país onde fez muitos amigos e que considera sua segunda pátria. Pela Contexto é autor do livro Os Colombianos.
Ane Ribeiro Patti
Ane Ribeiro Pattié psicóloga, com especialização em Psicanálise pela Unifran. Mestranda do Programa de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCL-RP/USP). Pela Contexto é coautor do livro A Desordem do Discurso.
Angel Corbera Mori
Angel Corbera Mori é bacharel e licenciado em Linguística Ameríndia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), doutor em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas. Atua na graduação e pós-graduação do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp. Sua área de atuação principal é a pesquisa das línguas ameríndias faladas na América do Sul, tendo estudado, inicialmente, a língua aguaruna (Jívaro). Atualmente realiza sua pesquisa no Parque Indígena do Xingu, onde estuda o Mehináku, uma língua da família linguística arawák. Pela Contexto é autor do livro Funcionalismo Linguístico Vol. 2.
Ângela Denise da Cunha Lemos
Ângela Denise da Cunha Lemos é professora assistente do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc, mestre em administração pelo PPGA/UFRGS, especialista em gestão empresarial e bacharel em turismo pela PUC-RS. Pela Contexto é coautora do livro Um Outro Turismo é Possível.
Ângela Druzian da Silva
Ângela Druzian da Silva é professora da rede municipal de Limeira, integrante do Projeto Raios de Sol - RED Latinoamericana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje. Pela Contexto é autora do livro Leitura e Escrita
Angela M. B. Biaggio
Angela M. B. Biaggio é psicóloga; Ph.D. pela Universidade de Wisconsin, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela Contexto é autora do livro O Stress Está Dentro de Você.
Angela Maria da Silva Corrêa
Angela Maria da Silva Corrêa é doutora em Linguística pela UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da mesma universidade. Tem diversos artigos e obras publicadas sobre Análise do Discurso. Pela Contexto é coautora do livro Linguagem e Discurso e tradutora dos livros Discurso das Mídias, O Cerco de Leningrado, O Século de Sangue e Titanic.
Angela Marina Bravin

Angela Marina Bravin é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre e doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre indeterminação do sujeito em textos acadêmicos, com base na Sociolinguística Variacionista, e coordena o grupo de pesquisa ESAELP (Estudos sociolinguísticos aplicados ao ensino de língua portuguesa). Atuou como professora de Língua Portuguesa em escolas públicas do Rio de Janeiro, nos níveis fundamental e médio. É autora de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros. Pela Contexto é organizadora do livro Práticas de Ensino do Português.

Ângela Massumi Katuta
Ângela Massumi Katuta é professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina e doutoranda em Geografia pela USP. Pela Contexto é coautora do livro Geografia em Perspectiva.
Angela Prysthon
Angela Prysthon possui doutorado em Critical Theory And Hispanic Studies pela Universidade de Nottingham, Grã-Bretanha. Professora-associada da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Angela Rama
Angela Rama é mestre em Geografia Humana, bacharel e licenciada em Geografia, pela USP. Especialista em ensino de Geografia pela PUC-SP, atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo. É colaboradora do NCE/ECA-USP (Núcleo de Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e trabalha com formação de professores e assessoria pedagógica. Pela Contexto é organizadora do livro de Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues obteve o título de mestre e de doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Participou, como pesquisadora, do Projeto Nurc/SP, do projeto Gramática do Português Falado, responsável pelo GT de Morfologia Flexional, e do Projeto de História do Português Paulista (PHPP – Projeto Caipira), financiado pela Fapesp, responsável pelo Subprojeto Retrato Sociolinguístico da cidade de São Paulo no fim do século XX e começo do XXI. Pela Contexto é organizadora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. VI.
Angela Xavier de Brito
Angela Xavier de Brito possui doutorado em Sociologie de l'éducation pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne. Pela Contexto é coautora do livro Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever.
Ângela Ximenes

Ângela Ximenes é economista, autora de Eduardo da Rocha Azevedo: a Bovespa e a BM&F. Pela Contexto é autora do livro Eduardo da Rocha Azevedo (fora de catálogo).

Angélica Furtado da Cunha

Angélica Furtado da Cunha é graduada em Letras (1975) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Linguística (1978) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística (1989) pela UFRJ. É professora titular de Linguística da UFRN e doutora em Linguística pela mesma universidade. É líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFRN) e pesquisadora do CNPq. Coorganizadora de livros e autora de vários capítulos e artigos sobre gramática de construções, estrutura argumental, transitividade e negação. Pela Contexto é coautora dos livros Práticas de Ensino do Português, Manual de Linguística e História do Português Brasileiro Vol. V.

Angelika Epple
Angelika Epple é professora assistente de História na Universidade de Hamburgo (Alemanha), sua pesquisa mais recente intitula-se Uma micro-história da Globalização. A fábrica alemã de chocolate Irmãos Stollwerck (1839-2002). Autora de diversos artigos sobre história da globalização, teoria da história, história e gênero e história e informática. Pela Contexto é coautora do livro História Escrita (fora de catálogo).
Angelo Segrillo

Angelo Segrillo é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Língua e Literatura russa pelo Instituto Pushkin de Moscou. Pela Contexto é autor do livro Hungria 1956 e Os Russos. Foto por Francisco Emolo.

Angelo Serpa

Angelo Serpa é professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; doutor em Planejamento Paisagístico e Ambiental pela Universität für Bodenkultur Wien, com pós-doutorado em Planejamento Urbano-Regional e Paisagístico realizado na Universidade de São Paulo e em Geografia Cultural e Urbana realizado na Université Paris IV e na Humboldt Universität zu Berlin. Tem experiência nas áreas de Geografia e de Planejamento, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional e Geografia Cultural, Planejamento Urbano, Planejamento Regional e Planejamento Paisagístico. Pela Contexto é autor dos livros A Cidade Contemporânea, O Espaço Público Na Cidade Contemporânea, Lugar e Mídia, A Produção do Espaço Urbano e Turismo e Paisagem (fora de catálogo).

Aníbal Faúndes
Aníbal Faúndes é professor titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Métodos Anticoncepcionais (fora de catálogo).
Aniela Improta França

Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, EUA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora associada do Departamento de Linguística da UFRJ, coordenadora da Pós-Graduação em Linguística (2015-2017) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático, formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística, e em pesquisa psicolinguística e de neurociência da linguagem. Atuou como coordenadora do GT de Psicolinguística da Anpoll no biênio 2008-2010. É pesquisadora do CNPq, cientista do Nosso Estado da Faperj e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. 

Anita Rohonczi

Anita Rohonczi é graduada em Cartografia pela Universidade de Eötvös Loránd, Budapeste (Hungria). Na atualidade cursa nessa instituição o doutorado em investigações vinculadas à redação de mapas e atlas para deficientes visuais. Desenvolve atividade profissional na empresa Cartographia. Na atualidade, trabalha com a produção de atlas para não videntes e a aplicação dos efeitos digitais em mapas para usuários com necessidades especiais. Pela Contexto é coautora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar.

Anna Christina Bentes
Anna Christina Bentes é professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley e é líder do Grupo de Pesquisa no CNPq intitulado Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos linguísticos. Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. Coordena o Centro de Pesquisa Margens (IEL/Unicamp). É organizadora de várias obras e autora de livros e de artigos científicos. É membro do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Língua Portuguesa e organizadora do Referenciação e Discurso.
Anna Flora Brunelli
Anna Flora Brunelli é mestre e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/Unicamp, trabalha com a Análise do Discurso de linha francesa, especialmente com a abordagem interdiscursiva proposta por Maingueneau. É professora do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, campus São José do Rio Preto. Pela Contexto é autora do livro Ethos Discursivo.
Anna Maria Cintra
Anna Maria Cintra é doutora em Letras/Linguística pela USP, professora titular do Departamento de Português da PUC-SP, onde atua em nível de graduação desde 1966 e de pós-graduação desde 1973. No desempenho de funções acadêmicas e administrativas, foi vice-reitora acadêmica, coordenadora do Programa Pós-Graduação em Língua Portuguesa e presidente da Comissão Geral de Pós-Graduação. Lidera o Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para o Ensino de Português, cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq e tem atuado em trabalhos de educação continuada de professores das redes públicas do Estado e do município de Barueri. Na USP, é professora aposentada do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA, onde atua junto ao Colaboratório de Infoeducação. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Anne Beyaert-Geslin
Anne Beyaert-Geslin professora na Université de Limoges, onde leciona Semiótica Visual e Semiótica da Mídia. Editora responsável da revista Nouveaux Actes Sémiotiques. Publicou, entre outros, L’Image préoccupée (2009), obra sobre a fotografia de reportagem. Pela Contexto é autora do livro Linguagem e Política Vol. 2.
Anne Salazar-Orvig
Anne Salazar-Orvig é professora de Linguística (Aquisição da Linguagem) na Université de Sorbonne Nouvelle. Desenvolve pesquisas dentro de uma perspectiva dialógica no estudo do discurso, do diálogo e do desenvolvimento pragmático em crianças. Coordena um projeto sobre a aquisição de expressões referenciais e é colíder, com Geneviève de Weck, de um projeto sobre interações mãe-criança no Contexto de assimetrias na linguagem. Foi coorganizadora de várias edições de revistas (CALap, Tranel, Pragmática e Diário de Pragmática) e livros sobre a linguagem da criança. Seu trabalho sobre a aquisição de expressões referenciais foi publicado em Langages, Tranel, First Language, Journal of Pragmatics. Ela foi chefe do Institut de Linguistique et Phonétique Generale et Apliquée, de 2005-2008 e vice-diretora da Université Sorbonne Nouvelle de 2008 a 2012. Pela Contexto é autora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Antonia Terra
Antonia Terra é doutoranda em História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela Contexto é autora do livro O Saber Histórico na Sala de Aula.
Antonio Arnoni Prado
Antonio Arnoni Prado é professor titular de Teoria Literária da Unicamp e autor, entre outros, de Trincheira, palco e letras e da edição de O espírito e a letra (apresentação, organização e notas), coletânea em dois volumes dos ensaios literários dispersos de Sérgio Buarque de Holanda. Pela Contexto é autor do livro História da Imprensa no Brasil.
Antônio Brancaglion Jr.
Antônio Brancaglion Jr. é doutor em História pela USP. Professor Adjunto do Museu Nacional da UFRJ. Pela Contexto é autor do livro Egiptomania (fora de catálogo).
Antonio Carlos Castrogiovanni
Antonio Carlos Castrogiovanni é professor de Geografia e Turismo da PUC-RS e do curso de especialização em Produção e Gestão de Turismo da FAMECOS/PUC-RS. Pela Contexto é autor dos livros Turismo: investigação e crítica e Um Outro Turismo é Possível e organizadora do Turismo Urbano (todos fora de catálogo).
Antônio Carlos Robert Moraes
Antônio Carlos Robert Moraes é mestre em Geografia Humana e professor titular do Departamento de Geografia, FFLCH/USP, Orientador (ME e DO) do programa de pós-graduação em Geografia Humana, FFLCH-USP. Autor de vários livros de destaque na área. Pela Contexto é coautor do livro Para Onde Vai o Ensino de Geografia?.
Antônio Carlos S. Martins
Antônio Carlos S. Martins é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas áreas de Tecnologia Educacional e Tecnologia e Educação a Distância. É autor de capítulos de livros e artigos na área. Pela Contexto é autor do livro Linguística da Internet.
Antonio Carlos Xavier
Antonio Carlos Xavier é doutor em Linguística pela Unicamp e mestre em Letras pela UFPE, da qual é professor adjunto de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação em Letras. Desenvolve e orienta pesquisas sobre hipertexto, letramento digital, educação a distância e formação de professor com novas tecnologias (TDIC); coordena o grupo de pesquisa Nehte (Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação da UFPE) e edita a Hipertextus Revista Digital. Presidiu a Abehte (Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional) entre 2008-2010 e publicou vários trabalhos acadêmicos em revistas científicas e capítulos de livros e tem diversas obras publicadas. Site: http://profxavier.blogspot.com/. Pela Contexto é autor do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Antonio Cavanillas de Blas
Antonio Cavanillas de Blas, nascido em Madri, além de escritor, é médico. Publicou vários romances históricos, entre eles El médico de Flandes, El León de ojos árabes, El prisionero de Argel, El cirujano de Al’Andalus, El último cruzado, Harald el vikingo e La desposada de Flandes. Pela Contexto e autor do livro A amiga de Leonardo da Vinci no qual é sua primeira obra traduzida no Brasil.
Antonio Celso Ferreira
Antonio Celso Ferreira é professor-titular de História do Brasil contemporâneo do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Assis. Pela Contexto é autor dos livros O Historiador e Suas Fontes e Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Antônio Corrêa de Lacerda
Antônio Corrêa de Lacerda é professor-doutor e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp e autor de livros e artigos. Ex-presidente e conselheiro do Conselho Federal de Economia, é consultor e membro do conselho de organizações, colaborador de O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura. Autor dos livros Desnacionalização (fora de catálogo), O Brasil no Contexto - 1987-2007, O Brasil no Contexto 1987-2017 e Brasil - o futuro que queremos.
Antônio de Paiva Moura
Antônio de Paiva Moura é professor da Fundação Escola Guignard de Belo Horizonte e autor de diversas obras sobre festas populares brasileiras. Pela Contexto é autor do livro Turismo e Patrimônio Cultural.
Antônio Fausto Neto
Antônio Fausto Neto possui doutorado em Sciences de La Comunication Et de L’information pelo École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Antônio Fernando de Araújo Sá
Antônio Fernando de Araújo Sá é doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de História e do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro.
Antonio Ozório Nunes

Antonio Ozório Nunes é formado no antigo curso de Magistério. Foi professor da rede pública de ensino do estado de São Paulo durante sete anos, período no qual foi também, por dois anos, coordenador de professores do Ciclo Básico. Desde 1994 é promotor de Justiça do estado de São Paulo, com vários anos de atuação na área criminal e no setor da Infância e Juventude, onde atualmente exerce as suas funções. Durante todo esse período tem trabalhado com mediação de conflitos. É mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e professor universitário nas áreas de Criminologia e Direitos Humanos. Participou da elaboração e da primeira fase de execução do projeto denominado "Apoio e Fortalecimento da Justiça de Timor Leste", coordenado pela ONU, em Timor Leste. Pela Contexto é autor do livro Como Restaurar a Paz nas Escolas.

Antonio Paulo de Morais Rezende
Antonio Paulo de Morais Rezende é professor do departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no programa de Pós-Graduação, com orientações na linha cultura e memória. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), parecerista de revistas especializadas, consultor da Capes e Fapesp. Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro.
Antonio Pedro Tota
Antonio Pedro Tota é professor de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), também fez pós-doutorado na Universidade de Colúmbia (EUA) e na PUC-SP. Pela Contexto é autor dos livros História das Guerras e Os Americanos.
Antônio Sandmann
Antônio Sandmann é mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Católica do Paraná e doutor pela Universidade de Santo Alberto Magno, na Alemanha. É professor da Universidade Federal do Paraná. Pela Contexto é autor do livro A Linguagem da Propaganda.
Antônio Suárez Abreu
Antônio Suárez Abreu possui graduação em Letras Neolatinas pela PUC de Campinas, especialização em Língua e Literatura Portuguesas pela Universidade Clássica de Lisboa, mestrado, doutorado e livre-docência em Linguística pela USP e pós-doutorado em Linguística pela Unicamp. É, atualmente, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp (Araraquara). Pela Contexto é organizador do livro Ensino de Português e Linguística.
Antonio Torres Montenegro

Antonio Montenegro possui Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na State University of New York - Stony Brook. Professor Titular de História do Brasil do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve projeto de pesquisa acerca da temática História e Memória, com enfoque nos movimentos sociais e políticos nas décadas de 1950 e 1960. Pesquisador e consultor ad hoc do CNPq, também presta consultoria a CAPES, FACEP e FAPERJ. Autor de diversos livros, Pela Contexto é autor dos livros História Oral e Memória (fora de catálogo) e História, Metodologia, Memória.

Antonio Vicente Pietroforte
Antonio Vicente Pietroforte é professor de Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde fez o bacharelado em Língua Portuguesa e Linguística e o mestrado e o doutorado em Semiótica. Pela Contexto é autor dos livros Introdução à Linguística I e II, Semiótica Visual, Análise do Texto visual e Semiótica: objetos e práticas.
Aparecida Lino Pauliukonis
Aparecida Lino Pauliukonis é titular de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ. Coordena o Grupo de pesquisa Ciad-Rio e atua nas áreas de Linguística do texto e língua, discurso e ensino. Tem publicações em estudos semânticos, textuais e discursivos. Pela Contexto é organizadora dos livros Linguagem e Discurso e Linguística Textual e Ensino.
Aracy Ernst Pereira
Aracy Ernst Pereira é mestre e doutora em linguística e letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, desenvolvendo o trabalho O discurso proverbial e o discurso das alterações. Elementos para uma análise semântico discursiva. Atualmente é professora titular da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em teorias da enunciação e análise de discurso. Pela Contexto é autora do livro Enunciação e Discurso.
Ariel Palacios
Ariel Palacios fez o master de Jornalismo do jornal El País (Madri) em 1993. Desde 1995, é o correspondente em Buenos Aires do jornal O Estado de S. Paulo e, desde 1996, do canal de notícias Globo News. Foi também correspondente da rádio CBN e da rádio Eldorado. Participou de coberturas de eleições, crises políticas, tentativas de golpes de Estado, rebeliões populares e terremotos em diversos países da América do Sul. Em 2013, publicou o livro Os argentinos e Os Hermanos e Nós pela Contexto. Criado em Londrina, Paraná, Ariel é formal e exclusivamente torcedor do Londrina Esporte Clube (L.E.C.).
Ariovaldo Umbelino de Oliveira
Ariovaldo Umbelino de Oliveira é professor titular de Geografia Agrária, orientador do programa de pós-graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP. Pela Contexto é autor dos livros Geografia em Perspectiva, Para Onde Vai o Ensino de Geografia?, A Agricultura Camponesa no Brasil (fora de catálogo) e A Geografia das Lutas no Campo (fora de catálogo). Também é organizador dos livros Geografias das Metrópoles, Geografias de São Paulo 1 e 2.
Arlete Moysés Rodrigues
Arlete Moysés Rodrigues é professora livre-docente do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e orientadora no Curso de Ciências Sociais (IFCH) e no Instituto de Ciências da Terra – departamento de Geografia. Bacharel, licenciada, mestre e doutora em Geografia (USP) e livre-docente em Geografia (Unicamp). Pesquisadora e consultora ad hoc do CNPq , da Fapesp e da Capes. Tem vários artigos publicados em livros e revistas científicas. Foi representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) no Fórum Nacional de Reforma Urbana (1988 a 2012) e no Conselho das Cidades (2005 a 2010). Participa da comissão científica de várias revistas e periódicos. Coordena grupos de pesquisas sobre a geografia urbana, em especial relacionados às transformações socioespaciais e políticas públicas urbanas. Pela Contexto é autora do livro Moradia nas cidades brasileiras, como coautora, A produção do espaço urbanoe A Cidade Contemporânea.
Arlete Salvador
Arlete Salvador é jornalista especializada em política e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Durante 20 anos de carreira jornalística, trabalhou em alguns dos mais prestigiosos órgãos de imprensa do país, como a revista Veja e os jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. Nesse tempo, escreveu centenas de reportagens, artigos analíticos e uma coluna de notas sobre os bastidores do poder em Brasília, o que despertou seu interesse pela história de grandes líderes políticos e pelo exercício da Língua Portuguesa. É autora dos livros A arte de escrever bem, Escrever melhor, Como escrever para o Enem, Cleópatra, Para esrever bem no trabalho e coautora no livro O Brasil no Contexto - 1987-2017, todos publicados pela Contexto.
Armando Vidigal
Armando Vidigal é vice-almirante (Reformado). Doutor em Ciências Navais pela Escola De Guerra Naval (EGN), membro do Núcleo de Estudos Estratégicos Da Unicamp, do Centro de Estudos Estratégicos da EGN e do Instituto de História e Geografia Militar do Brasil. Pela Contexto é autor dos livros Almirante Nelson e História das Guerras.
Arnaldo Cortina
Arnaldo Cortina é professor adjunto da FCL-Unesp, campus de Araraquara, atuando na graduação e na pós-graduação; mestre e doutor na área de Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo, fez pós-doutorado na área de Semiótica na Université de Limoges e na Université Paris VIII. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, desde 2005. Foi presidente do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos (2005-2006); editor responsável da Alfa: Revista de Linguística (2009-2012). Desenvolve pesquisa em Semiótica desde o mestrado, o que, ao longo do tempo, tem resultado em diferentes publicações em livros e artigos em periódicos científicos. Pela Contexto é coautor do livro Linguagem e Política Vol. 1.
Arno Wehling
Arno Wehling é Reitor da Universidade Gama Filho (UGF), presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e membro da Academia Brasileira de Educação (ABE). É autor de inúmeros artigos em revistas especializadas e de obras como A invenção da História: estudos sobre o historicismo e (com Maria José C. de Wehling) Formação do Brasil colonial. Pela Contexto é coautor do livro História Escrita (fora de catálogo).
Arnoldo Walter Doberstein
Arnoldo Walter Doberstein é doutor em História do Brasil, professor dos cursos de História e de Turismo da PUC-RS. Pela Contexto é coautor do livro Turismo Urbano.
Aroldo de Andrade
Aroldo de Andrade é Graduado em Relações Internacionais, mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Cambridge. Leciona atualmente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua nas áreas de Linguística Histórica, Linguística de corpus e descrição e análise linguística, com ênfase na interface Sintaxe-Pragmática. Pela Contexto é autor do livro História do Português Brasileiro Vol IV.
Arthur Assis
Arthur Assis é Doutor em História pela Universidade de Witten/Herdecke (Alemanha). Professor adjunto da Universidade de Brasília. Pela Contexto é autor do livro A História Pensada.
Arthur Trindade Costa
Arthur Trindade Costa é pesquisador nível 2 do CNPq e professor de Sociologia da Universidade de Brasília. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Aryon Dall´Igna Rodrigues
Aryon Dall´Igna Rodrigues é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e professor honoris causa da Universidade Federal do Paraná, é pesquisador bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordena o Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras da UnB e desenvolve pesquisa sincrônica e diacrônica sobre línguas indígenas do Brasil. É doutor em Linguística (Fonética e Fonologia, Línguas Africanas e Línguas Ibero-românicas) pela Universidade de Hamburgo (1959). Pela Contexto é coautor do livro O Português e o Tupi no Brasil.
Ataliba T. de Castilho

Ataliba T. de Castilho é graduado em Letras Clássicas pela USP, doutor em Linguística, livre-docente e professor titular em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma universidade, da qual é professor emérito. Ex-professor titular da Faculdade de Filosofia de Marília, da Unicamp e da USP. Coordenador do Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta, equipe de São Paulo, com Isaac Nicolau Salum e Dino Preti (1970-1988), Projeto de Gramática do Português Falado (1988-2002), participante do Projeto Para a História do Português Brasileiro (1987-). Ex-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (1959-1960), da Associação Brasileira de Linguística (1983-1985) e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (1999-2005), ex-assessor linguístico do Museu de Língua Portuguesa, de São Paulo, ex-pesquisador do CNPq. 

