Editora Contexto

Assunto
(0) items

Contexto lança livro com documentos inéditos sobre a Revolução Russa, que completa 100 anos neste 2017

 

Alda Jesus para Portal Splish Splash

 

 

Em História da Guerra Civil Russa, francês Jean-Jacques Marie revive batalhas, tragédias, táticas militares e divergências políticas e pessoais

 

É impossível entender a Rússia - e a União Soviética - sem conhecer a guerra civil que abalou o país de 1917 a 1922. O historiador francês Jean-Jacques Marie, grande especialista na história soviética e autor das biografias de figuras como Lenin, Stalin e Trotski, traz em História da Guerra Civil Russa uma reconstituição baseada em documentos até agora inéditos fora da Rússia. O livro, que estará disponível nas livrarias a partir de 10 de agosto pela editora Contexto, marca o centenário do início do conflito.
 
O autor constrói uma narrativa instigante, séria e equilibrada. Para isso, utiliza livros, cartas, diários, relatórios e memórias de oficiais e soldados (e até de pessoas comuns), revelando ao leitor o processo que levou a Rússia a um regime fechado, personalista e cruel, embora baseado em ideais de abertura, coletivismo e solidariedade.
 
Um texto ágil, em que o leitor será conduzido às batalhas encarniçadas, tragédias (massacres, doenças, ferimentos, estupros), táticas militares, além das divergências políticas e pessoais que já se apresentavam no início dos anos 1920, opondo, por exemplo, Stalin e Trotski. O primeiro viria a se tornar o ditador socialista “de todas as Rússias”, enquanto o segundo foi assassinado, em 1940, em seu refúgio no México por um agente do stalinismo.
 
A obra relata ainda episódios marcantes, como a participação de mercenários chineses no conflito, e propicia uma ampla visão da guerra civil que matou pelo menos 4,5 milhões de pessoas. Conhecer os fatos de um século atrás é essencial para entender problemas recentes no atual império russo, como a luta dos chechenos contra o poder central, e a disputa contra os ucranianos.