Athayde Tonhasca Jr.
Athayde Tonhasca Jr. é engenheiro agrônomo formado pela USP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades americanas. Ex-escoteiro, acampa e embrenha-se pelas matas desde a adolescência. É professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense e conduz pesquisas na Mata Atlântica, organizando expedições científicas de campo. Pela Contexto é autor do livro Trekking (fora de catálogo).
Augusto Buchweitz
Augusto Buchweitz é pesquisador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de visiting scholar na Carnegie Mellon University, e pós-doutor no Center for Cognitive Brain Imaging (CCBI), Carnegie Mellon University, EUA. Professor dos programas de pós-graduação em Letras-Linguística e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Interesses de pesquisa: correlatos neurais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de ressonância magnética funcional. Pela Contexto é autor do livro Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução.
Augusto Ponzio
Augusto Ponzio é considerado um dos maiores especialistas em Bakhtin no mundo. Seus livros, originalmente publicados em italiano, tiveram traduções para diversas línguas, como inglês, francês, alemão e espanhol. Professor de Linguagem e membro do departamento de Práticas Linguísticas e Análise de Texto na Universidade de Bari (Itália), suas principais áreas de pesquisa são Filosofia da Linguagem, Linguística, Semiótica e Teoria Literária. Pela Contexto é autor do livro A Revolução Bakhtiniana.
Aurea Zavam
Aurea Zavam é graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Leitura e Escrita, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da UFC, trabalha com temas relacionados à Linguística Aplicada, em interface com a Linguística Histórica e a Linguística de Texto, atuando também na formação de professores. Pela Contexto é autora dos livros Linguística Textual e Ensino e História do Português Brasileiro Vol. VII.
Azelene Kaingáng
Azelene Kaingáng é Socióloga. Mestranda em Políticas Sociais da UnoChapecó de Santa Catarina, formou-se em Sociologia na PUC do Paraná. Trabalha na Fundação Nacional do Índio (Funai) e atua no Warã Instituto Indígena Brasileiro. Recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos (2006) e é membro da Ordem do Mérito Cultural desde 2010. Pela Contexto é autora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.
Barbara Musumeci Mourão
Barbara Musumeci Mourão é pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRJ e doutora em Sociologia pelo IUPERJ. Desenvolveu diversos trabalhos sobre violência e gênero. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Beatriz Daruj Gil
Beatriz Daruj Gil é mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde atua como docente na área de Filologia e Língua Portuguesa e coordena a área de Português do Centro de Línguas. Desenvolve pesquisas sobre o léxico na perspectiva discursiva com base nas teorias sociocognitivistas da Análise Crítica do Discurso. Pela Contexto é organizadora do livro Modelos de Análise Linguística.
Beatriz Marcondes
Beatriz Marcondes é Pós-graduada em Linguística pela USP e professora do ensino fundamental e médio. Pela Contexto é autora do livro Como Usar Outras Linguagens na Sala de Aula.
Beatriz Marocco
Beatriz Marocco possui doutorado em Periodismo y Ciencias de La Comunicación pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Espanha. Professora de Comunicação Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Beatriz Nunes de Oliveira Longo
Beatriz Nunes de Oliveira Longo graduou-se em Letras pela Unesp. Por oito anos, lecionou inglês no ensino fundamental e em escola de línguas em Araraquara, São Paulo. Após seu mestrado em Linguística na Universidade de Brasília (UnB), foi contratada como docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara. É doutora em Linguística e Língua Portuguesa e livre-docente em Língua Portuguesa pela FCL/Unesp e atualmente dedica-se à elaboração e revisão de dicionários, tendo colaborado em diversas obras lexicográficas. Pela Contexto é autora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. VI.
Bebel Nepomuceno
Bebel Nepomuceno é historiadora e jornalista. Doutora em História Social pela PUC/SP, com especialização em História da África (CEAA/UCAM). Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford e Fulbright Visiting-Researcher junto ao African and African American Studies Center at Boston University. Atua com formação de professores em História e Cultura Africanas. Pela Contexto é autora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.
Benilde Lenzi Motim
Benilde Lenzi Motim é Socióloga e doutora em História pela UFPR, é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais da mesma universidade, onde atua também como coordenadora do Projeto Licenciar de Ciências Sociais e do Gets - Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade. Avaliadora do Sinaes/Inep-MEC, é autora de capítulos de livros e artigos de Sociologia do Trabalho. Pela Contexto é autora dos livros Sociologia: um olhar crítico e Ensinar e Aprender Sociologia.
Bernadete Biasi Rodrigues
Bernadete Biasi Rodrigues é líder do grupo UFC. Pela Contexto é autora do livro Referenciação.
Bernard Caron
Bernard Caron é pesquisador do Laboratório de Linguagem, Línguas e Culturas da África Negra do Centro Nacional de Pesquisas Científicas e professor do Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais, na França. Atualmente, é diretor do Instituto Francês de Pesquisa na África, na Universidade Ahmadu Bello, na Nigéria. Doutorou-se em Linguística pela Universidade de Paris VII (1987). Publicou diversos trabalhos sobre descrição e comparação de línguas africanas. Pela Contexto é autor do livro África no Brasil.
Bernard Colombat
Bernard Colombat é professor e pesquisador francês na Université Paris 7 - Denis Diderot e no Laboratoire d’Histoire des Théories Linguistiques (UMR 7597), CNRS (Paris). Trabalha, principalmente, com a história da tradição gramatical latina e com o estudo da sintaxe latina, a partir do século XVI até o XVIII, a respeito do que publicou o livro Les figures de construction dans la syntaxe latine: 1500-1780 (Peteers, 1993) e a alentada obra La grammaire latine en France à la Renaissance et à l’âge classique: théorie et pédagogie (Grenoble, ELLUG, 1999). É autor de várias outras obras, de capítulos e de artigos publicados em periódicos. Sob a direção de Colombat há trabalhos coletivos, por ele denominados “transversais”, relevantes ao desenvolvimento dos estudos das ciências da linguagem, dentre os quais destacamos o Corpus de textes linguistiques fondamentaux (CTLF), disponível em http://ctlf.ens-lyon.fr. Pela Contexto é autor do livro Uma História das ideias linguísticas.
Bernard Geberowicz

Bernard Geberowicz é Médico psquiatra. Terapeuta de casal e família, redator-chefe de Générations, revista francesa de terapia familiar. Membro da diretoria da Sociedade Francesa de Terapia Familiar. Pela Contexto é autor do livro Adolescência e Drogas.

Bernardo Kucinski
Bernardo Kucinski professor titular na Escola de Comunicações e Artes da USP. Jornalista, foi editor da revista Veja, participou da criação da revista Bondinho e do semanário Opinião, além de ter sido um dos fundadores dos semanários Movimento e Em Tempo. Foi também produtor e locutor no serviço brasileiro da BBC de Londres e assistente de direção na televisão da BBC. É correspondente no Brasil para diversas publicações estrangeiras e autor de numerosos livros. Pela Contexto é autor do livro O Fim da Ditadura Militar (fora de catálogo).
Berta San Martín
Berta San Martín é professora associada da Universidade de La Serena (Chile) e da Universidade do Chile. Mestre em Linguística pela Universidade de Chile e doutora em Linguística pela Universidade Católica de Valparaíso, é autora de diversas publicações na área. Pela Contexto é autora do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Betânia Passos Medrado
Betânia Passos Medrado é mestre em Letras e Linguística pela UFBA e doutora em Linguística pela UFPE. Professora-adjunta da UFPB, onde atua na graduação e na pós-graduação (PROLING), é também editora da revista Letr@ Viva desde 1999. Pela Contexto é autora do livro Linguística Aplicada.
Beth Brait

Beth Brait é crítica, ensaísta, professora-associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade de São Paulo. Fez doutorado e livre-docência em Linguística na USP. É pesquisadora nível 1 do CNPq, assessora da Capes, CNPq, Fapesp e foi membro do Comitê Assessor da Área de Letras e Linguística do CNPq. É coautora, autora e organizadora de várias obras, dentre elas Língua e literatura, Bakhtin: conceitos-chave; Bakhtin: outros conceitos-chave; Bakhtin e o Círculo; Bakhtin: dialogismo e polifonia; Literatura e outras linguagens; Comunicação e análise do discurso; Dicionário de Comunicação e A Personagem, todas publicadas pela Contexto.

Betty Mindlin
Betty Mindlin é antropóloga, autora de Diários da floresta e de sete livros em coautoria com narradores indígenas, como Vozes da origem e Moqueca de maridos, traduzido para várias línguas. Pela Contexto é autora de As religiões que o mundo esqueceu e Crônicas despidas e vestidas. Foto: Lúcia Mindlin Loeb
Blanca Ramírez
Blanca Ramírez é professora titular da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco – Unam, México. Geógrafa, fez mestrado em Planeación regional pela Universidade de Aberdeen, Grã-Bretanha, e é doutora em Urbanismo pela Unam. É coordenadora do doutorado en Ciências e Artes para o Desenho. Professora da área de investigação e gestão territorial do Programa de Pós-Graduação na área de Sociedade e Território do doutorado em Ciências Sociais. Pela Contexto é autora do livro Justiça Espacial e o Direito à Cidade.
Bob McKerher

Bob McKerher é professor universitário de gerenciamento turístico e coordenador de especialização em gerenciamento turístico da Universidade Charles Sturt, em Albury, Austrália, reúne experiências de vários anos no setor de turismo de natureza. Pela Contexto é autor do livro Turismo de Natureza (fora de catálogo).

Boris Kossoy
Boris Kossoy possui doutorado em Ciências pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação da USP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Bráulio Silva
Bráulio Silva é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG). Pela Contexto é autor do livro Segurança Pública e Violência.
Bruce Garrison
Bruce Garrison professor de Jornalismo na Faculdade de Comuni-cação da Universidade de Miami. Pesquisador na área de novas tecno-logias aliadas ao exercício do Jornalismo, é também autor dos livros Latin American Journalism e Professional News Reporting, entre outros títulos. Pela Contexto é autor do livro Hipertexto, Hipermídia.
Bruna Soares
Bruna Soares é Graduada em Letras (Português/Inglês) pela UFRJ, mestre e doutoranda na mesma instituição. Faz parte do Grupo de Pesquisa Discurso e Gramática, na UFRJ. Pela Contexto é autora do livro História do Português Brasileiro Vol. IV.
Bruno de Moura Borges

Bruno de Moura Borges Ph.D. em Ciência Política (Duke University), doutor em Ciência Política (IUPERJ) e professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira

Bruno Leal
Bruno Leal é doutor em História Social pela UFRJ. Professor do Departamento de História da UFF. É um dos coordenadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ (Niej), além de fundador da rede social Café História (www.cafehistoria.ning.com) e do portal Crimes Nazistas (www.crimesnazistas.com.br). Atualmente, é membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais. Desenvolve pesquisas no campo da História pública, da História digital e do nazismo, com foco em criminosos nazistas no pós-guerra, tema de sua tese de doutorado. Pela Contexto é autor do livro Possibilidades de pesquisa em história.
Bruno Lontra Fagundes
Bruno Lontra Fagundes é historiador de formação, mestre em Teoria Literária e Memória Cultural e doutor em História. Escreveu tese sobre as relações entre a literatura textual de João Guimarães Rosa e a publicação de seus livros pela Livraria José Olympio Editora. É professor efetivo do curso de graduação em História, integrante do Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Pela Contexto é autor do livro Possibilidades de pesquisa em história.
Bruno Maroneze
Bruno Maroneze é graduado em Linguística e Língua Portuguesa pela USP (2002), mestre (2006) e doutor (2011) em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na área dos estudos do léxico, com ênfase nos estudos de neologia e, mais recentemente, etimologia.
Bruno Okoudowa
Bruno Okoudowa é originário do Gabão, com bacharelado e licenciatura em Letras, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador de línguas africanas do grupo banto; atua principalmente na descrição fonética, fonológica, morfológica e sintática dessas línguas. Foi professor adjunto no Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Com dois colegas, organizou e publicou alguns livros. Atualmente, é membro do GELA-USP (desde sua criação) e vive no Canadá. Pela Contexto é autor do livro Introdução à Linguística Africana.
C. Michael Hall
C. Michael Hall trabalha no Centro para o Turismo, na Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia. Também atua como pesquisadora sênior na Fundação Neo-Zelandesa de Herança Natural. É professora convidada da Escola de Gerenciamento de Lazer e Alimentação na Universidade de Sheffield Hallam. Pela Contexto é autora do livro Planejamento Turístico (fora de catálogo).
Caio Santo Amore
Caio Santo Amore é arquiteto e urbanista graduado pela FAU-USP, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e doutor em Planejamento Urbano pela mesma instituição. Professor doutor no Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da FAU-USP. Desde 1998, atua como arquiteto na ONG de assessoria técnica Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, com cargo atual de coordenador geral. Pela Contexto é autor do livro A Cidade Como Negócio.
Camila Dias
Camila Dias É Professora da UFABC, doutora em Sociologia pela USP, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Violência (NEV) da USP, membro do Conselho da Comunidade da Comarca de São Paulo e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Camila Duarte de Souza
Camila Duarte de Souza é Graduada em Letras (Português/Literaturas) e mestra em Língua Portuguesa pela UFRJ. Leciona atualmente na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ). Pela Contexto é autora do livro História do Português Brasileiro Vol. IV.
Camila Moreno de Camargo
Camila Moreno de Camargo é arquiteta e urbanista graduada pela UNIMEP, mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP e doutoranda em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo/USP. Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Educação e Tecnologia de Rio Claro/SP. Pela Contexto é autora do livro A Cidade Como Negócio.
Camila Salles de Faria
Camila Salles de Faria é professora doutora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT – campus Cuiabá). Graduou-se em Geografia na Universidade de São Paulo (USP) e obteve os títulos de mestre e doutora em Geografia Humana pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a constituição da propriedade privada capitalista no Brasil e a questão indígena e é membro do Grupo de Estudos Geografia Crítica Radical (Gesp). Pela Contexto é autora do livro Crise Urbana e Geografia urbana crítica.
Camilo de Mello Vasconcellos
Camilo de Mello Vasconcellos é doutorando em História ocial na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e educador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Pela Contexto é autor do livro O Saber Histórico na Sala de Aula.
Candice Sakamoto Vianna

Candice Sakamoto Vianna é Diplomata, mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco e bacharel em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Trabalhou quatro anos na Representação Permanente do Brasil com as Agências das Nações Unidas em Roma, onde atuou como presidente do Grupo de Trabalho para o Marco Estratégico Global para Segurança Alimentar e Nutrição do Comitê de Segurança Alimentar Mundial. Atualmente é conselheira comissionada na embaixada do Brasil em Jacarta. Pela Contexto é autora do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.

Cândida Barros
Cândida Barros é pesquisadora do Museu Emílio Goeldi em Belém. Concluiu doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1993. Seu campo de interesse é a pesquisa sociolinguística sobre as formas de uso da língua tupi na colonização no Brasil. Entre os temas sobre os quais tem publicado estão a história da elaboração dos catecismos jesuíticos coloniais e a política linguística missionária voltada para a criação de grupos de intérpretes para a evangelização. Pela Contexto é autora do livro O Português e o Tupi no Brasil.
Cândido Malta Campos Filho
Cândido Malta Campos Filho é diretor da URBE - Planejamento, Programação e Projetos SC/Ltda. Professor, em exercício de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo de 1976 a 1981. Presidente da SAJEP - Sociedade Amigos dos Jardins Europa e Paulistano. Atual diretor de Planejamento do Movimento Defenda São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Carla Bassanezi Pinsky
Carla Bassanezi Pinsky é historiadora com doutorado em Ciências Sociais (Família e Gênero) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). Autora de Pássaros da liberdade, O Brasil que os Europeus Encontraram; Mulheres dos Anos Dourados e coautora de História das mulheres no Brasil; Nova História das mulheres no Brasil; História da cidadania; Novos temas nas aulas de História; Fontes históricas; O historiador e suas fontes; Faces do Fanatismo; História da América Através de Textos; História na Sala de Aula; O Brasil no Contexto 1987-2017 (todos pela Contexto), entre outros livros.
Carla Filipe Narciso
Carla Alexandra Filipe Narciso é investigadora do Centro de Investigações em Arquitectura, Urbanismo e Paisagem (Ciaup) da Universidad Nacional Autónoma de México – Unam. Arquiteta paisagista pela Universidade de Évora (Portugal), fez mestrado em Geografia, com especialização em Estudos Urbanos pela Universidade de Lisboa e é doutora em Urbanismo pela Universidad Nacional Autónoma do México. Pela Contexto é autora do livro Justiça Espacial e o Direito à Cidade.
Carla L. Reichmann
Carla L. Reichmann é graduada em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em Ensino de L2 pela School for International Training e doutora em Letras/Inglês pela UFSC. É professora da UFPB, onde atua na graduação e na pós-graduação (PROLING). Pela Contexto é autora do livro Linguística Aplicada.
Carles Carreras
Carles Carreras é professor do Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, coordenador de um convênio de pesquisa com a USP, autor de vários livros publicados na Espanha e no exterior. Pela Contexto é autor do livro Geografias de São Paulo 2 e organizador do livro Urbanização e Mundialização.
Carlo Ginzburg
Carlo Ginzburg é professor da University of California (Los Angeles) e tem livros traduzidos em quinze línguas. No Brasil, destacam-se: O queijo e os vermes; História noturna; Mitos, emblemas e sinais; Feitiçarias e cultuos agrários nos séculos XVI e XVII e Olhos de madeira. Pela Contexto é autor do livro A história escrita (fora de catálogo).
Carlos Alberto Calado
Carlos Alberto Calado mestre em Artes pela USP. Colaborador da Folha de S.Paulo, do Valor Econômico e da revista Bravo!. É autor de O jazz como espetáculo e Tropicália: a história de uma revolução musical, entre outros livros. Roteirizou e editou o documentário O avesso da bossa. Pela Contexto é autor do livro Cultura e Elegância (nova edição).
Carlos Alberto Faraco
Carlos Alberto Faraco é professor titular (aposentado) de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo lecionado Português no ensino médio de Curitiba. Formou-se em Letras em 1972. Fez mestrado em Linguística na Unicamp em 1978, doutorou-se em Linguística Românica na Inglaterra, em 1982. Foi reitor da UFPR de 1990 a 1994. Publicou vários livros e artigos na área. Atualmente, é o coordenador da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Pela Contexto é autor de Escrita e alfabetização, Linguagem escrita e alfabetização e Para conhecer Norma Linguística e coautor Bakhtin: conceitos-chave, Bakhtin: Dialogismo e Polifonia e História do Português Brasileiro Vol. I.
Carlos Alberto Feliciano
Carlos Alberto Feliciano é mestre e doutorando em Geografia Humana pela Universidade da São Paulo - USP e professor universitário. Pesquisador do Laboratório de Geografia Agrária da USP, atua como analista de desenvolvimento agrário da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo na área de mediação de conflitos fundiários na região do Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Movimento Camponês Rebelde.
Carlos Alberto Máximo Pimenta
Carlos Alberto Máximo Pimenta é professor de Sociologia na Universidade de Taubaté - Unitau. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e de Práxis Contemporâneas e do Programa de Mestrado em Educação, ambos na Unitau. Pela Contexto é autor do livro Faces do Fanatismo
Carlos Alberto Petta
Carlos Alberto Petta é doutor pela Unicamp, pós-doutorado pela Family Health International, é professor assistente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Métodos Anticoncepcionais (fora de catálogo).
Carlos Alberto Vesentini
Carlos Alberto Vesentini foi Professor Departamento de História da USP. Pela Contexto é autor do livro O Saber Histórico na Sala de Aula.
Carlos Alexandre Gonçalves
Carlos Alexandre Gonçalves é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1993. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq) desde 1999 e cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Sua pesquisa está concentrada na área de morfologia do português e na interface fonologia morfologia. Tem mais de cem artigos publicados tanto no Brasil quanto no exterior. Pela Contexto é autor dos livros Atuais Tendências em Formação de Palavras, Iniciação aos Estudos Morfológicos, Morfologia Construcional e História do Português Brasileiro Vol. IV.
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro é graduado em Geografia e História na Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade Nacional do Brasil, a atual UFRJ. Desde então tem sido incansável como educador e pesquisador. É autor de numerosas obras que lhe consagraram personalidade de renome na Geografia brasileira e internacional. Pela Contexto é organizador do livro Clima Urbano.
Carlos Bacellar
Carlos Bacellar é professor de História do Brasil Colônia do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela Contexto é autor do livro Fontes Históricas.
Carlos Belvedere
Carlos Belvedere é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Docente e pesquisador da Universidade Nacional General Sarmiento (IDES) e pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) e do Instituto de Investigações Gino Germani da Universidade de Buenos Aires. Publicou diversos artigos e um livro sobre discriminação social, além de outras obras de Sociologia da Cultura, Teoria Social e Fenomenologia. Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Carlos Daróz
Carlos Daróz é historiador militar, professor, pesquisador e oficial de Artilharia do Exército Brasileiro. Obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Leciona no curso de pós-graduação em História Militar da Universidade do Sul de Santa Catarina. Pela Contexto é autor do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial.
Carlos Eduardo Lins da Silva

Carlos Eduardo Lins da Silva é diretor do Espaço Educacional Educare, editor da Revista Política Externa e colaborador da Folha de S.Paulo. Livre-docente e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Michigan. É presidente do Conselho Acadêmico do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp e membro titular do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Fez estudos no Woodrow Wilson International Center for Scholars em Washington e foi professor das Universidades de São Paulo, Católica de Santos e Metodista de São Paulo. Foi também diretor-adjunto de Redação, secretário de Redação e ombudsman da Folha de S.Paulo, diretor-adjunto de Redação do Valor Econômico e apresentador do programa Roda Viva (TV Cultura). Atuou como correspondente nos EUA para os Diários Associados (1975-76) e para a Folha de S.Paulo (1987-88 e 1991-99). 

Carlos Eduardo Vieira
Carlos Eduardo Vieira é Licenciado em Geografia e mestrando em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Carlos Fico
Carlos Fico é professor titular de História do Brasil da UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador da área de História junto à Capes e autor de diversos livros. Recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda na categoria Ensaio Social, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2008. Pela Contexto é autor do livro História do Brasil Contemporâneo.
Carlos Mioto
Carlos Mioto é doutor em Linguística pela Unicamp com pós-doutorado na Università di Siena e na Unicamp. Atua como professor de Sintaxe, em especial, Sintaxe do Português. É Professor aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor visitante-sênior na Universidade Federal Fronteira Sul. Coautor do Novo manual de Sintaxe, publicado pela Contexto. Pela Contexto é autor dos livros Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. II e Novo Manual de Sintaxe.
Carlos Piovezani
Carlos Piovezani é professor adjunto do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos, especialista em Análise do Discurso e um dos coordenadores do Laboratório de Estudos do Discurso (Labor/UFSCar). Além de ser organizador de alguns livros, tais como Legados de Michel Pêcheux (Contexto, 2011), é autor de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Pela Contexto é autor do livro Saussure e organizador do Legados de Michel Pêcheux.
Carlos Renato Carola
Carlos Renato Carola é professor de História da América e História Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Mestre em História pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) e Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente desenvolve pesquisa na área de História e Educação Ambiental. Pela Contexto é autor dos livros Do Passado para o Futuro (fora de catálogo) e Novos Temas nas Aulas de História.
Carlos Rodrigues Brandão
Carlos Rodrigues Brandão é psicólogo e mestre em Antropologia Social e doutor em Ciências Sociais. É professor livre-docente pela Unicamp. No momento, dá aulas nessa mesma faculdade e na Universidade Federal de Uberlândia. Já lecionou em cerca de 12 universidades. Autor de mais de 40 livros nas áreas de Educação, Antropologia e Literatura, recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico em 1998. Pela Contexto é autor dos livros A Canção das Sete Cores e Ecoturismo no Brasil (fora de catálogo).
Carlos Thompson
Carlos Thompson Flores é Acadêmico em Direito pela PUC-RS. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Carlos Vogt
Carlos Vogt é professor titular (aposentado) da Unicamp, especialista em semântica argumentativa e membro atuante do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Em 2005, recebeu a ordem Nacional do Mérito Científico, Ministério da Ciência e Tecnologia e Presidência da República. Mestrado em Letras (França) e Linguística (USP); doutorado em Linguística e Ciências Sociais (Unicamp); pós-doutorado (MCGILL University e University of South Florida). Autor de vários livros acadêmicos e literários. Pela Contexto é coautor do livro Literatura e Outras Linguagens.
Carlos Walter Porto Gonçalves
Carlos Walter Porto Gonçalves é Doutor em Geografia e Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1998-2000). Membro do Grupo de Assessores do Mestrado em Educação Ambiental da Universidade Autônoma da Cidade do México. Ganhador do Prêmio Chico Mendes em Ciência e Tecnologia em 2004. Autor de diversos artigos e livros publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Pela Contexto é autor dos livros Amazônia, Amazônias e Os Descaminhos do Meio Ambiente.
Carlos Zeron
Carlos Zeron é professor de História Moderna na USP, é doutor em História das Civilizações pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, com pós-doutorado epal USP. Pela Contexto é autor do livro História da Cidadania.
Carmem Lúcia Rodrigues
Carmem Lúcia Rodrigues é Doutora em Geografia Humana pelo FFLCH/USP. Pela Contexto é autora do livro Ecoturismo no Brasil.
Carmen Lúcia Matzenauer
Carmen Lúcia Matzenauer é professora titular da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Possui doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e estágio pós-doutoral na mesma Instituição. É bolsista de produtividade do CNPq. Tem como focos de interesse Teoria Fonológica, Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português e Fonologia Clínica. Atua na área de Fonologia e de Aquisição da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPEL e, na graduação, na área de Língua Portuguesa. Pela Contexto é organizadora do livro Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Carmen Rey
Carmen Rey é professora de Geografia. Presidente da Associação Centro Argentino de Cartografia. Durante muitos anos desenvolve atividade profissional no Instituto D'Água como responsável por Cartografia Temática. Participou de numerosos congressos e reuniões técnicas sobre cartografia digital. Colaborou na publicação de diversos documentos cartográficos. Pela Contexto é autora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar.
Carmen Rial
Carmen Rial é jornalista e antropóloga. Professora do Departamento de Antropologia da UFSC. Coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem (NAVI) e pesquisadora do IEG. Coeditora da revista Virtual Brazilian Anthropologie – VIBRANT, que ajudou a estruturar. Pela Contexto é autora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.
Carolina Andrade
Carolina Andrade é graduada em Português do Brasil como Segunda Língua, mestre em Linguística e doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília. Está envolvida com pesquisas de Sociolinguística desde 2004, tendo publicado alguns trabalhos científicos na área. Trabalhou com a variação do imperativo gramatical no português do Brasil e hoje trabalha com a variação de pronomes de segunda pessoa do singular na fala brasiliense. Concomitantemente às pesquisas, atuou como professora em cursos de graduação de Letras nas instituições UnB/UAB/Michelângelo/Iesb, em cursos presenciais e a distância. Pela Contexto é autora do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro.
Carolina C. Borges
Carolina C. Borges, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, tem mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio na Universidade Paris Descartes – Paris V; e pós-doutorado pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Atualmente, é professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Sua atuação envolve os temas: discurso, subjetividade e relações familiares. Pela Contexto é autora do livro Discurso e Desigualdade Social.
Caroline Silveira Bauer
Caroline Silveira Bauer é professora de História com mestrado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre a metodologia repressiva do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social/RS). Doutoranda em História na UFRGS, estuda de forma comparativa os aparatos repressivos das ditaduras militares argentina e brasileira. Pela Contexto é autora do livro O Historiador e suas Fontes.
Cássio da Silva Fernandes
Cássio da Silva Fernandes é Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pela Contexto é autor do livro A História Pensada.
Catherine Boré
Catherine Boré é professora emérita da Universidade de Cergy-Pontoise, associada ao Laboratório Escola Mutações Aprendizagem (EMA). Em seu trabalho de doutorado analisou as escolhas enunciativas observadas em rascunhos de alunos. Seus estudos centram-se sobre o discurso reportado e nas formas de representação do discurso do outro nos escritos de alunos. É coorganizadora, junto com Eduardo Calil, do livro L’École, L’Écriture et la Création (Academia/L’Harmattan). Desde 2012, desenvolve estudos comparativos entre processos de escrituras colaborativas de alunos brasileiros e franceses. Pela Contexto é autora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Catherine Crépon
Catherine Crépon é conselheira pedagógica na circunscrição de Val d´Oise-Nord Oues de Paris, na França. Pela Contexto é coautora do livro Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever.
Catherine Jinks
Catherine Jinks nasceu na cidade de Brisbane, Queensland, Austrália, em 1963. Cresceu em Papua Nova Guiné e, depois, passou quatro anos estudando História Medieval na Universidade de Sydney. Tem vários livros infantis publicados (ganhou por duas vezes o prêmio Children’s Book Council), bem como dois romances adultos, An Evening with the Messiah e Little White Secrets. Após ter trabalhado muitos anos como jornalista, atualmente vive na região de Blue Mountains, Austrália, com o marido, Peter, e a filha. Além de circular em diversos países de língua inglesa, seu livro O Inquisidor já foi traduzido para o alemão, o espanhol, o polonês e pela Contexto para o português.
Cátia Adriana Sesco Cereja
Cátia Adriana Sesco Cereja é licenciada em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autora do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Cátia Aida Silva
Cátia Aida Silva é Doutora em Ciência Política na USP, desenvolve pesquisa no Cebrap e na PUC-SP. Pela Contexto é autora do livro Meninos de Rua (fora de catálogo).
Célia Curto
Célia Curto é jornalista formada pela PUC-SP em 1989, trabalhou nas redações dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, na revista Época, na Rádio Eldorado e em diversos portais. Fez reportagens em mais de trinta países e coordenou equipes de jornalismo. Dedica-se à comunicação aplicada à educação no Colégio Ciman, ministra aulas universitárias de redação, edição e outras disciplinas técnicas em Jornalismo na Faculdade Anhanguera, edita sites do Sebrae e textos para impressos. Pela Contexto é autora do livro Redação para Concursos e Vestibulares.
Célia Leão
Célia Leão é responsável há quinze anos por cursos e palestras sobre etiqueta em todo o Brasil para empresas e instituições de variados segmentos do mercado. Articulista da revista Você S/A, assessora jornalistas de diversas publicações em todo o país. Autora dos livros Boas maneiras de A a Z e A etiqueta da sedução. Pela Contexto é autora do livro Cultura e Elegância (nova edição).
Célia Magalhães
Célia Magalhães é professora adjunta de Língua Inglesa e Tradução da Faculdade de Letras da UFMG, mestre e doutora pela mesma universidade. Pela Contexto é autora do livro Traduzir com Autonomia.
Célia Maria Moraes de Castilho
Célia Maria Moraes de Castilho, graduou-se em Letras na Unesp e possui especialização em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Mestre e doutora em Linguística pela Unicamp. Tem experiência docente na área de Linguística, com ênfase em Filologia Românica. É autora do livro Fundamentos sintáticos do português brasileiro e coautora de Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe fechada e História do Português Brasileiro Vol. V, publicados pela Contexto.
Célia Marques Telles
Célia Marques Telles é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1988). Desde setembro de 2012 é docente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, dentro do Propap. Tem experiência na área de Linguística Histórica, com ênfase em Linguística Românica e Filologia Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: manuscritos, resgate da memória cultural, crítica textual moderna, literatura de viagens (século XVI) e análise de fatos linguísticos românicos. Pela Contexto é autora do livro História do Português Brasileiro Vol. III.
Célia Regina dos Santos Lopes
Célia Regina dos Santos Lopes é Graduada (Português/Literaturas), mestra e doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras na mesma instituição. Atua na graduação e na pós-graduação (PPG-Letras Vernáculas). Bolsista de Produtividade do CNPq. Tem experiência em Sociolinguística, Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa. Autora do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro, autora e coordenadora do História do Português Brasileiro Vol. IV.
Célia Sakurai
Célia Sakurai é mestre em Ciência Política pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Especialista em história da imigração japonesa no Brasil, foi pesquisadora do Idesp e em diversas instituições de pesquisa em São Paulo. Autora de diversos livros e artigos sobre imigração japonesa, é colaboradora no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Pela Contexto é autora do livro Os Japoneses.
Celina Frade
Celina Frade é Doutora em Linguística pela UFRJ. Professora do Instituto Multidisciplinar da UFRJ. Atua principalmente na área de inglês jurídico, com participação em grupos de pesquisa. Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Pela Contexto é autora do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia.
Celso Ferrarezi Junior

Celso Ferrarezi Junior é professor titular de Semântica na UNIFAL-MG. Mestre, doutor e pós-doutor em Semântica, trabalha, principalmente, com semânticas de vertente cultural, tendo idealizado a Semântica de Contextos e Cenários, base teórica de seu trabalho atual. Coordena o Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas na UNIFAL-MG. É consultor nas áreas de Linguagem e Educação de diversas instituições governamentais e privadas no Brasil e no exterior. Tem diversos livros e textos científicos publicados no Brasil e no exterior. Pela Contexto é autor dos livros O estudo dos verbos na educação básica, Guia do trabalho científico: do projeto à redação final, Sintaxe para a educação básica e Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro, organizou Semântica, semânticas e Sociolinguística, Sociolinguísticas.

Celso Frederico
Celso Frederico possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor titular da Escola de Comunicação e Artes da USP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Celso Lafer
Celso Lafer (PhD Cornell, 1970), professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro das Relações Exteriores (1992, 2000-2002) e embaixador, chefe da delegação do Brasil em Genebra (1995-1998). É autor de obras relevantes na área de direitos humanos. Pela Contexto é autor do livro História da Paz.
Celso Nunes
Celso Nunes é Doutor pela Escola de COmunicação e Artes da USP, diretor teatral pela Sorbonne e ator pela Escola de Arte Dramática (EAD). Pela Contexto é autor do livro Turismo e Paisagem (fora de catálogo).
Cesar Alvarez Campos de Oliveira
Cesar Alvarez Campos de Oliveira é professor assistente do Colégio de Aplicação e de Prática de Ensino da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pela Contexto é coautor do livro Geografia em Perspectiva.
César Barreira
César Barreira é professor titular em Sociologia, coordenador do Laboratório de Estudo da Violência da Universidade Federal do Ceará e pesquisador do CNPq/INCT. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
César Milton Marinelli
César Milton Marinelli é graduado pela Faculdade de Medicina do ABC e urologista pelo Hospital Amico-Indianópolis, é médico assistente de urologia da Faculdade de Medicina do ABC. Pela Contexto é autor do livro Pedra nos Rins (fora de catálogo).
Cesar Pazinatto
Cesar Pazinatto é especialista em dependência química pela USP, biólogo e educador. É orientador educacional e professor do Colégio Bandeirantes, além de consultor educacional da Escola Waldorf Rudolf Steiner e da See-Saw/Panamby Bilingual School, em São Paulo. Participou da implantação e desenvolvimento de programas de prevenção ao uso de drogas de diferentes colégios. Pela Contexto é autor do livro Álcool e Drogas na Adolescência.
César Simoni Santos
César Simoni Santos é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), onde também se graduou em Geografia. Concluiu seu mestrado e seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana (PPGH) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, realizando parte de seu trabalho de pesquisa vinculado à Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. É membro do Gesp e membro do Grupo de Teoria Urbana Crítica do IEA/USP. É autor de capítulos de livros e de diversos artigos sobre as temáticas da teoria e método em Geografia e da problemática urbana. Pela Contexto é coautor dos livros A Cidade Como Negócio, Crise Urbana e organizador do Geografia urbana crítica.
Charlotte Galves
Charlotte Galves é professora titular da Unicamp. Doutorou-se em Linguística Portuguesa na Universidade Paris IV-Sorbonne. Sua pesquisa e suas publicações se concentram nas áreas de Sintaxe Histórica e Teoria Gramatical, com enfoque na história do português em todas as suas variedades. Criou e coordena o Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe. É do comitê editorial da Oxford Series of Studies in Diachronic and Historical Linguistics. Pela Contexto é coautora do livro História do Português Brasileiro Vol. VI.
Christa Berger
Christa Berger possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Christelle Dodane
Christelle Dodane é docente do Departamento de Ciências da Linguagem, na Université Paul Valéry Montpellier 3, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Linguagem, com formação em fonética pela Université de Franche-Comté. Realiza pesquisas na área de Aquisição da Linguagem, Fonética, Prosódia. Atua na Unesp de Araraquara como professora-visitante (financiamentos Capes e Chaires Françaises dans l’Etat de São Paulo) para realizar uma pesquisa sobre o papel da prosódia na aquisição da primeira sintaxe na criança, além do desenvolvimento do riso e do humor na criança. Pela Contexto é autora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Christian Nielsen
Christian Nielsen possui grande experiência acadêmica e comercial tanto em turismo quanto em mídia e utiliza seus conhecimentos para mostrar a inter-relação existente entre essas poderosas indústrias na dimensão do lazer em nossa sociedade. Pela Contexto é autor do livro Turismo e Mídia (fora de catálogo).
Christian Puech

Christian Puech é professor da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, também do Departamento de Língua e Literatura Francesa e Latina. Foi presidente da Société d’Histoire et d’Epistémologie des Sciences du Langage (SHESL, Paris), de 2008 a 2012. É, atualmente, vice-diretor do Laboratoire d’Histoire des Théories Linguistiques e vice-presidente do Cercle Ferdinand de Saussure (Genève), desde 2010. É também diretor do Laboratoire d’Excellence EFL (Empirical Foundations of Linguistics) de Sorbonne Paris Cité desde 2014. Especialista em temas como história e epistemologia das teorias linguísticas dos séculos XIX e XX, estruturalismos, Saussure e saussurianismos, e outros como gramática, linguística, estilística e ensino, além de teorias da escrita e da escritura. Pela Contexto é coautor do livro Uma História das ideias linguísticas.

Christiane Maria N. de Souza
Christiane Maria N. de Souza é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e é mestre em Linguística pela mesma instituição (2011). Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Integra o Núcleo Interinstitucional de Pesquisa Varsul e o PHPB-SC. Concentra seus estudos na área de Sociolinguística, dedicando-se, em especial, à investigação da relação entre as formas de tratamento do interlocutor e a dimensão estilística da variação linguística. Interessa-se, também, pela relação língua-identidade, sobretudo na fala da cidade de Florianópolis (SC). Pela Contexto é autora dos livros Para Conhecer Sociolinguística e História do Português Brasileiro Vol. IV.
Christiane Préneron
Christiane Préneron é Doutora em Linguística Geral e Pesquisadora-Responsável do Laboratório de Estudos sobre Aquisição e Patologia da Linguagem na Criança (LEAPLE-CNRS/Paris-Descartes). É autora de diversas obras na área de patologia da linguagem. Pela Contexto é autor do livro Aquisição da Linguagem
Christina Abreu Gomes
Christina Abreu Gomes é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Linguística pela UFRJ e pós-doutorado na Universidade de York. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Sua atuação profissional tem focalizado questões teóricas associadas à variação e mudança linguística, aquisição de língua materna e acesso e representação lexical. Pela Contexto é autora dos livros Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro, Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução e Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Christine Dabat
Christine Dabat é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco. Pela Contexto é autora do livro História das Crianças no Brasil.
Christine Davies
Christine Davies é professora universitária especializada na área de recepção. Possui vasta experiência nas divisões de governança, alimentação e bebidas, tendo trabalhado em clubes, restaurantes e hotéis australianos. Pela Contexto é autora do livro Supervisão e Liderança em Turismo e Hotelaria (fora de catálogo).
Christine Sraïki
Christine Sraïki é inspetora na circunscrição de Val d´Oise-Nord Oues de Paris, na França. Pela Contexto é autora do livro Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever.
Christopher Winch
Christopher Winch é professor de filosofia da educação na Universidade de Northampton, Inglaterra. É autor das obras Quality and Education (1996) e The Philosophy of Human Learning (1998). Autor do livro Dicionário de Filosofia da Educação (fora de catálogo).
Cibele Krause-Lemke
Cibele Krause-Lemke é docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Doutora em Educação pela USP. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa na área de política linguística e atua nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em Contextos multilíngues e formação de professores de línguas. Pela Contexto é autora do livro Explorando o Discurso da Criança
Cibele Saliba Rizek
Cibele Saliba Rizek é professora associada do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos – USP, pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – FFLCH/USP, pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Urbanização e Mundialização. Organizou diversas publicações sobre o tema. Pela Contexto é autora do livro A Cidade Como Negócio.
Cilene Rodrigues
Cilene Rodrigues é PhD em Linguística/Teoria Formal da Gramática pela University of Maryland. É atualmente professora e pesquisadora do INCog – Instituto de Neurociências e Cognição da PUC-Rio. Em cognição, tem interesse em disfunções do sistema combinatorial da gramática em desordens mentais e questões de especificidade de domínio. Em Linguística teórica, tem interesse em sintaxe experimental e em sintaxe comparada entre as diferentes modalidades da linguagem, com ênfase em fenômenos relacionados à estrutura, à manifestação morfofonológica e à interpretabilidade de categorias funcionais. Pela Contexto é autora do livro Chomsky.
Circe Bittencourt
Circe Bittencourt é professora de pós-graduação na Faculdade de Educação da USP. Fez mestrado e doutorado em História Social pela FFLCH-USP. Autora O Ensino de História e a Criação do Fato, História na Sala de Aula e organizadora do Dicionário de Datas da História do Brasil e O Saber Histórico na Sala de Aula, todos publicados pela Contexto. Atualmente é professora do programa de pós-graduação Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.
Ciro Marcondes
Ciro Marcondes Filho possui doutorado em Sociologia da Comunicação pela Universidade Johann Wolfgang Goethe, Alemanha. Professor titular da Escola de Comunicação e Artes da USP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Clara Charf

Em 1945, Clara Charf começou um caminho árduo em defesa da paz. Participou dos protestos contra a bomba atômica durante a Guerra Fria e de vários Congressos em prol da paz. Na década de 1950, lutou contra o envio de soldados brasileiros para Guerra de Coréia. Com o Golpe Militar de 1964, teve seus direitos políticos cassados, conheceu a clandestinidade, perdeu o companheiro Carlos Marighella, assassinado em 1969. Viveu no exílio por quase dez anos e só pôde retornar ao Brasil com a Anistia. Hoje, aos 80 anos, segue lutando por um mundo mais justo e mais feliz. Participa da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos. Integra a Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores. Também atua no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Pela Contexto é organizadora do livro Brasileiras – Guerreiras da Paz.

Clarissa Galvão
Clarissa Galvão é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas de Segurança (NEPS-UFPE). Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Cláudia Costin
Cláudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e professora convidada da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi diretora global de educação do Banco Mundial, Secretária de Educação do município do Rio de Janeiro e ministra da Administração e Reforma do Estado. Pela Contexto é autora dos livros Práticas de Cidadania e Brasil: o futuro que queremos.
Cláudia de Souza Cunha
Cláudia de Souza Cunha é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e suas áreas de interesse são Fonologia e Prosódia. Atua desde 2002 no Atlas Linguístico do Brasil como inquiridora e pesquisadora e tem-se dedicado à descrição da entoação regional dos falares brasileiros e, mais recentemente, ao estudo dos róticos na obra de Carmen Miranda e na música popular brasileira do início do século XX. Pela Contexto é autora do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro.
Claudia de Souza Teixeira
Claudia de Souza Teixeira possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Linguística Aplicada ao Português (Faculdades Integradas Simonsen), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Tem ampla experiência como professora do ensino básico e superior. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – campus Nilópolis. Ministra cursos de capacitação e de atualização para professores, participa de bancas de elaboração e de correção de provas em processos seletivos para alunos e professores, além de orientar pesquisas sobre língua portuguesa e literatura (incluindo questões de ensino) e cultura. É uma das autoras do livro Análise e produção de textos, publicado pela Contexto.
Cláudia Fonseca
Cláudia Fonseca é professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela Contexto é autora do livro História das Mulheres no Brasil.
Claudia Mendes Campos
Claudia Mendes Campos possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado e doutorado em Linguística pela mesma universidade. É professora do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no programa de pós-graduação em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, desta mesma universidade. Desenvolve pesquisa em Aquisição de Linguagem e em Semântica da Enunciação, interessando-se principalmente por escrita infantil, argumentação e textualidade. É colíder do grupo de pesquisa Processos de Construção Textual (CNPq). É autora de vários artigos publicados em revistas científicas. Pela Contexto é autora do livro A Tessitura da Escrita.
Cláudia Regina Brescancini
Cláudia Regina Brescancini é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral no Language and Linguistic Department da Universidade de York, Inglaterra. Atua na área de Sociolinguística Variacionista, com ênfase em variação fonológica e sociofonética. Suas publicações versam sobre os processos de palatalização e monotongação, sobre metodologia variacionista e, mais recentemente, sobre vogais. Passou a integrar o grupo Varsul (Variação Linguística na Região Sul do Brasil) em 2005 e, em 2011, o Lafa (Laboratório de Áudio e Fonética Acústica) na PUC-RS. Pela Contexto é autora do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro
Claudia Souza Teixeira

Claudia Souza Teixeira é especialista em Linguística Aplicada ao Português (Faculdades Integradas Simonsen), mestre e doutora em língua portuguesa pela UFRJ. É professora de língua portuguesa e Literaturas desde 1986, tendo lecionado em escolas do Ministério da Aeronáutica e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e em instituições privadas de ensino básico e superior. Atualmente é professora de língua portuguesa, Literatura Infantil e Juvenil e de Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Participou do programa de seleção de livros de literatura infantil e juvenil Mais Cultura/2007 e 2010 (Biblioteca Nacional/MEC). Ministra cursos de atualização para professores, participa de bancas de elaboração e de correção de provas em concursos e orienta pesquisas sobre ensino de língua portuguesa e literatura. Pela Contexto é autora do livro Análise e Produção de Textos.

Claudia Szobot
Claudia Szobot é psiquiatra da infância e adolescência. Mestre em Psiquiatria, professora do curso de Medicina na Ulbra - Universidade Luterana do Brasil. Pesquisadora do CPAD - Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / University of Delaware. Pela Contexto é autora do livro Adolescência e Drogas.
Cláudia Trevisan

Cláudia Trevisan é jornalista desde 1987, já trabalhou em quase todos os grandes jornais diários brasileiros e acumulou uma longa experiência como correspondente internacional, em passagens por Nova York, Buenos Aires e Pequim. Sua primeira experiência no país asiático foi como correspondente da Folha de S.Paulo, em 2004 e 2005. A capital argentina havia sido o endereço de Cláudia de 2000 a 2002, período em que atuou como correspondente do jornal Valor Econômico. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Cláudia também trabalhou na Gazeta Mercantil e no Diário Comércio e Indústria (DCI), além de advogar por alguns meses, até decidir trocar a carreira jurídica pelas redações. Antes de Os Chineses, Cláudia já havia publicado dois livros.

Claudine Normand

Claudine Normand é fundadora do Groupe de Recherche em Histoire de la Linguistique, que coordena até hoje, e professora de Linguistica da Universidade de Paris X (Nanterre). Escreveu livros e artigos sobre as questões epistemológicas da Linguística, o discurso pedagógico, a língua e a Psicanálise. Vale ainda lembrar a organização, juntamente com Michel Arrivé, de dois números especiais de LINX, publicação do Centre de Recherches linguistiques da Université de Paris X - Nanterre: em 1995, Saussure aujourd'hui; em 1997, Émile Benveniste: vingt ans après. Pela Contexto é autora de Convite à Linguística.

Claudino Piletti
Claudino Piletti graduou-se em Filosofia e Pedagogia. É doutor em Educação (USP), professor de História e Filosofia da Educação da Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec) e professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). É autor de vários livros nas áreas de Educação e História. Pela Contexto é autor do livro História da Educação.
Cláudio Beato
Cláudio Beato é doutor em Sociologia pelo Iuperj e coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG). Pela Contexto é autor dos livros Crime, Polícia e Justiça no Brasil e Segurança Pública e Violência.
Cláudio Camargo
Cláudio Camargo é jornalista e sociólogo. Subeditor de internacional da Folha de S.Paulo (1987 a 1993). Editor de Internacional (1995-2006) e de Brasil da revista IstoÉ. Pela Contexto é autor dos livro História das Guerras, História da Paz e de Faces do fanatismo, publicados pela Contexto.
Claudio Cezar Henriques
Claudio Cezar Henriques é professor titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ. Coordenador do mestrado em Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ e membro da Academia Brasileira de Filologia. Pela Contexto é autor do livro Língua e Transdisciplinaridade.
Cláudio de Sá Machado Júnior
Cláudio de Sá Machado Júnior é doutorando em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor das Faculdades Porto-alegrenses (Fapa), Professor-substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS). Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro.
Cláudio H.M. Batalha
Cláudio H.M. Batalha é professor do Departamento de História da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Historiografia Brasileira em Perspectiva.
Cláudio Pereira Elmir
Cláudio Pereira Elmir é Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro.
Cláudio Weber Abramo
Cláudio Weber Abramo é Diretor executivo da Transparência Brasil. Bacharel em Matemática pela USP e mestre em Filosofia da Ciência pela Unicamp. Como jornalista, foi editor de Economia da Folha de S. Paulo, secretário executivo de redação da Gazeta Mercantil e trabalhou na implantação do Valor Online. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Cleber Ataíde
Cleber Ataíde é professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST); pesquisador da equipe de Pernambuco do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB); coordenador do Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (Ledoc) e presidente, no biênio 2016-2018, do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (Gelne). É doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desenvolve trabalho no âmbito da história e descrição do português, tradição discursiva, variação e mudança linguística, construções verbo-sujeito e aspectos semântico-pragmáticos do ensino de língua. Pela Contexto é autor do livro História do Português Brasileiro Vol. VII.
Cleber Cristiano Prodanov
Cleber Cristiano Prodanov é mestre em História pela USP. Pela Contexto é autor do livro O Mercantilismo e a América.
Cleide Rodrigues
Cleide Rodrigues bacharel e licenciada em Geografia pela FFLCH-USP, obteve os títulos de mestrado e doutorado na mesma instituição, especializando-se em Geomorfologia aplicada às ações autrópicas. Atuou profissionalmente por mais de 15 anos com planejamento territorial e ambiental em empresas públicas e privadas. É docente do Departamento de Geografia da USP e desenvolve pesquisas na Região Metropolitana de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Geografias de São Paulo 1.
Clélia Spinardi Jubran
Clélia Spinardi Jubran graduou-se em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Assis e doutorou-se em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Linha Estudos do Texto e do Discurso) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto. Foi coordenadora geral do Projeto de História do Português Paulista (Projeto Caipira). Especialista em Linguística Textual, é uma das coautoras do livro Referenciação e discurso e organizadora do Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. I , ambos publicados pela Contexto.
Clemilton Lopes Pinheiro
Clemilton Lopes Pinheiro é Doutor em Letras, na área de Filologia e Linguística Portuguesa pela Unesp. É professor na UFRN. Atua na área de Linguística, na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Desenvolve pesquisa sobre estudos linguísticos do texto e da história das ideias linguísticas. Pela Contexto é autor do livro Linguística Textual e Ensino
Cleonice Candida Gomes
Cleonice Candida Gomes foi professora do curso de Letras da Universidade Católica de Brasília. Atualmente, é professora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras e mestre pela Universidade de Brasília, na área de sintaxe da língua balanta, uma língua do sul do Senegal. É doutora em Linguística na área de morfossintaxe de línguas africanas pela Universidade de São Paulo (USP) em cotutela com o Institut National des Langues et Civilisations Orientales, Paris. É membro do Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP. Pela Contexto é autor do livro Introdução à Linguística Africana.
Cleudemar Alves Fernandes

Cleudemar Alves Fernandes é doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo. Professor na graduação em Letras e na pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Pela Contexto é autor do livro Língua e Literatura e A Desordem do Discurso.

Clézio Santos
Clézio Santos é professor de Geografia do Centro Universitário Barão de Mauá e pós-graduando em Geografia pela USP. Pela Contexto é autor do livro A Desordem do Discurso.
Cloris Porto Torquato
Cloris Porto Torquato é graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Linguística Aplicada e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos de Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL – Unicamp). É professora no Departamento de Letras Vernáculas, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). É pesquisadora da linha de pesquisa Pluralidade, identidade e ensino e é membro do grupo de pesquisa Processos de construção textual. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, formação de professores, prática pedagógica, estudos de letramento e texto (perspectiva discursiva). Pela Contexto é autora do livro A Tessitura da Escrita.
Clóvis de Barros Filho
Clóvis de Barros Filho possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor de Filosofia Corporativa da HSM Educação. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Conceição Carapinha
Conceição Carapinha é professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Exerce a sua atividade docente e de investigação na área da Linguística Portuguesa. É investigadora do CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada), sendo as suas principais áreas de pesquisa a Pragmática, a Análise do Discurso e a Tradução. Em conjunto com Ana Cristina Macário Lopes, é autora do livro Texto, coesão e coerência, editado pela Almedina, em 2013. Tem muitos trabalhos publicados no seu domínio de especialização: a Linguística Jurídica. Pela Contexto é autora do livro Linguagem e Direito
Conceição Fonseca-Silva
Conceição Fonseca-Silva é doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp), é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua na área de Análise de Discurso, na graduação e pós-graduação. Pela Contexto é autora dos livros A Desordem do Discurso e Fórmulas Discursivas.
Conceição Pires
Conceição Pires é doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisadora do CNPq, professora do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em História da Unirio e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Autora do livro Cultura e política: entre fradins, zeferinos, graunas e orelanas. Seus principais campos de estudo são humor, estudos visuais, intelectuais e imprensa, ditadura militar, História do Brasil contemporâneo. Pela Contexto é autora do livro Possibilidades de Pesquisa em História.
Conrado Moreira Mendes
Conrado Moreira Mendes é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição e doutorando em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Université Paris VIII, França. Tem artigos publicados nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Comunicação e Linguística Geral. Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Política Vol. 1.
Corina Courtis
Corina Courtis é doutora em Ciências Antropológicas pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), onde leciona Linguística Antropológica. É também pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet). É autora de diversas publicações sobre imigração, política migratória e racismo, migração e direitos humanos. Pela Contexto é autora do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Craig Brandist

Craig Brandist é especialista em teoria cultural e história de intelectuais russos e soviéticos, reconhecido internacionalmente por suas reflexões em torno do chamado Círculo de Bakhtin. Diretor do Bakhtin Centre e professor do Departamento de Russo e Estudos Eslavos da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Seu trabalho encontra-se numa extensa publicação de livros, capítulos e vários artigos em periódicos, resultado de mais de dez anos de estudo na Universidade de São Petersburgo, na Rússia, e também na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. O autor prioriza várias questões como a relevância da sociologia da linguagem desenvolvida na União Soviética e suas fontes intelectuais, o estudo das intervenções nos conflitos linguísticos e projetos em instituições acadêmicas, a importância da Rússia pré-revolucionária e as ciências da linguagem europeia para os pensadores soviéticos.

Cristhiane da Silva Ramos
Cristhiane da Silva Ramos é Geógrafa formada na Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro, onde realizou mestrado em Análise Espacial. É doutora pelo Royal Melbourne Institute of Technology em Cartografia Multimídia (Austrália). Atuou como professora de Geografia e História na rede pública e particular de ensino em São Paulo. Lecionou no ensino superior, nas áreas de Geografia e Sistemas de Informação Geográfica, tanto no Brasil quanto no exterior. É autora de inúmeros artigos científicos e capítulos de livros. Atual¬mente trabalha no Parks Victoria (au) como gerente de informação espacial. Pela Contexto é autora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar.
Cristian Macedo
Cristian Macedo bacharelado em História e mestrado em Letras (Lexicografia, Terminologia e Tradução) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador nas áreas de História Intelectual e Historiografia da Tradução. Pela Contexto é autor do livro As Abolições da escravatura.
Cristiane Freitas Gutfreind
Cristiane Freitas Gutfreind possui doutorado em Sociologie pelo Université Paris Descartes, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Cristiane Lamin
Cristiane Lamin é graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pela Contexto é autora do livro Segurança Pública e Violência.
Cristiane Lazzarotto-Volcão
Cristiane Lazzarotto-Volcão é mestre e doutora em Linguística, na área de Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. É professora da disciplina de Fonética e Fonologia e de Aquisição da Linguagem do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV), na graduação, atuando também no curso de Letras-Português a distância (EaD) e no Programa de Pós Graduação em Linguística na área de Teoria e Análise Linguística, com as linhas de pesquisa “A fala do ponto de vista perceptual-acústico-articulatório e os modelos fonológicos” e “Aquisição e processamento da linguagem”. É pesquisadora junto ao Laboratório de Fonética Aplicada (FONAPLI) do DLLV. Pela Contexto é autora do livro Para Conhecer Fonética e Fonologia do Português Brasileiro.
Cristina Altman
Cristina Altman é professora titular do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Foi bolsista produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq, Brasil). É autora de diversos artigos e capítulos de livros. Pela Contexto é autora dos livros Saussure: a invenção da linguística e Historiografia da Linguística.
Cristina Esther Juliarena
Cristina Esther Juliarena é licenciada em Geografia. Docente de Geografia Humana, Política e Econômica, Etologia, Ecologia Urbana, Planejamento Urbano e Ordenamento Urbano nos níveis universitário e técnico do curso de Gestão Ambiental e Turística. Diretora dos cursos de Geografia e História do Consudec "Septimio Walsh". Secretária de Meio Ambiente da Associação Civil "Vizinhos por um Brandsen Ecológico", membro ativo da Associação Centro Argentino de Cartografia e do Conselho de Estudos Históricos de Brandsen. Investiga e publica temáticas vinculadas à toponímia, problemáticas e proteção ambiental. Pela Contexto é autora do livro Novos Rumos da Cartografia Escolar
Cristina Góes Monteiro
Cristina Góes Monteiro é Doutora em Linguística pela UFRJ. É professora do Departamento de Letras da PUC-Rio. Atua na linha de pesquisa sobre Discurso, Interação e Cultura em Contextos Espontâneos, Profissionais e Pedagógicos. Pela Contexto é autora do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia
Cristina Gurgel
Cristina Gurgel é apaixonada por História, Cristina Gurgel é médica especialista em Clínica Médica e Cardiologia e membro da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Doutora em Clínica Médica pela Unicamp, realizou seu mestrado na mesma instituição. Atualmente é médica contratada do Hospital e Maternidade Celso Pierro, onde atua como cardiologista, e é responsável pelo ambulatório especial de atendimento a pacientes chagásicos (Gedoch - PUCCamp). Desde 1990 é professora-assistente de Semiologia e Clínica Médica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pela Contexto é autor do livro Doenças e Curas.
Cristina Name
Cristina Name é professora-associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista CNPq. Possui doutorado em Letras (Psicolinguística/Aquisição da Linguagem, PUC-Rio) com estágio no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique (LSCP/EHESS, Paris), e pós-doutorado no Laboratoire de Recherche sur le Langage (UQAM, Montreal). Coordena o NEALP (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística, UFJF). Pela Contexto é autora do livro Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução.
Cristina Scheibe Wolff
Cristina Scheibe Wolff é professora-associada do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona regularmente a disciplina História de Santa Catarina. Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP) (1998), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1D), atualmente realizando pós-doutorado na Universidade de Maryland, EUA. Pela Contexto é autora dos livros Nova História das Mulheres no Brasil e Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Cristovão Tezza
Cristovão Tezza é romancista e professor do Departamento de Linguística da UFPR. Doutor em Literatura Brasileira pela USP, é autor ou co-autor de diversas obras na área e também de livros didáticos. Pela Contexto é autor do livro Bakhtin: outros conceitos-chave.
Cynthia Gomes da Silva
Cynthia Gomes da Silva é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e bolsista do CNPq. Professora assistente da UniverCidade. Atuou como professora auxiliar na UFMS. Áreas de interesse: fonética e fonologia, distúrbios articulatórios e apropriação da lectoescrita. Pela Contexto é autora do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia.
Cynthia Greive Veiga
Cynthia Greive Veiga é historiadora da educação, é professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (FAE/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores da UEL. Pela Contexto é autora do livro Educar na Infância.
Cynthia Patusco
Cynthia Patusco é Doutora em Linguística pela UFRJ. Professora adjunta do curso de Letras da UniverCidade (Faculdade da Cidade – Rio de Janeiro) desde 1999. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonética e fonologia, patologias da linguagem, alfabetização e letramento. Pesquisadora do PEUL (UFRJ). Pela Contexto é autora do livro Práticas de Ensino do Português.
Cyro Rezende Filho
Cyro de Barros Rezende Filho nasceu na cidade de São Paulo. Estudou Administração de Empresas na FGV e História na FFLCH/USP, onde se doutorou. Morou alguns anos em Londres, e lá estudou economia europeia contemporânea. Em 1988, transferiu-se para Taubaté, SP, onde leciona História Antiga e Medieval e faz parte, desde 1999, do Mestrado de Ciências Ambientais da Unitau. Também é coordenador do curso de pós-graduação em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo (Unitau) há 10 anos. É autor dos livros Rommel, História econômica geral e Economia brasileira contemporânea (fora de catálogo), todos publicados pela Contexto.
Dad Squarisi

Dad Squarisi transita com desenvoltura pelo universo da língua. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília, blogueira, articulista e escritora. Assina as colunas Dicas de Português e Diquinhas de Português, publicadas por jornais de norte a sul do país; Com Todas as Letras, na revista Agitação, e Língua Afiada, na Revista do Ministério Público de Pernambuco. Formada em Letras, com especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura, concentra o interesse, sobretudo, na redação profissional – o jeitinho de dizer de cada especialidade, cada grupo, cada mídia. Mas é tudo português. A experiência como professora do Instituto Rio Branco, consultora legislativa do Senado Federal e jornalista do Correio Braziliense iluminou o caminho dos livros. Pela Contexto é autora de Dicas da Dad, Mais dicas da Dad – Português com humor (ambos fora de catálogo); e diversos outros livros. 

Dafne Melo
Dafne Melo é tradutora do livro A comunicação na educação, publicado pela Contexto.
Dalal Achcar
Dalal Achcar é mestre em balé, coreógrafa, diretora e produtora artística. Foi diretora artística do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e por duas vezes Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É diretora da Associação de Balé do Rio de Janeiro, do Ballet Dalal Achcar e membro da Royal Academy of Dance de Londres. Pela Contexto é autora do livro Cultura e Elegância (nova edição).
Dan Schneider
Dan Schneider é engenheiro metalurgista formado pela FAAP, com especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi diretor do Departamento de Serviços Urbanos de Santo André, além de participar do desenvolvimento de estudos de impacto ambiental. Pela Contexto é autor do livro Guia Ecológico Doméstico.
Daniel Achutti
Daniel Achutti é doutor em Ciências Criminais pela PUC-RS e professor de Criminologia e Direito Penal na Unilasalle e Cesuca/RS. Advogado. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Daniel Cerqueira
Daniel Cerqueira é doutor em Economia pela PUC-Rio, diretor de Estudos e Políticas do Estado das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest/Ipea) e Research Fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER). Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Daniel de Agustinis Silva
Daniel de Agustinis Silva é professor-assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no campus de Macaé, na área de Inglês Instrumental. Obteve seu mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Linguística Aplicada na UFRJ. Pela Contexto é autor do livro Linguística da Internet.
Daniel Hirata
Daniel Hirata é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do NECVU-UFRJ (Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde estuda mercados informais, ilegais e ilícitos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Daniel Piza

Daniel Piza é jornalista, tradutor e escritor. É editor-executivo e colunista de O Estado de S.Paulo. Estudou Direito no Largo de São Francisco (USP). Começou sua carreira de jornalista em O Estado de S. Paulo (1991-92), onde foi repórter do Caderno2 e editor-assistente do Cultura. Trabalhou em seguida na Folha de S. Paulo (1992-95), como redator, repórter e editor-assistente da Ilustrada, cobrindo especialmente as áreas de livros e artes plásticas. Foi editor e colunista do caderno Fim de Semana da Gazeta Mercantil (1995-2000). Em maio de 2000, retornou ao Estado de S. Paulo como editor-executivo e colunista. Colabora com as revistas Bravo!, Entrelivros e Continente Multicultural, entre outras. Escreveu o roteiro do documentário São Paulo - Retratos do Mundo. Pela Contexto é autor dos livros Cultura e Elegância (nova edição), Jornalismo Cultural, e Perfis e Entrevistas.

Daniel Quilaqueo
Daniel Quilaqueo é Doutor em Sociologia e professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Temuco (Chile). Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Daniel Sanfelici
Daniel Sanfelici é mestre e doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no Center for Place, Culture and Politics, no Graduate Center (City University of New York), quando foi bolsista do programa Capes/Fulbright sob a supervisão do prof. David Harvey. É pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes), onde desenvolve pesquisa sobre a dinâmica territorial dos fundos de investimento imobiliário no Brasil. Pela Contexto é autor do livro A Cidade Como Negócio.
Daniel Soares da Costa
Daniel Soares da Costa é doutor em Linguística e Língua Portuguesa e professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Araraquara). Desenvolve pesquisas nas áreas de Fonologia e Morfologia, com ênfase na interface entre essas duas áreas, a Morfofonologia. Também possui formação em Música, com especialidade em Violão Erudito, tendo desenvolvido em seu doutorado uma metodologia que une Música e Linguística no estudo da prosódia de línguas. Ministra aulas e orienta trabalhos tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação, em cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. Pela Contexto é autor do livro Ensino de Português e Linguística.
Daniel Takata Gomes
Daniel Takata Gomes atua na área de jornalismo esportivo especializado em natação competitiva desde 2000. Atuou como colaborador dos sites Swim It Up! e Best Swimming, das revistas Natação Hammerhead, Aqua Sports e Tri Sport e da Rádio Bradesco Esportes FM. Desde 2010, está na revista Swim Channel e cobriu in loco, entre outros eventos, os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2013 e o Prêmio Laureus de 2013. É comentarista do canal SporTV desde 2012. Venceu por três anos (2011, 2012 e 2013) o concurso de textos da Federação Internacional de Natação (Fina). É estatístico com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Pela Contexto é autor do livro Poliana Okimoto.
Daniela Auad
Daniela Auad é pedagoga, mestra em História e Filosofia da Educação e doutora em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. É professora titular da Universidade Paulista e professora visitante no Departamento de Sociologia da Unicamp. Pela Contexto é autora do livro Educar Meninas e Meninos.
Daniela Cid de Garcia
Daniela Cid de Garcia é doutora em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES) e professora de língua inglesa no departamento de Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras (UFRJ). É pesquisadora vinculada aos laboratórios Lapex e ACESIN (UFRJ), tendo como foco de pesquisa o processamento de palavras complexas e foi pesquisadora visitante Fulbright no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU). Pela Contexto é autora do livro Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução.
Daniela Schmitz
Daniela Schmitz possui doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT-RS. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Daniela Zimmermann Machado
Daniela Zimmermann Machado possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Letras – Estudos Linguísticos – pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é doutoranda em Letras – Estudos Linguísticos, na UFPR, e professora na Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranaguá. Sua pesquisa está concentrada no estudo da referenciação textual, especificamente no tratamento das anáforas associativas, e no estudo de processos semântico-cognitivos, vinculados às estratégias de referenciação. Tem como principais áreas de interesse a Linguística Textual, o Interacionismo Sociodiscursivo, o estudo dos gêneros textuais e, atualmente, vem desenvolvendo pesquisas na área da semântica cognitiva. Pela Contexto é autora do livro A Tessitura da Escrita.
Danielle Barbosa de Almeida
Danielle Barbosa de Almeida é professora da pós-graduação em Linguística (PROLING) da UFPB, onde ministra a disciplina Semiótica Visual e Multimodalidade. É autora de artigos em diversas revistas especializadas. Pela Contexto é autora do livro Linguística Aplicada.
Danielle Zaslavsky
Danielle Zaslavsky é professora e pesquisadora no Colégio do México, Centro Linguístico e Literário,Cidade do México. Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris XIII e tradutora-intérprete, dirige suas pesquisas, individuais e coletivas, para o discurso político, jornalístico e tradutório. Tem vários artigos publicados nas áreas de seu interesse. É coordenadora do mestrado em Tradução do Colégio do México desde 2004. Pela Contexto é autora do livro Texto ou Discurso?.
Danilo Volochko
Danilo Volochko é professor do Departamento de Geografia do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduou-se em Geografia na USP e obteve os títulos de mestre e doutor em Geografia Humana pela mesma instituição, com estágio de doutorado na Universitat de Barcelona. É professor no Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFPR (PPGGEO) e publicou livro, capítulos de livro e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Pesquisador do Gesp com participação em projetos de pesquisa (NAP/USP “Urbanização e Mundialização”) e no Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Pela Contexto é organizador do livro A Cidade Como Negócio E autor do Crise Urbana e Geografia urbana crítica.
Dante Lucchesi
Dante Lucchesi é o professor titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, mestre em Linguística Portuguesa Histórica (Universidade de Lisboa) e doutor em Linguística (UFRJ). Criou e coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br), com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É autor pela Contexto de Língua e sociedade partidas. Pela Contexto é autor dos livros Língua e Sociedade Partidas e Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução.
Darcilia Simões
Darcilia Simões é professora associada de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora em Linguística na Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ, mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas para aperfeiçoamento das práticas de ensino da língua portuguesa – L1, L2 e LE. Assina livros, capítulos e artigos sobre Língua Portuguesa, Linguística Aplicada ao Ensino e Semiótica. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Produção Textual.
David A. Fennell
David A. Fennell é Ph.D, trabalha no Departamento de Estudos da Recreação e do Lazer da Universidade de Brock, em Ontario, no Canadá. Pela Contexto é autor do livro Ecoturismo: uma introdução.
David Crystal
David Crystal é escritor, editor, autor da The Cambridge Encyclopedia of Language e de mais de cem livros em várias vertentes da Linguística. Foi um dos primeiros a estudar a linguagem da internet, examinando as variações linguísticas e estilísticas da linguagem usada na rede e transformando seus achados em glossários, livros e artigos que marcaram o início da Linguística da Internet. Há praticamente duas décadas dedica-se ao tema e suas aplicações. Pela Contexto é autor do livro Linguística da Internet.
Dawisson Belém Lopes
Dawisson Belém Lopes Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Dayane Cristina Pal
Dayane Cristina Pal é mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). No mestrado, pesquisou construções sintáticas iniciadas pelo verbo pegar em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo, sob a perspectiva da gramaticalização. No doutorado, analisou construções seriais na língua baulê, falada na Costa do Marfim. Fez estágio de doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris, e participa do Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP como pesquisadora da língua baulê. Atua como docente no ensino superior, é professora-orientadora da Uniafro/Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e professora de língua portuguesa da rede particular de ensino básico de São Paulo. Pela Contexto é autora do livro Introdução à Linguística Africana.
Debora Diniz
Debora Diniz é professora do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília. Atua no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Fiocruz/UFF/UERJ/UFRJ. Autora de diversos artigos, capítulos de livro, livros e de seis filmes sobre temas relacionados aos direitos humanos e à bioética que já foram exibidos em 136 festivais, em 27 países. Seu filme, A casa dos mortos, recebeu 25 prêmios e foi finalista para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Pela Contexto é autora do livro Nova História das Mulheres no Brasil.
Débora Shiotsuki Palma
Débora Shiotsuki Palma é especializada em Otorrinolaringologia pela Unicamp e diretora da Clínica Palma. Pela Contexto é autora do livro Ouvidos, Nariz e Garganta (fora de catálogo).
Deborah Scheidt

Deborah Scheidt é autora do livro A História Pensada, publicado pela Contexto.

Décio Rocha
Décio Rocha é Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP, é professor adjunto do Instituto de Aplicação e do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista do CNPq e da Faperj e membro do GT-Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e também dos grupos de pesquisa Atelier e PraLinS (CNPq). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso numa perspectiva enunciativa.Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP, é professor adjunto do Instituto de Aplicação e do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista do CNPq e da Faperj e membro do GT-Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e também dos grupos de pesquisa Atelier e PraLinS (CNPq). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso numa perspectiva enunciativa. Pela Contexto é autor do livro Texto ou Discurso?.
Deise Moraes Pinto
Deise Moraes Pinto é graduada em Letras, mestra e doutora em Linguística pela UFRJ. É professora do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ e integra a equipe do grupo de estudos Discurso e Gramática. Tem experiência na área de Linguística Histórica, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, e atua principalmente nos seguintes temas: Linguística funcional centrada no uso, construcionalização e mudanças construcionais, formação de construções, gramaticalização e lexicalização, adverbiais. Pela Contexto é autora dos livros Práticas de Ensino do Português e História do Português Brasileiro Vol. IV.
Demétrio Magnoli
Demétrio Magnoli é sociólogo, doutor em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da FFLCH-USP e integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP. Foi colunista semanal da Folha de S. Paulo entre 2004 e 2006. Desde 2006, é colunista de O Estado de S. Paulo e O Globo. Desde 1993, é diretor editorial do boletim Mundo - Geografia e Política Internacional. Autor do livro Uma Gota de Sangue, História das Guerras, História da Paz e O Brasil no Contexto 1987-2007, todos publicados pela Editora Contexto.
Denis Bertrand
Denis Bertrand é professor de Literatura Francesa na Université Paris VIII; codiretor, juntamente com Jacques Fontanille, do Seminário Intersemiótico de Paris. Como pesquisador, dedica-se sobretudo à relação entre Semiótica e Retórica, tendo produzido diversos artigos e livros que abordam não apenas a questão teórica, mas também as aplicações da Sociossemiótica. Entre suas publicações, destacam-se Parler pour gagner. Sémiotique des discours de la campagne présidentielle de 2007 (em coautoria com Alexandre Dézé e Jean-Louis Missika). Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Política Vol. 1.
Denis Paillard

Denis Paillard é diretor de pesquisa no CNRS - França e membro do Laboratório de Linguística Formal da Universidade de Paris Diderot. É especialista em linguística russa, tendo inicialmente trabalhado sobre diferentes categorias nessa língua: voz, aspecto e determinação. Coordenou programas de pesquisa direcionados à prefixação verbal, às preposições e aos marcadores discursivos que reuniam pesquisadores russos e franceses. Em 2007, publicou, com Jean-Jacques Franckel, a Gramática das preposições I. Desde 2005, com colegas cambojanos, iniciou uma série de estudos sobre a língua khmer moderna e antiga, que os levou a uma abordagem crítica da noção de gramaticalização e de sua utilização abusiva na descrição das línguas não indo-europeias. Atualmente, trabalha em uma gramática discursiva do francês. Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Enunciação.

Denise Bernuzzi de Sant'Anna
Denise Bernuzzi de Sant'Anna é historiadora e professora da PUC-SP. Doutorou-se em História na Universidade de Paris VII, com um estudo sobre os cuidados com a aparência ao longo do século XX. É especialista em História do corpo. Coautora de Nova História das mulheres no Brasil, e autora do História da Beleza no Brasil ambos publicados pela Editora Contexto.
Denise Gabriel Witzel
Denise Gabriel Witzel é licenciada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp-Araraquara), com estágio doutoral na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. É professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado – da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-Guarapuava/PR). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (Leduni) e é autora de inúmeros artigos e capítulos de livros na área da Análise do Discurso, notadamente sobre o ensino da língua portuguesa, identidade e mídia. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Português e Linguística.
Denise Gomide
Denise Gomide é Jornalista, mestre em Educação pela Universidade de Campinas, especialista em Teoria da Comunicação (Cásper Líbero) e em Sociologia da Mudança (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). É membro do Conselho de Administração e educadora da ONG Rede Mulher de Educação. Pela Contexto é autora do livro Uma Outra Economia é Possível (fora de catálogo).
Denise Maldidier
Denise Maldidier foi linguista e professora de Linguística na Université de Paris X/Nanterre. Oriunda inicialmente do grupo de Jean Dubois, publicou L'inquiétude du discours, uma importante coletânea de vários textos de Pêcheux e um histórico de seu percurso como principal autor da AD. Pela Contexto é autora do livro Legados de Michel Pêcheux.
Denise Maria Cavalcante Gomes
Denise Maria Cavalcante Gomes é Arqueóloga, gradauda em História pela US, Mestre em Arqueologia e Doutorada pela mesma Universidade. Desenvolve atualmente pesquisas sobre antigas ocupações cerâmicas na Amazônia. Pela Contexto é autora do livro Turismo e Patrimônio Cultural.
Denise Steiner
Denise Steiner é formada pela Faculdade de Medicina da USP e doutora pela Faculdade de Medicina da Unicamp, é professora adjunta e responsável pela Divisão de Demartologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Pela Contexto é autora do livro Problemas da Pele.
Denize Elena Garcia
Denize Elena Garcia é professora colaboradora plena junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), onde atua como docente e orientadora, com pesquisas voltadas para análise de discurso crítica (ADC) e linguística sistêmico-funcional (LSF). Mestre em Linguística pela UnB e doutora em Linguística Hispânica pela Universidade Nacional Autônoma do México, realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Flul), com atividades de investigação junto ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Iltec) de Portugal. É fundadora do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (Gelco) e líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq/DGP). Possui vasta publicação em periódicos científicos nacionais e internacionais, e é autora de cinco livros. Presidente da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – Aled (biênio 2013-2015). Pela Contexto é autora do livro Discurso e Desigualdade Social.
Denys Silva Nogueira
Denys Silva Nogueira é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela mesma instituição, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Graduou-se em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical (Gesp) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Urbanização e Mundialização (NAPurb). Atualmente é professor de Geografia do ensino básico pelo Colégio Manoel Moratto. Pela Contexto é autor do livro Justiça Espacial e o Direito à Cidade.
Dermeval da Hora
Dermeval da Hora é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e estágio pós-doutoral e estágio sênior pela Vrije Universiteit – Amsterdã, Holanda. É bolsista de produtividade 1B do CNPq desde 1993. Atua na área de Sociolinguística e Fonologia no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB e, na graduação, na área de Língua Portuguesa. Coordena o Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba, já em sua quarta fase, explorando temas como estilo, percepção, atitude e acomodação. Organizador do livro Fonologia, Fonoligias, autor de O Brasil no Contexto 1987-2017 e coordenador de História do Português Brasileiro Vol. III. Crédito: acervo pessoal do autor.
Diana Lenton
Diana Lenton é Doutora em Ciências Antropológicas, professora e pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina). É também professora adjunta da Universidade Nacional General Sarmiento. Especializou-se em Antropologia Política e Histórica, focalizando temas de política indigenista regional. Pela Contexto é autora do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Diana Pessoa de Barros
Diana Pessoa de Barros é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e é, atualmente, secretária-geral da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (Alfal). Tem desenvolvido e orientado pesquisas, bem como publicado obras, nos domínios, sobretudo, da teoria e análise dos discursos, dos estudos da língua falada, da semiótica discursiva e da história das ideias linguísticas. É autora e coautora de diversos livros da área. Pela Editora Contexto publicou capítulos nos livros Linguagem e Política Vol. 1, Enunciação e discurso e Introdução à linguística (volumes I e II) e Discurso e Desigualdade Social.
Diané Collinson
Diané Collinson é professora da Open University, no Reino Unido, é autora de diversos livros de Filosofia, incluindo Problems of Philosophy e One Hundred Twentieth-century Philosophers. É autora do livro 50 Grandes Filósofos, publicado pela Contexto.
Didier Demolin
Didier Demolin é professor doutor do Departamento de Linguística e Fonética Geral (ILPGA) da Universidade de Sorbonne Nouvelle em Paris. Fez doutorado na Universidade Livre de Bruxelas nas áreas de fonética e fonologia da língua Mangbetu (República Democrática do Congo). Publica sobre vários temas nas áreas de fonética, fonologia, evolução da fala e da linguagem, línguas sul americanas e africanas e etnomusicologia. É membro da Academia de Ciências do Ultramar na Bélgica e da Academia Europaea. Pela Contexto é autor do livro Novos Caminhos da Linguística.
Diego Casaravilla
Diego Casaravilla é sociólogo e mestre em Ciências Sociais. Participou de múltiplas pesquisas com o apoio do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), da Organização Panamericana de Saúde (OPS), da Agência Sueca para Desenvolvimento Internacional (ASDI) e do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC). Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Dimitri Salum Moreira
Dimitri Salum Moreira é Licenciado e bacharelando em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Dinah Callou
Dinah Callou é professora titular/emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade 1A do CNPq. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Atua nas áreas de Fonética, Fonologia e Sintaxe, com ênfase em Sociolinguística e Linguística Histórica. Seus temas de pesquisa são: variação e mudança, português do Brasil e fala culta carioca. Coautora dos livros Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro, Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. VII e História do Português Brasileiro Vol III.
Dino Preti
Dino Pretié é professor titular da PUC-SP e professor titular (aposentado) da USP. Graduado em Letras Clássicas (USP), mestre, doutor e livre-docente em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, gíria, língua falada, conversação e linguagem dos idosos. Pela Contexto é coautor do livro Literatura e Outras Linguagens.
Diogo Pinheiro
Diogo Pinheiro é doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Professor adjunto da UFRJ, onde está lotado no Departamento de Linguística e Filologia. Foi também professor-assistente de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência em Linguística Cognitiva (em especial, Gramática de Construções e Teoria dos Espaços Mentais), atuando principalmente com duas grandes linhas de investigação: interface sintaxe-semântica e semântica lexical. Além de ser um dos organizadores de um livro da área de Linguística Cognitiva, é autor e coautor em publicações nacionais e internacionais. Pela Contexto é autor do livro Sintaxe, Sintaxes: uma introdução.
Diogo Schelp
Diogo Schelp é editor executivo da Veja, responsável pela cobertura internacional da revista. Fez reportagens em quase duas dezenas de países, dedicando-se a temas como o narcotráfico no México, a criminalidade na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. Autor do livro Correspondente de Guerra.
Domício Proença Júnior
Domício Proença Júnior é doutor em Ciências (D.Sc.) em Estudos Estratégicos, Ordem do Mérito da Defesa Nacional (IISS), é professor do Programa de Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ e do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ. Coordena o Grupo de Estudos Estratégicos (GEE) – Coppe/UFRJ. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Domingos Fraga
Domingos Fraga é Formado em Direito e Comunicação. É redator-chefe da revista IstoÉ e professor de jornalismo da Faculdade Casper Líbero. Pela Contexto é autor do livro 12 Faces do Preconceito.
Dominique Ducard
Dominique Ducard é professor e orientador de teses no domínio das ciências da linguagem, na Universidade Paris-Est Créteil, e diretor adjunto do Céditec (Centre d’Étude des Discours, Images, Textes, Écrits, Communication). Suas pesquisas centram-se na atividade significativa da linguagem no exercício da fala e do discurso, por meio do estudo de textos e de situações diversas e por uma reflexão teórica que associa – no âmbito de um projeto de semiologia interpretativa – a linguística da enunciação a noções de filosofia, psicanálise e antropologia cultural. O ponto central de seu questionamento situa-se nas ligações da linguagem ao corpo, bem como nas relações entre imaginário e simbólico, entre subjetividade e instituição. Pela Contexto é autor do livro Discurso e Desigualdade Social.
Dominique Lagarde
Dominique Lagarde é um importante repórter da seção “Monde” [Mundo] do L’Express. Seu último livro publicado se intitula Algérie, la désillusion (ed. L’Express Roularta). É autor do livro O Século de Sangue, publicado pela Contexto.
Dominique Maingueneau

Dominique Maingueneau é professor de Linguística no Departamento de Língua Francesa da Universidade Paris IV-Sorbonne, atuando, principalmente, no domínio da análise do discurso. Desde 1976, com o livro Initiation aux méthodes de l’analyse du discours (sem tradução no Brasil), vem publicando várias obras no âmbito dessa disciplina. Organizou, juntamente com Patrick Charaudeau, o Dicionário de análise do discurso (publicado no Brasil pela Editora Contexto). Inscreve-se na tradição francesa de análise do discurso, privilegiando as abordagens de Michel Foucault, da pragmática e das teorias da enunciação linguística. Interessa-se, particularmente, pelas “aforizações” e pelos “discursos constituintes” (filosófico, religioso, científico, literário...), discursos esses que legitimam, em última análise, as práticas de uma sociedade. 

Dora Ann Lange Canhos
Dora Ann Lange Canhos é diretora de Projetos do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). Formada em Engenharia de Alimentos, trabalha com sistemas de informação ambiental on-line desde 1985. É membro do Clearing-House Mechanism Informal Advisory Committee e do Liaison Working Group of the Biosafety Clearing-House da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Pela Contexto é autora do livro Práticas de Cidadania.
Dora Martins
Dora Martins é formanda em Geografia pela USP, é professora de Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente. Pela Contexto é autora do livro Migrantes.
Dorgival Caetano
Dorgival Caetano é professor titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiátrica da Unicamp. É Ph.D em Psiquiatria pela Universidade de Cambridge. Pela Contexto é autor do livro O Pânico.
Doriam Borges
Doriam Borges é doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (2008). Trabalha na área de violência e criminalidade desde 1999. É professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também é membro do Laboratório de Análise da Violência da mesma universidade, onde desenvolve pesquisas nas áreas de violência, criminalidade e segurança pública. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Douglas Altamiro Consolo
Douglas Altamiro Consolo é Doutor em Lingüística Aplicada pela Universidade de Reading, Inglaterra. Professor na graduação em Letras e na Pós-graduação em Estudos Lingüísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de São José do Rio Preto. Pela Contexto é autor do livro Língua e Literatura.
Douglas G. Pearce
Douglas G. Pearce é professor de Gerenciamento em Turismo na School of Business and Public Management da Victoria University of Wellington, Nova Zelândia. Pela Contexto é autor do livro Desenvolvimento em Turismo (fora de catálogo).
Douglas Santos
Douglas Santos é Pós-graduado em Geografia Humana pela USP e professor do Departamento de Geografia da PUC-SP. Pela Contexto é coautor do livro Para Onde Vai o Ensino de Geografia?.
Drielli Peyerl
Drielli Peyerl é historiadora e doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Duílio Duka de Souza
Duílio Duka de Souza é Secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e conselheiro do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Fundador e membro da coordenação do Coletivo Estadual Anti-racismo Milton Santos da Apeoesp. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Durval Lourenço Pereira
Durval Lourenço Pereira é tenente-coronel R/1 do Exército Brasileiro. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, é mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e é membro da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas. Em 2007, produziu e dirigiu o documentário O “Lapa Azul”: os homens do III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria na II GM, exibido e distribuído pelo The History Channel, A&E Mundo e RT (Russian Television) para a Europa, Américas e Ásia. Pela Contexto é autor do livro Operação Brasil.
Durval Muniz de Albuquerque Júnior
Durval Muniz de Albuquerque Júnior é professor titular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Professor dos programas de pós-graduação em História da UFRN e da UFP (Universidade Federal de Pernambuco). Mestre e doutor em História Social pela Unicamp. Autor de livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de Teoria da História, História Cultural dos espaços e Estudos de Gênero. Pela Contexto é autor do livro O Historiador e Suas Fontes.
Edair Maria Görski
Edair Maria Görski é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta IV (aposentada/voluntária) da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, nas áreas de Sociolinguística (linha de pesquisa variação e/ou mudança linguística) e Teoria e Análise Linguística (linha de pesquisa cognição e uso). É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa Varsul e do projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Seus campos de interesse são o da variação e mudança linguística, com ênfase em gramaticalização, e ensino de língua. Pela Contexto é autor do livro Para Conhecer Sociolinguística.
Edgard de Assis Carvalho
Edgard de Assis Carvalho possui doutorado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro Unesp. Professor titular de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Edilaine Buin
Edilaine Buin, é graduada em Letras pela Unicamp, mestre em Aquisição da Escrita (2002) e doutora em Linguística pela mesma universidade (2006) nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita. Professora da UFGD, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Acumula experiência no ensino superior e básico, e também na formação continuada de professores. Atualmente, coordena o subprojeto de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-Capes/UFGD) Leitura, Oralidade, Escrita e Reescrita: Caminhos para o Letramento. Pela Contexto publicou o livro Aquisição da Escrita (fora de catálogo) e autora do livro História do Português Brasileiro Vol. V.
Edilene Patrícia Dias
Edilene Patrícia Dias é graduada em Letras com habilitação em Inglês e mestre em Linguística, pela Universidade de Brasília, e em Processamento de Dados, pela Universidade Católica de Brasília. Sua dissertação de mestrado focalizou o uso do pronome “tu” na variedade brasiliense, discutindo o papel de três gerações, do gênero e da profissão dos falantes. Desde então tem atuado em pesquisas sobre o tema, com participação em publicações e em eventos nacionais e internacionais. Pela Contexto é autora do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro.
Edilson Cazeloto
Edilson Cazeloto é Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Comunicação e Semiótica. Membro-fundador do grupo de estudos de comunicação e cibercultura, do COS-PUC e membro do grupo de assessoramento editorial da revista Galáxia - PUC/SP. É jornalista, radialista e professor. Pela Contexto é autor do livro Hipertexto, Hipermídia.
Edith Pimentel Pinto
Edith Pimentel Pinto foi professora de Socioligüística e de Português do Brasil na faculdade de Letras da USP, onde era livre-docente. Também deu aulas de Latim e de Português no Segundo Grau e de Português, Literatura Brasileira e Cutura Brasileira na Karl Eberhardt Universität (Alemanha). Pela Contexto é autora do livro O Português Popular Escrito.
Edson Passetti
Edson Passetti é professor do Departamento de Política da PUC-SP. Pela Contexto é autor do livro História das Crianças no Brasil.
Edson Rosa de Souza

Edson Rosa de Souza possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista (IBILCE/Unesp) e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, sob a orientação da profa. dra. Marize Mattos Dall'Aglio-Hattnher. Obteve o título de doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) sob a orientação da profa. dra. Ingedore Grunfeld Villaça Koch. Cursou ainda o doutorado sanduíche na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Holanda), na área de Gramática Discursivo-Funcional, sob a orientação do prof. dr. Kees Hengeveld. Atualmente é pesquisador do CNPq e professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus de Três Lagoas/MS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando nos seguintes temas: gramática discursivo-funcional, gramaticalização, morfossintaxe, advérbios, conjunções e texto. Pela Contexto é organizador do livro Funcionalismo Linguístico Vol. 1.

Eduardo Belo
Eduardo Belo é jornalista. Atuou na Editora Globo, nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Valor Econômico, na revista Primeira Leitura e no Grupo Máquina. Foi redator, repórter, editor assistente, chefe de reportagem, editor e assessor de imprensa. Pela Contexto é autor do livro Livro-Reportagem.
Eduardo Calil
Eduardo Calil é professor-associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME), pesquisador associado ao CNPq e ao Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (ITEM/Paris). Autor de livros e artigos sobre manuscritos escolares e processos de escritura, nos quais destaca a importância da criação textual e da rasura oral no trabalho colaborativo entre alunos recém-alfabetizados. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento do projeto InterWriting, que envolve pesquisadores brasileiros, franceses, portugueses e espanhóis. Pela Contexto é autor do livro Explorando o Discurso da Criança.
Eduardo Capobianco
Eduardo Capobianco é sócio-fundador e presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, entidade associada à Transparency International, organização dedicada ao combate da corrupção. É também vice-presidente das empresas do Grupo Construcap e ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (Sinduscon). Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Eduardo Hoornaert
Eduardo Hoornaert lecionou História na Universidade Federal da Bahia e em diversos institutos teológicos do Nordeste. Concentra seus estudos na história do cristianismo antigo. Pela Contexto é autor do livro História da Cidadania.
Eduardo Kenedy

Eduardo Kenedy é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF, é professor do Departamento de Ciências da Linguagem e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, filiado à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Gerativa. Fundou o Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF), atuando como orientador de trabalhos sobre processamento linguístico, sobre sintaxe gerativa e sobre psicolinguística translacional para a Educação. Em 2013, recebeu da Faperj o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, desde o ano de 2017. 

Eduardo Meditsch
Eduardo Meditsch possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Eduardo Muylaert
Eduardo Muylaert é advogado criminal, escritor e fotógrafo. Foi secretário de Justiça e Segurança Pública em São Paulo. Presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Formado pela USP, cursou a Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne) e Sciences-Po e foi professor da PUC/SP. Pela Contexto é autor do livro Brasil: o futuro que queremos. Foto: Helô Mello
Eduardo Penhavel
Eduardo Penhavel possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus de Rio Paranaíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: tópico discursivo, marcadores discursivos, Gramática Textual-Interativa, atos discursivos e Gramática Discursivo-Funcional. Pela Contexto é autor do livro Funcionalismo Linguístico Vol. 1.
Eduardo Peñuela Cañizal
Eduardo Peñuela Cañizal é Pós-doutorado pela Stanford University, é professor titular da USP. Atualmente coordena o Centro de Pesquisas em Poética da Imagem do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade e é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unip.. É também um dos vice-presidentes da International Association for Visual Semiotics e um dos editores da revista Significação. Tem vários livros publicados no Brasil e no exterior. Colabora, também, em periódicos nacionais e internacionais. Pela Contexto é autor do livro Bakhtin: outros conceitos-chave.
Eduardo Yázigi
Eduardo Yázigi é diplomado e doutorado em planejamento urbano pela Universidade de Paris, é professor de turismo na USP. Há mais de 20 anos, desenvolve trabalhos ligados ao turismo: atuou na preservação da paisagem do patrimônio histórico e artístico; foi mentor de leis de uso e ocupação do solo de vários municípios turísticos; organizou eventos internacionais na Europa, no Brasil e na Argentina; coordenou congressos e seminários internacionais de cultura, meio ambiente e turismo, áreas em que é autor de vários livros. Pela Contexto é autor dos livros A Alma do Lugar, Urbanização e Mundialização, A Pequena Hotelaria e o Entorno Municipal (fora de catálogo) e Civilização Urbana (fora de catálogo) é organizador do livro Turismo e Paisagem (fora de catálogo).
Eduardo Yuji Yamamoto
Eduardo Yuji Yamamoto possui mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Edvaldo Balduino Bispo
Edvaldo Balduíno Bispo é graduado em Letras (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre (2003) e doutor (2009) em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. É docente de Língua Portuguesa na mesma universidade. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), biênios 2013-2015 e 2017-2019, e do Grupo de Trabalho Descrição do Português da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (2016-2018). Pesquisador do grupo Discurso & Gramática (UFRN). Seus temas de interesse voltam-se à morfossintaxe do português, notadamente relacionados a adjetivos, orações relativas e estrutura argumental, e ao ensino de língua portuguesa. É coautor do livro Práticas de Ensino do Português.
Edvaldo Pereira Lima
Edvaldo Pereira Lima possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor-aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Edvania Gomes da Silva
Edvania Gomes da Silva é mestre e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp), é professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora efetiva do Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade (Capes/UESB) e membro do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (GPADIS/CNPq/UESB). Sua pesquisa se concentra em Análise de Discurso, com ênfase nos seguintes temas: discurso religioso, semântica global e interdiscurso. Pela Contexto é autora dos livros A Desordem do Discurso, Ethos Discursivo e Fórmulas Discursivas.
Edward Lopes
Edward Lopes é tradutor do livro Dicionário de Semiótica, publicado pela Contexto.
Edwiges Maria Morato
Edwiges Maria Morato é professora do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp. Graduada em Lingüística (Unicamp) e em Fonoaudiologia (PUCCAMP), é mestre e doutora em Lingüística pela Unicamp na área de Neurolingüística. Pela Contexto é organizadora do livro Referenciação e Discurso.
Egeu Esteves
Egeu Esteves é assessor da Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores. Membro das cooperativas Verso e Plural. É mestrando em psicologia social pela Universidade de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Uma Outra Economia é Possível.
Ekaterina Vólkova Américo
Ekaterina Vólkova Américo é formada pela Universidade Estatal de Humanidades de Moscou. Possui mestrado pela Universidade de São Paulo e atualmente é aluna de doutorado na área de Literatura e Cultura Russa da USP. Tem experiência na área de Literatura, Cultura e Língua Russa. É tradutora para os idiomas russo e português. Desde 2004, é professora ministrante do curso de Russo no Campus do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo. Pela Contexto é autora do livro O Método Formal nos Estudos Literários.
Ekkehard Eggs
Ekkehard Eggs é professor de Lingüística na Universidade de Hanovre. Pela Contexto é autor do livro Imagens de Si no Discurso.
Elaine Grolla
Elaine Grolla é professora na Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Obteve o título de doutora em Linguística pela Universidade de Connecticut. Desenvolve pesquisa sobre a aquisição de diversos aspectos da sintaxe do português brasileiro. Além de seu trabalho com aquisição de primeira língua, mais recentemente, iniciou pesquisa sobre a aquisição do português brasileiro como segunda e terceira língua. Pela Contexto é autora do livro Para Conhecer Aquisição da Linguagem.
Elaine Senise Barbosa
Elaine Senise Barbosa é Historiadora. Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona em cursos pré-vestibulares de São Paulo e é autora de obras didáticas e paradidáticas. Pela Contexto é autora dos livros História das guerras e História da Paz.
Elenice Alves da Costa
Elenice Alves da Costa é professora de Língua Portuguesa na Universidade Nove de Julho. Possui mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É membro dos grupos de pesquisa Interfaces do Léxico da Língua Portuguesa, e Linguística e Literatura: Teorias e Práticas Discursivas. Pela Contexto é autora do livro Guia Prático da Nova Ortografia.
Eleonora Cavalcante Albano
Eleonora Cavalcante Albano é doutora pela Brown University, foi visitante do Bell Telephone Laboratories e fez pós-doutorado no Collège de France. É pesquisadora do CNPq. É sócio-fundadora da Association for Laboratory Phonology e fez parte da sua primeira diretoria. Tem coordenado projetos de cunho transdisciplinar e orientado pesquisas de profissionais da área da Linguística, da Psicologia, da Fonoaudiologia e da Engenharia de Telecomunicações. Pela Contexto é autora do livro Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Eleonora Mendes Caldeira
Eleonora Mendes Caldeira é psicanalista, membro-associado da Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da Associação Psicanalítica Internacional. É vice-presidente da Fundação Bienal de São Paulo. Pela Contexto é autora do livro Cultura e Elegância (nova edição).
Eliana Aparecida Torrezan da Silva
Eliana Aparecida Torrezan da Silva é Doutora em psicologia na PUC de Campinas. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress e psicóloga clínica do Centro Psicológico de Controle do Stress. Pela Contexto é autora do livro O Stress Está Dentro de Você.
Eliana Donaio Ruiz
Eliana Donaio Ruiz é doutora em Linguística pelo IEL da Unicamp. Atualmente é professora da Universidade São Francisco, em Itatiba - SP, onde atua em disciplinas que tematizam a linguagem, a leitura e a escrita, bem como seu ensino. Como pesquisadora, tem interesse por questões ligadas à Linguística Aplicada, ao ensino-aprendizagem de línguas, à formação do professor e ao ensino a distância. Em sua tese de doutorado dedicou-se ao estudo da correção de redações na escola, ou seja, das diferentes formas de intervenção que o professor faz por escrito no texto do aluno e seus efeitos no aprendizado da escrita, o que deu origem a este livro. Pela Contexto é autora do livro Como Corrigir Redações na Escola. Pela Contexto é autora do livro Como Corrigir Redações na Escola.
Eliana Silvestre
Eliana Silvestre é formada em Direito. Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Maringá; coordenadora do projeto de extensão Educação para a Cidadania; membro do UEM - Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente. Pela Contexto é autora do livro Adolescência e Drogas.
Eliane de Camargo
Eliane de Camargo é Licenciada em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autora do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Eliane dos Santos Cavalleiro
Eliane dos Santos Cavalleiro é formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Educação do Pré-escolar, e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde faz seu doutorado. Desenvolve pesquisas nas áreas de socialização de populações afro-descendentes. Atua em organização não-governamental colaborando com a educação de crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo. Tem artigos publicados na imprensa nacional sobre diversos temas relacionados à educação. Pela Contexto é autora do livro Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar.
Eliane Falcone
Eliane Falcone é Doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pela Contexto é autora do livro O Stress Está Dentro de Você.
Eliane Moura da Silva
Eliane Moura da Silva é Professora do Departamento de História da Unicamp, onde graduaou-se, fez mestrado e doutorado em História. Pela Contexto é autora do livro História na Sala de Aula.
Eliane Silveira
Eliane Silveira é professora na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, tem doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado na Nouvelle Sorbonne. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (CNPq). Pela Contexto é autora do livro Saussure.
Elias Thomé Saliba
Elias Thomé Saliba é professor titular de Teoria da História na USP. Doutor e livre-docente pela USP. Foi professor e coordenador de pós-graduação em História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Entre suas publicações mais importantes estão os livros Raízes do riso e As utopias românticas. Pela Contexto é autor dos livros O Saber Histórico na Sala de Aula e O Historiador e Suas Fontes.
Elis de Almeida Cardoso
Elis de Almeida Cardoso é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, onde atua como professora nas áreas de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Fez pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal, e tem desenvolvido suas pesquisas nas áreas de Morfologia, Lexicologia e Estilística. Pela Contexto, é uma das organizadoras do livro Modelos de análise linguística e autora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. VI.
Elisa Battisti
Elisa Battisti é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), estágio pós-doutoral na Vrije Universiteit - Amsterdã e Meertens Instituut, Holanda. É bolsista de produtividade do CNPq. Atua nas linhas de Fonologia e Morfologia e de Sociolinguística no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos da Linguagem, da UFRGS. Na graduação, ministra disciplinas na área de Linguística. Coordena o Projeto “Variação Fonético-Fonológica e Classe Social na Comunidade de Fala de Porto Alegre” (LinguaPoa), no qual realiza análise fonológica e investiga variação linguística e práticas sociais. Coautora dos livros Fonologia, Fonologias e História do Português Brasileiro Vol. III.
Elisa Favaro Verdi
Elisa Favaro Verdi é graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela mesma universidade com trabalho sobre a produção acadêmica do Departamento de Geografia da FFLCH/USP durante o período da ditadura civil-militar no Brasil e sua importância para o movimento de renovação crítica na ciência geográfica. Interessa-se especialmente por História do Pensamento Geográfico e Geografia Urbana. Fez estágio de pesquisa no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine, Universidade de Paris III. É membro do Gesp (Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical) e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – seção São Paulo. Pela Contexto é autora do livro Justiça Espacial e o Direito à Cidade.
Elisa Guimarães
Elisa Guimarães doutorou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde ministrou cursos de pós-graduação e orientou mestrandos e doutorandos na área de Letras. Atualmente é professora titular da área de Letras nos cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicou artigos e ensaios sobre Língua Portuguesa, publicados em periódicos no Brasil e no exterior. Apresenta trabalhos sobre Linguística e Língua Portuguesa em diversos congressos nacionais e internacionais. Pela Contexto é autora do livro Texto, Discurso e Ensino.
Elisabete Dória Bilac
Elisabete Dória Bilac é Doutora em Ciências Humanas pela USP. Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. É professora aposentada de Sociologia da Unesp-Car. Foi sócia-fundadora da Abep - Associação Brasileira de Estudos Populacionais e atualmente é pesquisadora do Nepo. Pela Contexto é tradutora do livro Sexo e Poder.
Elisangela Martins
Elisangela Martins é Professora, mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pela Contexto é autora do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Elisbeth de Alencar
Elisbeth de Alencar possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora da rede municipal e da rede estadual de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Eliseu Savério Spósito
Eliseu Savério Spósito é professor doutor do Departamento de Geografia da Unesp Presidente Prudente. Pela Contexto é autor do livro A Vida nas Cidades.
Elizabeth Cristina Macceo Sato
Elizabeth Cristina Macceo Sato é Licenciada em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autora do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Elizabeth Harkot-de-La-Taille
Elizabeth Harkot-de-La-Taille, mestre e doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento junto à Univesité de Liège. É docente da Universidade de São Paulo; realiza pesquisas e tem publicações nas temáticas de construção discursiva da identidade, estereótipos culturais, imagens de si, paixões e interações sociais, aspectos retóricos e papel de componentes sensíveis no processo de significação. Pela Contexto é autora do livro Linguagem e Política Vol. 1.
Elizabeth W. Kiddy
Elizabeth W. Kiddy é professora assistente de História e diretora do Programa de Estudos da América Latina no Albright College in Reading, Pensilvânia (EUA). Doutorou-se pela Universidade do Novo México, em 1998. Atualmente trabalha em seu primeiro livro sobre irmandades afro-brasileiras em Minas Gerais. Ao lado do trabalho acadêmico, pratica capoeira desde 1984 e leciona e organiza workshops sobre capoeira. Pela Contexto é autora do livro Diáspora Negra no Brasil.
Eloisa Candal Rocha
Eloisa Candal Rocha é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância. Professora associada da UFSC - Centro de Educação e professora-orientadora no PPGE na linha Educação e Infância. Pela Contexto é autora do livro Educar na Infância.
Elvio Pinto Bosetti
Elvio Pinto Bosetti é paleontólogo e professor do Departamento de Geociências e do Programa de Mestrado em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pela Contexto é autor do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Elvo Clemente
Elvo Clemente é professor de Literatura da PUCRS. Presidente da Academia Riograndense de Letras. Pela Contexto é autor do livro Egiptomania (fora de catálogo).
Elza Nadai
Elza Nadai foi professora de Prática de Ensino de História da USP, onde também defendeu mestrado e doutorado em História Social. Autora de importantes livros didáticos de História e de obras na área de Ensino de História. Pela Contexto é autor do livro O Ensino de História e a Criação do Fato.
Elza Passini

Elza Passini mestre e doutora pela Faculdade de Educação da USP. Lecionou Geografia em escolas estaduais do Estado de São Paulo por 25 anos. Atualmente, leciona Prática de Ensino de Geografia e Metodologia de Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Maringá. Pela Contexto é autora dos livros O Espaço Geográfico, Cartografia Escolar e é organizadora do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.

Emanuel Araújo
Emanuel Araújo é professor do Departamento de História da Universidade de Brasília. Pela Contexto é autor do livro História das Mulheres no Brasil.
Emerson Galvani
Emerson Galvani é professor doutor do Departamento de Geografia, formou-se pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Mestre em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), doutor em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp/Botucatu. Pela Contexto é autor do livro Geografias de São Paulo 2.
Emilia Mendes

Emilia Mendes é mestre e doutora em Estudos Lingüísticos-Análise do Discurso pela UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Paris XIII sob a orientação do professor Patrick Charaudeau. Também é tradutora de artigos científicos para publicações especializadas. Pela Contexto é autora do livro Linguagem e Discurso.

Emilio Bonvini
Emilio Bonvini é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS). É doutor em Lingüística Africana pela Universidade de Paris (1973). Criador e diretor do Laboratório de Linguagem, Línguas e Culturas da África Negra do CNRS (Paris). Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas sobre, entre outros domínios, línguas africanas, tradição oral angolana e afro-brasileira, etnolingüística, contato do português brasileiro com as línguas africanas. Pela Contexto é autor do livro África no Brasil.
Emílio Gozze Pagotto
Emilio Gozze Pagotto é professor adjunto do Departamento de Linguística da Unicamp. Fez graduação em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrado e doutorado em Linguística na Unicamp. Tem trabalhos publicados nas áreas de Linguística Histórica, Sociolinguística e História das Ideias Linguísticas. Pela Contexto é coautor do livro Gramática do português culto falado no Brasil. Vol II, VII e Português brasileiro.
Emmanuel Hecht
Emmanuel Hecht é editor da seção “Livres” [Livros] do L’Express. Pela Contexto é organizador do livro O Século de Sangue.
Enivalda Nunes Freitas e Souza
Enivalda Nunes Freitas e Souza é Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e professora na Graduação em Letras. Atua como pesquisadora na Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia. Pela Contexto é autor do livro Língua e Literatura.
Enrique Peregalli
Enrique Peregalli foi licenciado em História pela USP e mestre pela PUC-SP. Foi professor universitário e do Ensino Médio e autor de livros paradidáticos. Pela Contexto é autor do livro História da América Através de Textos.
Eric Roger Wroclawski
Eric Roger Wroclawski é graduado pela USP, é médico urologista do Hospital Isralelita Albert Einstein e chefe da Unidade de Transplante Renal do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Pela Contexto é autor do livro Pedra nos Rins (fora de catálogo).
Erica dos Santos Rodrigues
Erica dos Santos Rodrigues, graduada em Letras (UFRJ), mestre e doutora na área de Psicolinguística na PUC-Rio, instituição onde atua como docente dos cursos de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, é pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (Lapal-PUC-Rio), com trabalhos de caráter experimental em interface com teoria linguística, voltados para processamento linguístico adulto, em especial na área de produção da linguagem. Outros interesses: interação linguagem-visão e processos de leitura e escrita. Pela Contexto é autor do livro Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução.
Érica Scadelai
Érica Scadelai é mestre em Estudos Lingüísticos pela Unesp, campus São José do Rio Preto, e doutoranda no Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/Unicamp, na área de Análise do Discurso, graduou-se em Jornalismo pela Unesp, campus Bauru. É assessora de comunicação na região metropolitana de Campinas, tendo exercido a função de repórter de jornal impresso diário. Pela Contexto é autora do livro Ethos Discursivo.
Erik Miletta Martins
Erik Miletta Martins possui graduação (2008) e mestrado (2011) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, e prepara sua tese de doutorado, cujo objetivo é compreender melhor qual o papel dos mecanismos textuais de construção referencial na organização e reorganização de frames interativos e conceituais. Membro-pesquisador do grupo Cogites (Cognição, Interação e Significação), tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual, Linguística Cognitiva e Neurolinguística. Temas de interesse: sociocognição, categorização, referenciação, metáfora, argumentação. Pela Contexto é autor do livro Semântica, Semânticas: uma introdução.
Érika de Moraes
Érika de Moraes é mestre e doutoranda em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/Unicamp, graduou-se em Jornalismo pela Unesp, campus Bauru, e em Letras pela Universidade do Sagrado Coração - USC, também em Bauru. Atuou como professora assistente dos cursos de Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus Bauru, e atualmente exerce o jornalismo. Pela Contexto é autora do livro Ethos Discursivo.
Érika Ilogti de Sá
Érika Ilogti de Sá é graduada em Letras (Português/Francês), mestra e doutora em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, Linguística Histórica e Filologia, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Lida principalmente com temas relacionados a adverbiais, sob a óptica da Linguística funcional centrada no uso. Faz parte do grupo de pesquisa Discurso e Gramática da UFRJ. Pela Contexto é autora do livro História do Português Brasileiro Vol. IV.
Erivan Cassiano Karvat
Erivan Cassiano Karvat possui graduação (Licenciatura e Bacharelado, 1991), mestrado (1996) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professor-adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de ensino e pesquisa, com ênfase em Teoria e Epistemologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história e literatura, historiografia brasileira, teoria da história. Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Ernani Garrão Neto
Ernani Garrão Neto é Doutor em Linguística pela UFRJ. Tem pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Atua como professor de Língua Portuguesa no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na Universidade Estácio de Sá. Desenvolve projeto de pesquisa luso-brasileiro na área de aquisição L2. Pela Contexto é autor do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia.
Ernani Terra
Ernani Terra é doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde defendeu tese sobre leituras de professores. Desenvolve pesquisas sobre leitura do texto literário e sobre estudos de linguagem para ensino de Português. Exerce o magistério desde 1974, lecionando nos ensinos fundamental, médio e superior as disciplinas Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Práticas de Leitura e Escrita e Metodologia do Trabalho Científico. É autor de obras didáticas, paradidáticas e artigos acadêmicos nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Leitura e Produção de Textos. É coautor do livro Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e autor de Leitura do texto literário e Da leitura literária à produção de textos, autor do Da leitura literária à produção de textos, ambos publicados pela Editora Contexto. Foto: Levy Paschoal Fochetto
Ernesto Sérgio Bertoldo
Ernesto Sérgio Bertoldo é Doutor em Linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor na graduação em Letras e na pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia. Pela Contexto é autor do livro Língua e Literatura.
Erotilde Goreti Pezatti
Erotilde Goreti Pezatti é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – São José do Rio Preto) em 1976, mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (1977), doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp –Araraquara (1992). Professora assistente da Unesp – São José do Rio Preto, atua na graduação e na pós-graduação, na linha de pesquisa Descrição e Análise Funcional de Língua Falada e Escrita, desenvolvendo temas relacionados à ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1994 e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos de sua universidade e Coordenadora da área de Linguística da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É autora dos livros Funcionalismo Linguístico Vol. 1 e Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. V, ambos publicados pela Contexto.
Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura
Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura é professora do Departamento de História da USP. Pela Contexto é autora do livro História das Crianças no Brasil.
Esmeralda Vailati Negrão
Esmeralda Vailati Negrão é bacharel e licenciada em Letras com habilitação em Português, Latim e Linguística pela Universidade de São Paulo. Obteve doutorado em Linguística na University of Wisconsin – Madison. Fez pós-doutorado na University of California – Los Angeles. Atualmente, é professora titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística, com pesquisas voltadas principalmente para os seguintes temas: teoria gramatical, teoria gerativa, sintaxe do português, anáfora, sintaxe da quantificação e forma lógica. É coautora dos livros Linguística? Que é isso?, Introdução à Linguística I, Semântica Formal (fora de catálogo), Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. III, África no Brasil e Novos Caminhos da Linguística, todos publicados pela Contexto.
Esteban Emilio Mosonyi
Esteban Emilio Mosonyi é Antropólogo, professor titular da Universidade Central da Venezuela e doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. É autor de numerosos artigos científicos sobre relações inter-étnicas, minorias étnicas e culturais, especialmente indígenas, lingüística e antropologia, literaturas indígenas e culturas populares. Ganhou o Prêmio Nacional de Humanidades (Venezuela). Atualmente é assessor de organismos internacionais (Casa de Bello, OEA). Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Estevão C. de Rezende Martins
Estevão C. de Rezende Martins é organizador do livro A História Pensada, publicado pela Contexto.
Esther Hamburger
Esther Hamburger possui doutorado em Antropologia pela University of Chicago, Estados Unidos. Professora-associada III do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão Escola de Comunicações e Artes da USP. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Ethevaldo Siqueira
Ethevaldo Siqueira é jornalista e escritor. Foi professor da Universidade de São Paulo. É colunista do jornal O Estado de S. Paulo e da rádio CBN. Pela Contexto é autor do livro Magistratura e Ética.
Eugênio Bucci
Eugênio Bucci nasceu em Orlândia-SP, em novembro de 1958. É jornalista e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escreve a cada duas semanas para a página 2 do jornal O Estado de S. Paulo e, com a mesma frequência, para o site Observatório da Imprensa. Integra o conselho curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007) e secretário editorial da Editora Abril (1996-2001). É autor de, entre outros livros, Sobre ética e imprensa (2000), Videologias (2003, em parceria com Maria Rita Kehl) e Em Brasília, 19 horas (2008). Pela Contexto é autor do livro A Imprensa e o Dever da Liberdade.
Euler Sandeville Jr.
Euler Sandeville Jr. é formado em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, é professor da Faculdade Ibero-Americana. Pela Contexto é autor do livro Turismo e Paisagem.
Eustáquio de Sene
Eustáquio de Sene é mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e autor de diversos livros educativos voltados para área. Pela Contexto é autor do livro Globalização e Espaço Geográfico
Evani Viotti
Evani Viotti é professora doutora do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem doutorado em Linguística pela USP e pós-doutoramento pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora visitante do Departamento de Linguística e do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Chicago (Estados Unidos). Seu principal interesse de pesquisa no momento são as questões que emergem do processo semiótico em situações de uso linguístico. Em especial, destacam-se as relações entre língua e gesto, tanto em línguas orais, quanto em línguas de sinais e as relações de contato linguístico responsáveis pelas características gramaticais do português brasileiro. É membro do LLIC (Laboratório “Linguagem, Interação, Cognição”) e do GEAL (Grupo de Estudos de Antropologia e Linguística). Pela Contexto é autora do livro África no Brasil, Introdução à Linguística I, Introdução à Linguística II, Linguística? Que é isso? e Novos Caminhos da Linguística.
Evanildo Bechara
Evanildo Bechara é membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, do Círculo Linguístico do Rio de Janeiro, da Société de Linguistique Romane etc. Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra (2000), é autor de diversos livros e artigos sobre Filologia, Linguística, Língua Portuguesa e assuntos correlatos. Diretor das revistas Littera e Confluência (1990-2005). É autor da célebre Moderna Gramática Portuguesa. Pela Contexto é autor do livro Ortografia da Língua Portuguesa.
F. E. Peters
F. E. Peters um dos maiores experts em fés monoteístas do mundo, é professor de História, Religião e Estudos do Oriente Médio na Universidade de Nova York. Pela Contexto é autor do livro Os Monoteístas Vol. I e II.
Fabiana Miqueletti
Fabiana Miqueletti é mestre e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp), foi professora na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, dedica-se a pesquisas nas áreas de linguagem e Educação a Distância. Atua na formação de professores e gestores para o ensino a distância no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade de Brasília (UNB/FEFE). Pela Contexto é autora dos livros Ethos Discursivo e Fórmulas Discursivas.
Fabiana Valdoski Ribeiro
Fabiana Valdoski Ribeiro graduou-se em Geografia na USP, onde também obteve os títulos de mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia. É pesquisadora do Gesp, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Urbanização e Mundialização (NAPUrb) e do projeto Margens et Villes, Universitat de Barcelona/Université de Tours. Pela Contexto é autora dos livros Crise Urbana, Justiça Espacial e o Direito à Cidade e Geografia urbana crítica.
Fabiano Antônio de Melo
Fabiano Antônio de Melo é licenciado em Geografia pela UEM e pós-graduando em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Fabiano Ardigó
Fabiano Ardigó é historiador e doutorando em História da Ciência pela Universidade de Oxford. Pela Contexto é organizador do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Fabiany Tavares Silva
Fabiany Tavares Silva é Doutora em educação, é professora-pesquisadora da UFMS e do programa de pós-graduação em educação (cursos de mestrado e doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar. Pela Contexto é organizadora do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Fábio Alves
Fábio Alves é professor adjunto de Língua Alemã e Tradução no Dpartamento de Letras Anglo- Germânicas da Faculdade de Letras da UFMG. Mestre em Letras e doutor em Lingüística Aplicada pela Ruhr-Universitat Bochum, Alemanha. Pela Contexto é autor do livro Traduzir com Autonomia.
Fábio André Coelho
Fábio André Coelho é professor adjunto de Língua Portuguesa e Filologia do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Literatura Portuguesa e doutor em Língua Portuguesa pela UERJ. Suas áreas principais de pesquisa são: língua portuguesa, estilística, leitura, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas, literatura portuguesa, literatura infanto-juvenil e linguística. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas (CNPq). Pela Contexto é organizador do livro Ensino de Produção Textual.
Fábio César Montanheiro
Fábio César Montanheiro é Professor Doutor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Pela Contexto é autor do livro A Desordem do Discurso.
Fábio Diamante
Fábio Diamante formou-se em Jornalismo em 1995, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM). Fez pós-graduação em Direito do Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como repórter, trabalhou nos jornais O Diário Popular e O Estado de São Paulo e na TV Bandeirantes. Atualmente, é repórter do SBT. Pela Contexto é autor do livro Reportagem na TV.
Fábio Feldmann
Fábio Feldmann é consultor, administrador de empresas e advogado. Eleito deputado federal por três mandatos, atuou como secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo e foi autor de parte da legislação ambiental brasileira. Participa de inúmeras organizações da sociedade civil e dirige seu escritório de consultoria ambiental. Pela Contexto é autor do livro Brasil: o futuro que queremos.
Fábio Fernando Lima
Fábio Fernando Lima possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de São José do Rio Preto, doutorado e em Letras pela USP. Trabalha com temas relacionados à Análise Crítica do Discurso, Teoria da Argumentação e Linguística Textual. Pela Contexto é autor do livro História do Português Brasileiro Vol. VII.
Fábio Josgrilberg
Fábio Josgrilberg possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Fábio Pestana Ramos
Fábio Pestana Ramos é doutor em História Social, bacharel e licenciado em Filosofia pela USP e possui MBA em Gestão de Pessoas. É professor concursado na autarquia municipal Centro Universitário Fundação Santo André e leciona em cursos de pós-graduação em outras instituições de ensino superior. Por sua destacada produção acadêmica, recebeu menção honrosa da USP e o prêmio Jabuti. Pela Contexto publicou Por mares nunca dantes navegados, No tempo das especiarias e Eles Formaram o Brasil, Novos temas nas aulas de história e História das Crianças no Brasil, esta última, obra agraciada com o prêmio Casa-Grande & Senzala.
Fábio Zanini
Fábio Zanini é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com mestrado em Relações Internacionais pela School of Oriental and African Studies, da Universidade de Londres. Foi repórter de política e correspondente da Folha de S. Paulo em Londres e Johannesburgo, além de editor de internacional. Atualmente é editor de política no mesmo veículo. É casado com Fabrícia e pai de Rafael e Pedro. Pela Contexto é autor do livro Euforia e Fracasso do Brasil Grande.
Fabíola de Oliveira
Fabíola de Oliveira é Doutora em Jornalismo Científico pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Autora de várias obras, com vasta experiência em associações de divulgação científica, recebeu, em 2002, o prêmio José Reis de Jornalismo Científico. Pela Contexto é autor do livro é Euforia e Fracasso do Brasil Grande.
Fabíola Holanda
Fabíola Holanda é professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia, doutora em História Social pela USP e pesquisadora associada do NEHO/USP. Pela Contexto é autor do livro História Oral.
Fabrice Hirsch
Fabrice Hirsch é Doutor pela Universidade de Strasbourg (Unité de recherche LiLPa), e docente na área de Fonética, Fonologia e Análise da Língua Oral, no Laboratório Praxiling UMR 5267 CNRS de Montpellier. Suas pesquisas abordam a fala patológica, especificamente a gagueira. Além disso, se interessa igualmente pela descrição do discurso político e pela produção da fala não patológica. Pela Contexto é autora do livro Explorando o Discurso da Criança.
Fabrício Silveira
Fabrício Silveira possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Professor de graduação e de pós-graduação em Comunicação da Unisinos. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Fátima Bianchi
Fátima Bianchi é professora da área de Língua e Literatura Russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com mestrado e doutorado sobre Dostoiévski na área de Teoria Literária e Literatura Comparada da mesma universidade. Tradutora de Uma criatura dócil e A senhoria, de Dostoiévski, Ássia, de Turguêniev, entre outras. Representante, na International Dostoevsky Society, da recém-fundada Sociedade Brasileira de Dostoiévski. Pela Contexto é autora do livro Bakhtin: Dialogismo e Polifonia.
Fátima Regina Fernandes
Fátima Regina Fernandes é Historiadora. Mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) e doutora em história medieval pela universidade do Porto (Portugal). Professora de História Medieval da Universidade Federal Do Paraná. Pesquisadora do CNPq e autora de dois livros na area de História Medieval. Pela Contexto é autora do livro História das Guerras.
Fátima Regis
Fátima Regis possui doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora-associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCS/UERJ. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Federico Montanari
Federico Montanari, doutor em Semiótica, é professor de Análise do Discurso Político e de Semiótica na Università di Bologna e professor visitante na Universidade da Califórnia – San Diego. Suas pesquisas concentram-se na temática da Semiótica do discurso político, da guerra e do conflito. Do ponto de vista teórico, investiga a relação entre Semiótica e pós-estruturalismo, baseando-se sobretudo no pensamento de Deleuze e Guattari. É autor, entre outros artigos e livros, de Linguaggi della guerra. Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Política Vol. 1.
Felipe Antunes de Oliveira
Felipe Antunes de Oliveira Bacharel em História (UFRJ), mestre em Diplomacia (IRBr) e doutorando em Relações Internacionais (Sussex University). Pesquisador do Centre For Global Political Economy. Diplomata desde 2010. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Felipe Krause
Felipe Krause Diplomata, atualmente cursando Ph.D. em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Cambridge, Reino Unido. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Felipe Pena
Felipe Pena é professor de pós-graduação em Comunicação. É doutor em Literatura pela PUC-Rio e foi sub-reitor da Universidade Estácio de Sá, onde também ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Comunicação Social. Autor de diversos livros, todos na área de comunicação. Pela Contexto é autor dos livros Jornalismo Literário e Teoria do Jornalismo.
Fernanda Bestetti de Vasconcellos
Fernanda Bestetti de Vasconcellos é socióloga e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC/PUCRS) e do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC). Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Fernanda Miranda da Cruz
Fernanda Miranda da Cruz é mestre em Lingüística pela Unicamp e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Lingüística do Instituto de Estudo da Linguagem (IEL) - Unicamp. Pela Contexto é autora do livro Referenciação e Discurso.
Fernanda Mussalim
Fernanda Mussalim é professora doutora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atua na graduação e na pós-graduação nas áreas de Análise do Discurso e Teorias Linguísticas. É líder do grupo de pesquisa Círculo de Estudos Discursivos e participa como pesquisadora do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise - FESTA, sediado na Unicamp. Pela Contexto é autora dos livros Ethos Discursivo e Fórmulas Discursivas.
Fernanda Padovesi Fonseca
Fernanda Padovesi Fonseca é mestre em Geografia Física na USP e professora de Cartografia do Centro Universitário FIEO. Pela Contexto é autora do livro A Geografia na Sala de Aula.
Fernando Curtti Gibin
Fernando Curtti Gibin é mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pela Contexto é autor do livro Fórmulas Discursivas.
Fernando Gabeira
Fernando Gabeira é escritor, jornalista e deputado federal (PV-RJ). Pela Contexto é autor do livro História da Paz.
Fernando Loureiro
Fernando Loureiro Doutor em Linguística pela UFRJ e colaborador do Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares (Pró-Reitoria de Extensão/PR-5). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de alfabetização e letramento. Pela Contexto é autor do livro Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia.
Fernando Nogueira da Costa

Fernando Nogueira da Costa é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp), onde leciona desde 1985. Participou da direção estratégica de empresa pública como vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. No mesmo período, representou a Caixa como diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autor de várias obras da área, além de capítulos em livros e artigos em revistas especializadas e em jornais de circulação nacional. É palestrante com mais de duzentas palestras em universidades, sindicatos, associações patronais, bancos etc. Coordenador da área de Economia na Fapesp de 1996 a 2002. Atualmente, escreve em conhecidos sites como GGN e Brasil Debate. Pela Contexto é autor do livro Métodos de análise econômica. Foto crédito: Nina Torres Costa

Fernando Salla
Fernando Salla possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. É também professor do Programa de Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: prisão, políticas públicas, violência, justiça criminal e adolescentes em conflito com a lei. Pela Contexto é autor dos livros Possibilidades de Pesquisa em História e Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Fernando Seffner
Fernando Seffner é licenciado em História e doutor em Educação. É professor da Faculdade de Educação da UFRGS. É docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), polo UFRGS. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História, especialmente a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (Geerge/PPGEDU/UFRGS) e integrante da equipe do Laboratório de Ensino de História e Educação (Listhe) (Faced/IFCH/CAP/UFRGS). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pela Contexto é autor do livro Fernando Seffner.
Fernando Tadeu de Miranda Borges
Fernando Tadeu de Miranda Borges é professor dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em História e Mestrado em Economia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Fernando Tarallo
Fernando Tarallo fez doutorado na Universidade da Pensilvânia e foi professor do Departamento de Linguística da Unicamp. Foi sociolinguista e trabalhou com a variação sintática sincrônica e diacrônica do português. Publicou diversos livros na área de Linguística. Faleceu em 1992.
Fernando Zelner
Fernando Zelner Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e diplomata de carreira desde 2007. Atualmente, está locado na Missão Permanente do Brasil com as Nações Unidas. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Fiona Macaulay
Fiona Macaulay é professora de Estudos sobre Desenvolvimento do Departamento de Estudos da Paz da Universidade de Bradford, na Inglaterra. Foi professora do Instituto de Estudo das Américas (Universidade de Londres) e pesquisadora do Centro de Estudos Brasileiros (Universidade de Oxford) e do Secretariado Internacional da Anistia Internacional. Essa trajetória reflete suas principáis áreas de pesquisa, que são: América Latina, principalmente o Brasil; políticas de gênero; reforma do sistema de justiça criminal (com enfoque na segurança pública e no sistema prisional); direitos humanos; influência da sociedade civil organizada na política dessas áreas; partidos políticos, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT); e governo local. Pela Contexto é autora do livro Segurança Pública e Violência.
Flávia Biroli
Flávia Biroli (São José do Rio Preto, 1975) é doutora em História pela Unicamp e professora do Instituto de Ciência Política da UnB, onde também coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê). É autora de diversos livros. Pela Contexto é autora do livro Notícias em Disputa.
Flavia Carbonari
Flavia Carbonari é consultora das equipes de Segurança Cidadã e de Prevenção da Violência e Coesão Social do Banco Mundial. É mestre em Estudos Latino-Americanos pela Georgetown University e formada em Relações Internacionais e Jornalismo pela PUC-SP. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Flavia Galli Tatsch
Flavia Galli Tatsch é Historiadora, é mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutoranda em História Cultural na Unicamp. É autora de materiais educativos para as exposições de história e arte da Fundação Estudar da Pinacoteca do Estado de São Paulo: A figura humana em representação e Olhar viajante na Casa Fiat de Cultura. Pela Contexto é autora dos livros Religiões que o mundo esqueceu e O Historiador e Suas Fontes.
Flávia Jungerman
Flávia Jungerman é psicóloga pela PUC de São Paulo, é mestre pelo National Addiction Centre - Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Pela Contexto é autora do livro Drogas.
Flávia Orci Fernandes
Flávia Orci Fernandes é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - São José do Rio Preto), mestra e doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi membro do Projeto Alip (Amostra Linguística do Interior Paulista), e é membro do Projeto Para a História do Português Paulista (PHPP) e do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Teve bolsa de treinamento técnico, iniciação científica e mestrado pela Fapesp e bolsa de doutorado pela Capes. É pesquisadora nas áreas de mudança linguística, linguística histórica, sintaxe e semântica funcionalista e atua como professora de Língua Portuguesa na educação básica.
Flávia Piovesan
Flávia Piovesan é professora doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da PUC/SP, professora de Direitos Humanos dos Programas de pós-graduação da PUC/SP, da PUC/PR e da Universidade Pablo de Olavide (Espanha), visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000), procuradora do Estado de São Paulo e membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Pela Contexto é autora do livro Práticas de Cidadania.
Flavia Portella Püschel
Flavia Portella Püschel é doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2004). Foi Visiting Scholar e Fellow do Cluster of Excellence Normative Orders, da Goethe Universität, em Frankfurt/Main, Alemanha (2011). É professora da FGV Direito SP desde 2004. Tem experiência na área de Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade civil, teoria da responsabilidade, teoria e ensino da dogmática jurídica. É autora da obra A responsabilidade por fato do produto no CDC: acidentes de consumo (2006) e coautora da obra Dogmática é conflito: uma visão crítica da racionalidade jurídica(2012), entre outras. Pela Contexto é autora do livro Linguagem e Direito.
Flávia Sílvia M. Ferraz
Flávia Sílvia M. Ferraz é mestre e doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de língua em contextos bilíngues e possui experiência acadêmica na área de Linguística, com ênfase em teoria e análise linguística. Sua pesquisa visa a análise da hipertextualidade como uma instância das relações dialógicas do enunciado. Pela Contexto é autora do livro Modelos de Análise Linguística.
Flávio Aguiar
Flávio Aguiar é professor aposentado da FFLCH/USP e pesquisador do programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da mesma universidade. Foi editor de Cultura do jornal Movimento e colaborou com diversos jornais alternativos durante a ditadura de 1964. É editor-chefe da agência de notícias virtual Carta Maior e é seu correspondente em Berlim. Pela Contexto é autora do livro História da Imprensa no Brasil.
Flávio Campestrin Bettarello
Flávio Campestrin Bettarello Diplomata de carreira. Desde 2014, é o vice-observador permanente do Brasil com a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e Pacífico (UN-ESCAP) e conselheiro na embaixada do Brasil em Bangkok. Serviu na embaixada brasileira em Washington e foi professor titular de Economia Aplicada no Instituto Rio Branco. Concluiu programas de pós-graduação nas Universidades Johns Hopkins, LSE e UC Berkeley. Doutor em Ciências do Comportamento e mestre em Diplomacia. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Flávio Costa Berutti
Flávio Costa Berutti é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Metodologia da História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e coordenador de História do Colégio Santo Agostinho (Unidade de Contagem - MG). Autor dos livros História Contemporânea Através de Textos, História do Tempo Presente e História Moderna Através de Textos, todos publicados pela Contexto.
Flávio de Campos
Flávio de Campos é professor de História Medieval da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pela Contexto é autor do livro História da Paz.
Flávio Gomes
Flávio Gomes é Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de livros, coletâneas e artigos sobre a formação de quilombos e a temática dos negros no Brasil. Pela Contexto é autor do livro Palmares e História da Cidadania.
Florência Costa
Florência Costa trabalhou nos jornais A Tribuna da Imprensa e Jornal do Brasil até 1991, quando foi para Moscou, onde cobriu o fim da então URSS como correspondente da revista IstoÉ, do Jornal do Brasil e do Serviço Brasileiro da Rádio BBC, de Londres. Em 1995 voltou para o Brasil e trabalhou nas sucursais do Jornal do Brasil e de O Globo em São Paulo, além da revista IstoÉ. Em junho de 2006 desembarcou na Índia como primeira correspondente brasileira no país, a serviço do jornal O Globo. Viveu em Mumbai por um ano e meio e depois se mudou para a capital, Nova Délhi, onde morou até outubro de 2012. Pela Contexto é autora do livro Os Indianos.
Florencia Fontán Balestra
Florencia Fontán Balestra é advogada, mestre em Direito (LLM) pela Universidade de Harvard e pesquisadora nas áreas de segurança pública, violência e desenvolvimento. Pela Contexto é autora do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Francis Moraes de Almeida
Francis Moraes de Almeida é bacharel em Ciências Sociais, psicólogo, mestre e doutor em Sociologia pela UFRGS e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Francisco Alves Filho
Francisco Alves Filho é professor de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atua na graduação e na pós-graduação. É coordenador do Núcleo de Pesquisa Cataphora/UFPI/CNPq. Desenvolve pesquisas sobre gêneros textuais, gêneros acadêmicos e ensino de gêneros. É autor de diversos livros. Pela Contexto é autor do livro Linguística Textual e Ensino.
Francisco Bueno de Godoi
Francisco Bueno de Godoi é licenciado em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Francisco Capuano Scarlato
Francisco Capuano Scarlato é Bacharel e licenciado em Geografia e História pela USP, mestre e Doutor em Geografia pela mesma universidade. Ganhador do Prêmio Jabuti, professor do DG-USP. Pela Contexto é autor dos livros Geografias de São Paulo 1 e Urbanização e Mundialização.
Francisco da Silva Borba
Francisco da Silva Borba é professor titular (aposentado) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Letras (USP), doutor em Letras (Unesp), livre-docente (USP). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, teoria gramatical e lexicografia. Pela Contexto é autor do livro Literatura e Outras Linguagens.
Francisco da Silva Xavier
Francisco da Silva Xavier é mestre e doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Sua tese de doutorado é a descrição fonológica mais atual sobre o quimbundo e examina um dos aspectos mais desafiantes para a pesquisa linguística na atualidade: o funcionamento da estrutura prosódica de uma língua africana. Foi professor na Universidade Sorbonne Paris IV, onde ensinou língua, cultura e civilização brasileiras. Esteve em Angola, onde realizou pesquisa de campo em comunidades isoladas a fim de descrever os aspectos gramaticais de línguas bantas e do português angolano. É membro do Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP, colaborando com a pesquisa de línguas africanas e seu contato com o português brasileiro. Desde 2013, é membro pesquisador do Projeto Libolo para o qual investiga os aspectos gramaticais das variedades regionais do quimbundo faladas no Libolo, em Angola. Pela Contexto é autor do livro Introdução à Linguística Africana.
Francisco de Assis Gonçalves Junior
Francisco de Assis Gonçalves Junior é licenciado e bacharel em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Francisco Doratioto
Francisco Doratioto é Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (Unb). Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. É membro da Academia Paraguaya de la Historia, do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Pela Contexto é autor do livro História das Guerras.
Francisco Jatobá de Andrade
Francisco Jatobá de Andrade é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Francisco José Calazans Falcon
Francisco José Calazans Falcon é professor-titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor-emérito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor-titular da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), campus Niterói. Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Francisco Mendonça
Francisco Mendonça é licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, estagiou na França, defendeu mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo. Foi professor na Universidade Estadual de Londrina e atualmente leciona na Universidade Federal do Paraná. É professor-colaborador da Université Paris 1 - Sorbonne e membro da Cátedra Unesco para o Desenvolvimento Sustentável da UFPR. Pela Contexto é autor do livro Geografia e Meio Ambiente e Geografia Física e organizador do Clima Urbano.
Francisco Paulo de Melo Neto
Francisco Paulo de Melo Neto é o professor universitário e consultor do Banco Mundial na área de desenho de projetos sociais. Trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena (Áustria), no período de 1980 a 1982. Desenvolveu projetos e ministrou cursos em diversos países da América Latina (Argentina, Equador, Guatemala e Costa Rica). Pela Contexto é autor dos livros Criatividade em Eventos e Turismo e Patrimônio Cultural.
Francisco Pineda
Francisco Pineda é Doutor em Antropologia, professor e pesquisador da Escola Nacional de Antropologia e História (México). Integrante do grupo acadêmico Análise do Discurso e Semiótica da Cultura na mesma instituição. Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Francisco Rüdiger
Francisco Rüdiger possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e professor titular do departamento de Filosofia e nos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Francisco Silva Noelli
Francisco Silva Noelli é professor na Universidade Estadual de Maringá, doutorando pela Unicamp e mestre pela PUC-RS. Pela Contexto é autor do livro Pré-história do Brasil.
Franciscu Sedda
Franciscu Sedda estudioso de Semiótica das Culturas, é professor de Semiótica na Universidade de Roma “Tor Vergata”. Foi vice-presidente da AISS (Associação Italiana de Estudos Semióticos), no período de 2007 a 2009. Nos últimos anos foi várias vezes professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ministrou vários cursos (entre eles: Semiótica Geral e Semiótica das Culturas e Semiótica do Espaço Urbano) e proferiu conferências em algumas universidades públicas e privadas de Rio de Janeiro, São Paulo, Araraquara e Bauru. Alguns de seus ensaios sobre a semiótica da cultura foram traduzidos e publicados no Brasil. Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Política Vol. 2.
Frank R. Ankersmit
Frank R. Ankersmit é professor de História Intelectual e Teoria da História na Universidade de Groningen (Holanda) e membro do Conselho Editorial da revista History & Theory. Pela Contexto é autor do livro A História Escrita (fora de catálogo).
Franklin Martins
Franklin Martins foi comentarista político da TV Globo, da Globonews e da CBN. Diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, trabalhou no Jornal do Brasil - onde cobriu a Constituinte -, no SBT, em O Estado de S.Paulo, em O Globo, e foi correspondente do Jornal do Brasil em Londres em 1991 e 1992. Pela Contexto é autor do livro Jornalismo Político.
Frédéric François
Frédéric François é professor titular em Filosofia e Lingüística, lecionou Ciências da Linguagem na Universidade Réné Descartes (Sorbonne-Paris V), criou e dirigiu o Laboratório de Estudos sobre Aquisição e Patologia da Linguagem na Criança (LEAPLE-CNRS) e, atualmente, é professor aposentado pela mesma universidade. É autor de várias obras sobre o diálogo e a narrativa na criança. Pela Contexto é autor dos livros Aquisição da Linguagem e Explorando o Discurso da Criança.
Frederico Couto Marinho
Frederico Couto Marinho é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado sanduíche na Universidade de Lille 1/Clersé, França. Coordenador de Equipe do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), atua nas seguintes áreas de pesquisa: justiça juvenil, execução de medidas socioeducativas, pesquisa comparada. Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Frederico de Castro Neves
Frederico de Castro Neves é professor-associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Departamento de História. Completou o Doutorado em História Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) (1998) e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Campinas (Unicamp) (2002). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) desde 2003. Pela Contexto é autor do livro Do Passado para o Futuro (fora de catálogo).
Frederico Magalhães
Frederico Magalhães é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo é professor titular de Gastroenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Gastrite e Úlcera (fora de cultura).
Fúlvia Rosemberg
Fúlvia Rosemberg é Doutora em psicologia, é professora titular de Psicologia Social na PUC-SP, onde coordena o Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (Negri). É pesquisadora sênior do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Pela Contexto é autora dos livros Educar na Infância, Nova História das Mulheres no Brasil e Racismo e Discurso na América Latina.
Gabriel Cohn
Gabriel Cohn possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor visitante sênior na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Pela Contexto é autor do livro Dicionário de Comunicação.
Gabriel de Ávila Othero

Gabriel de Ávila Othero é professor do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem graduação em Letras Português e Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; é especialista em estruturas da língua portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil; concluiu seu mestrado e doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também é editor da Revista Virtual de Estudos da Linguagem desde 2003. Pela Contexto, é autor dos livros Teoria X-barra: descrição do português e aplicação computacional e Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Para conhecer sintaxe e Chomsky. Atua nas áreas de Sintaxe (e sua interface com Semântica, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro, Teoria da Otimidade e Linguística Computacional.

Gabriel de Santis Feltran
Gabriel de Santis Feltran é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Pela Contexto é autor do livro Crime, Polícia e Justiça no Brasil.
Gabriela Cavalcanti Cunha
Gabriela Cavalcanti Cunha é mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no programa Incubadora de Cooperativas da Prefeitura de Santo André e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo. Pela Contexto é organizadora do livro Uma Outra Economia é Possível (fora de catálogo).
Gabriela Pellegrino
Gabriela Pellegrino é professora de História da América Independente da USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da mesma universidade. É especialista em diversos temas de História política e cultural da América Latina dos séculos XIX e XX. Pela Contexto é autora do livro História da América Latina.
Gabrielle Costa Lourenço
Gabrielle Costa Lourenço é atualmente é aluna em formação do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista em Iniciação Tecnológica (PIBIT) do projeto Migração Social, Redes Sociais, Acomodação, Variação e Mudança, que tem como orientadora a professora e pesquisadora Maria Cecilia Mollica. Pela Contexto é autora do livro Práticas de Ensino do Português.
Galeno de Amorim Júnior
Galeno de Amorim Júnior elaborou e coordena o Programa Fome de Livro, parceria da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. Jornalista, trabalhou entre outros veículos no O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, revista Afinal e Rádio Eldorado. Professor da Universidade de Ribeirão Preto. Vice-presidente do Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), vinculado à Unesco. É secretário Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Galit Haddad
Galit Haddad é assistente de pesquisa na Universidade de Tel-Aviv. Pela Contexto é autora do livro Imagens de Si no Discurso.
Gelza Nunes-Pemberton
Gelza Nunes-Pemberton é licenciada em Letras e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Publicou trabalhos importantes, que ajudaram a renovar os estudos linguísticos do adjetivo. Pela Contexto é autora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. III.
Geovanio Rossato
Geovanio Rossato é bacharel em Filosofia e em Direito, doutor em Antropologia Cultural e Social pela Universidade de Barcelona (Espanha). Professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Maringá (PR). É pesquisador das áreas da infância, da adolescência e da educação. Foi professor do ensino fundamental e médio. É autor de livros sobre políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Pela Contexto é autor do livro Psicologia do Desenvolvimento.
Geralda Oliveira Lima
Geralda Oliveira Lima é professora-associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Letras por esta universidade; mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPA) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS. Atua na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto. Pela Contexto é autora do livro Linguística Textual e Ensino.
Gerardo Halpern
Gerardo Halpern é licenciado em Ciências da Comunicação e doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Como bolsista de pesquisa do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), estuda a imigração paraguaia na Argentina. Publicou diversos artigos, na Argentina, no Chile e no México, em que articula a luta pelos direitos dos imigrantes com a participação destes em diversos movimentos políticos contemporâneos. Pela Contexto é autor do livro Racismo e Discurso na América Latina.
Gerardo Luciano Toledo
Gerardo Luciano Toledo é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Pela Contexto é autor do livro Um Outro Turismo é Possível (fora de catálogo).
Germano Ferreira Martins
Germano Ferreira Martins possui graduação em Letras – Língua Inglesa – pela Universidade Federal do Amazonas, com habilitação e mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília. Sua dissertação de mestrado analisa a alternância “tu/você/senhor” na fala de Tefé, cidade do interior do estado do Amazonas. Atua como professor e pesquisador na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com ênfase em sociolinguística, variação e mudança linguística. Pela Contexto é autor do livro Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro.
Gerson Rodrigues
Gerson Rodrigues é professor Adjunto I do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor pela Universidade Federal Fluminense, foi professor das redes estadual, municipal e privada de ensino como professor de Língua Portuguesa. Atualmente faz parte do Núcleo de Interfaces Gramaticais, do qual é um dos coordenadores e em que estuda a interface sintaxe-semântica nos processos de mudança linguística no português brasileiro. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Ensino do Português.
Getúlio Daré Rabello
Getúlio Daré Rabello é médico pela Faculdade de Medicina da USP e neurologista clínico com residência médica na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. É responsável pelo Ambulatório de Cefaléias da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pela Contexto é autor do livro Dor de Cabeça e Enxaqueca (fora de catálogo).
Gil Negreiros
Gil Negreiros possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente, é pós-doutorando no Programa de Letras Clássicas da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, Análise do Discurso, Sociolinguística, Linguística Geral e Linguística Histórica. Atualmente, é professor titular da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá e Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário de Itajubá - UNIVERSITAS. Pela Contexto é autor do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Gilberto de Castro
Gilberto de Castro é professor da Universidade Federal do Paraná, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), orientando trabalhos voltados aos problemas do ensino de língua materna. Tem artigos publicados nessa área e também sobre os escritos dos autores do Círculo de Bakhtin. Em 2003, ajudou a organizar a XI Conferência Internacional de Bakhtin. Pela Contexto é autor do livro Bakhtin e o Círculo.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein é jornalista. Ganhou os principais prêmios de jornalismo, de literatura e de direitos humanos no Brasil. Seus livros sobre cidadania são adotados nas principais escolas brasileiras. Desenvolve experiências curriculares voltadas a integrar estudantes à comunidade. Criou a Cidade Escola Aprendiz. É integrante do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo e comentarista da rádio CBN. Pela Contexto é autor do livro Práticas de Cidadania.
Gilda Menezes
Gilda Menezes é Graduada em Letras pela USP e professora aposentada da rede estadual. Atuou no ensino fundamental e médio tanto na rede estadual quanto na rede particular. Pela Contexto é autora do livro Como Usar Outras Linguagens na Sala de Aula.
Gilson Costa Freire
Gilson Costa Freire é graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou por dez anos como professor efetivo do ensino fundamental nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, passando também pela Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro como professor efetivo do ensino médio. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua na formação de professores de Língua Portuguesa. Tem como objeto de pesquisa a variação e a mudança sintática relacionadas ao sistema pronominal do português brasileiro em comparação com o português europeu, nas modalidades falada e escrita, focalizando a redução do quadro de clíticos de terceira pessoa e as estratégias para sua substituição. Pela Contexto é autor dos livros Ensino de Português e Sociolinguística e Práticas de Ensino do Português.
Gilson Schwartz
Gilson Schwartz é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e diretor do projeto Cidade do Conhecimento, da USP. Pela Contexto é autor do livro História da Paz.
Gisela Collischonn
Gisela Collischonn foi professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até março de 2016, doutorou-se em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de produtividade, sua produção e atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos da Linguagem da UFRGS dizem respeito, sobretudo, a estudos de fonologia, morfologia e variação linguística. Presidiu o Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (Celsul) e coordenou o GT de Fonética e Fonologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Foi também coordenadora regional do Projeto “Variação Linguística da Região do Sul do Brasil” (Varsul). Pela Contexto é autora do livro Fonologia, Fonologias: uma introdução.
Gisela Granjeiro da Silva Castro
Gisela Granjeiro da Silva Castro possui doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Pela Contexto é autora do livro Dicionário de Comunicação.
Gisele Cássia de Sousa
Gisele Cássia de Sousa é graduada em Licenciatura em Letras, pela Unesp – São José do Rio Preto (2000), mestre em Estudos Linguísticos, pela mesma instituição (2003) e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp – Araraquara (2007). É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Unesp – São José do Rio Preto. Suas pesquisas concentram-se nas linhas de descrição cognitivo-funcional do português e de variação e mudança linguística e estão voltadas especialmente para os seguintes temas: gramática de construções, combinação de orações, sintaxe diacrônica e gramaticalização. É coautora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. V.
Giselle Machline de Oliveira e Silva
Giselle Machline de Oliveira e Silva foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista no estudo da regularidade na variação dos possessivos no português do Rio de Janeiro (tema de sua tese de doutorado), assessorou e foi líder de diversos grupos de estudos variacionistas, como Variação Linguística Urbana Do Sul Do País (Varsul) ou Programa de Estudos sobre o uso da Língua/UFRJ. Autora de diversos artigos na área. Pela Contexto é autora do livro Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. I.
Gizele de Souza
Gizele de Souza é Doutora em educação pela PUC-SP com estágio de doutorado na Universidade de Pavia, na Itália, sob orientação de Egle Becchi. Professora do Setor de Educação e do programa de pós-graduação em educação da UFPR. Coordenadora do Nepie - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. Pela Contexto é organizadora do livro Educar na Infância.
Gizlene Neder
Gizlene Neder é Doutora em história social pela USP, é professora do departamento de história da UFF, pesquisadora do CNPq e cientista do Nosso Estado (Faperj). Editora de Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Pela Contexto é autora do livro Educar na Infância.
Gladis Massini-Cagliari
Gladis Massini-Cagliari é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estágio pós-doutoral na Universidade de Oxford. É bolsista de produtividade 1C do CNPq. Tem como focos de interesse Linguística Histórica, Fonologia do Português, Teoria Fonológica, Filologia. Atua na área de Linguística Histórica e Fonologia no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, e, na graduação, atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, especialmente em Fonética e Fonologia. Coautora dos livros, Ensino de Português e Linguística e História do Português Brasileiro Vol III e autora de Acento e ritmo (fora de catálogo).
Glaucia Proença Lara
Glaucia Proença Lara possui doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou dois estágios pós-doutorais em análise do discurso, com a supervisão de Sírio Possenti (Unicamp) e de Dominique Maingueneau (Universidade Paris IV – Sorbonne). Participou da diretoria da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Faculdade de Letras/UFMG, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de estudos textuais e discursivos. Publicou diversos livros nas áreas de semiótica e análise do discurso. Pela Contexto é organizadora do livro Discurso e Desigualdade Social e autora do Linguagem e Política Vol. 1.
Glauco Arbix
Glauco Arbix é professor titular de Sociologia da USP e pesquisador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e Tinker Professor na Universidade de Wisconsin. Pela Contexto é autor do livro Brasil: o futuro que queremos. Foto: Marcos Santos/USP imagens
Glenn F. Ross
Glenn F. Ross é Psicólogo e professor na James Cook University of North Queensland, na Austrália. Pela Contexto é autor do livro Psicologia do Turismo (fora de catálogo).
Glória Alves
Glória Alves é docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Graduou-se em Geografia pela mesma instituição, onde também obteve os títulos de mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia. É membro da Associação Geográfica Brasileira (AGB), do Laboratório de Geografia Urbana (Labur) do Departamento de Geografia, onde também participa do Gesp. Participa do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) e do NAPUrb. Membro do Grupo de estudos Teoria Urbana Crítica do IEA/USP. Pela Contexto é autora dos livros Crise Urbana, A Geografia na Sala de Aula, Geografia urbana crítica, Geografias de São Paulo 2, A Produção do Espaço Urbano e Urbanização e Mundialização, é organizadora do Justiça Espacial e o Direito à Cidade.
Göran Therborn
Göran Therborn, sociólogo, é professor emérito de Sociologia na Universidade de Cambridge. Foi codiretor do Swedish Collegium for Advanced Studies in the Social Sciences e professor de Sociologia da Uppsala University, na Suécia. Costuma ser solicitado para palestras e workshops em universidades espalhadas pelo mundo todo, como Estados Unidos, França e diversos países da América Latina. Profícuo autor, destacou-se por seus estudos sobre os rumos do capitalismo e do marxismo contemporâneos. Desde a década de 1990, Therborn enfoca suas pesquisas nos estudos comparativos das sociedades. Pela Contexto é autor dos livros O Mundo e Sexo e Poder.
Graça Faria
Graça Faria possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão e mestrado em Linguística. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, língua e linguística. Pela Contexto é autora do livro Ensino de Língua Portuguesa.
Graciela de Souza Oliver
Graciela de Souza Oliver é doutora em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp e professora de História da Ciência da Universidade Federal do ABC (SP). Pela Contexto é autora do livro Histórias de uma Ciência Regional.
Graziela Zamponi
Graziela Zamponi possui graduação em Letras pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1974), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é docente da Universidade de Taubaté e docente da Escola de Engenharia de Lorena - EEL-USP. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Textual e Linguística Aplicada, atuando principalmente seguintes domínios: metáfora e leitura. Pela Contexto é autora do livro Referenciação e Discurso.
Graziela Zanin Kronka
Graziela Zanin Kronka é mestre e doutora em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/Unicamp, graduou-se em Jornalismo pela Unesp, campus Bauru. Sua pesquisa é voltada ao tema da homossexualidade. É professora de Língua Portuguesa, Cultura Brasileira e Lingüística na Univerzita Karlova, em Praga. Pela Contexto é autora do livro Ethos Discursivo.
Grégoire Kauffmann
Grégoire Kauffmann, doutor em História, docente na Sciences-Po em Paris, pesquisa sobre a história das direitas radicais. Prepara uma obra dedicada aos colaboradores franceses exilados na Espanha após a Segunda Guerra Mundial. Pela Contexto é autora do livro O Século de Sangue.
Guacira Lopes Louro
Guacira Lopes Louro é professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela Contexto é autora do livro História das Mulheres no Brasil.
Guaracy Mingardi
Guaracy Mingardi é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É diretor científico do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud) e assessor de gabinete do procurador geral do Ministério Público do estado de São Paulo. Foi secretário de segurança do município de Guarulhos, em São Paulo. Pela Contexto é autor dos livros Crime, Polícia e Justiça no Brasil e Segurança Pública e Violência.
Guga Chacra
Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News em pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em Nova York. Também trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Participou das coberturas da Guerra de Gaza (2009), do terremoto no Haiti (2010), da crise em Honduras (2009), do furacão Sandy (2012), das eleições nos EUA (2013), da crise econômica argentina (2000), da crise econômica nos EUA (2009) e do crescimento da Al Qaeda no Iêmen (2012). Palmeirense, na Argentina acompanhava o Boca e simpatiza com o Racing, por ser o equivalente do alviverde paulista no país vizinho. Pela Contexto é autor do livro Os Hermanos e Nós.
Guido Barbujani
Guido Barbujani é um dos mais importantes geneticistas contemporâneos - é professor de Genética na Universidade de Ferrara (Itália). Seus interesses são a genética humana e a evolução. Publicou também romances, entre os quais Questione di Razza (2003) e Dilettanti, Quattro viaggi nei dintorni de Charles Darwin (2004). Pela Contexto é autor do livro A Invenção das Raças.
Guido Carlos Levi
Guido Carlos Levi é médico infectologista, com doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Foi médico do Hospital do Servidor Público Estadual durante 40 anos e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas durante outros seis. Foi diretor do Conselho Regional de Medicina de 1983 a 1988, tendo sido presidente de 1986 a 1988. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunizações e assessor na área de imunizações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Pela Contexto é autor do livro Doenças que mudaram a história. Foto: Guido Carlos Levi
Guilherme Casarões
Guilherme Casarões Doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Programa SAN Tiago Dantas). Leciona Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)e na FGV-SP. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Guilherme Henrique May
Guilherme Henrique May é bacharel e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Linguística pela mesma instituição, tendo desenvolvido pesquisa sobre aspectos teóricos da obra laboviana, na área de Sociolinguística. Tem experiência como docente de ensino superior, nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, é servidor técnico-administrativo/revisor de textos na UFSC, atuando também como tradutor. Pela Contexto é autor do livro Para Conhecer Sociolinguística.
Guilherme R. L. Fernandes
Guilherme R. L. Fernandes é licenciado em Geografia pela UEM. Pela Contexto é autor do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.
Guillaume Zeller
Guillaume Zeller é jornalista, formado em História e Comunicação na Sciences Po. É diretor no Canal+, rede de televisão francesa, e foi diretor na iTélé, também um canal de televisão da França, além de redator-chefe na DirectMatin.fr. É autor de Oran, 5 juillet 1962, sobre a guerra na Argélia, e coautor de Un prêtre à la guerre. Pela Contexto é autor do livro O Pavilhão dos Padres. Foto: Eric Robert
Guita Grin Debert
Guita Grin Debert é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade de Campinas (Pagu/Unicamp) e professora titular do Departamento de Antropologia da mesma universidade. Pela Contexto é autora do livro Segurança Pública e Violência.
Gustavo Ioschpe
Gustavo Ioschpe é escritor e articulista do caderno Folhateen, da Folha de S.Paulo. Pela Contexto é autor do livro 12 Faces do Preconceito.
Gustavo Prieto
Gustavo Prieto é professor adjunto do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus zona Leste. Graduou-se em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP, com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Desenvolve pesquisas sobre Crítica à Economia Política da Urbanização com ênfase na formação e reprodução da propriedade privada da terra, reforma agrária e urbana e as relações contraditórias entre cidade e campo na periferia do capitalismo. Pela Contexto é autor do livro Geografia urbana crítica.
Gustavo Westmann
Gustavo Westmann é diplomata desde 2007, bacharel em Direito (USP) e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Diplomacia (IRBr) e em Política Internacional (Luiss). Especialista em Direito Internacional Público pela UC Berkeley e pela The Hague Academy of International Law. Atuou como consultor jurídico na área de direito ambiental e nas áreas cultural, ambiental e comercial do Itamaraty. Foi chefe do setor comercial da embaixada do Brasil na Itália. Atualmente é chefe do setor econômico e comercial da embaixada do Brasil na Indonésia. Pela Contexto é organizador do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.
Gustavo Ximenes Cunha
Gustavo Ximenes Cunha é mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou pesquisa de pós-doutorado. É professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Seus trabalhos mais recentes investigam o impacto do contexto sobre diferentes planos da organização dos discursos midiático e organizacional. Pela Contexto é autor do livro Linguagem e Direito.
Haquira Osakabe
Haquira Osakabe é Doutor em Lingüística e professor de Teoria Literária da Unicamp. Pela Contexto é autor do livro Questões de Linguagem.
Harry Rodrigues Bellomo
Harry Rodrigues Bellomo é Mestre em História pela PUCRS. Professor de História Antiga da mesma instituição. Pela Contexto é autor do livro Egiptomania (fora de catálogo).
Harry Vieira Lopes
Harry Vieira Lopes é Pós-graduado na Faculdade de Educação da USP e membro da equipe técnica de língua portuguesa da CENP-SP. Pela Context