Editora Contexto

(0) items

Itália: presente e futuro

Release(s)

• "Itália: presente e futuro"

• Os desafios que esperam a Itália

Com sua imagem internacional desgastada e em meio a uma crise econômica, o país tem de encontrar novos rumos para superar a era Berlusconi

A Itália tem frequentado com insistência o noticiário mundial nos últimos tempos. Abalada fortemente pela crise que assola a economia europeia, a Itália é acompanhada com especial interesse pelos brasileiros. Afinal, milhões de descendentes de italianos vivem aqui. Também não são poucos os que têm parentes e amigos que emigraram para lá. Com o intuito de trazer um pouco de luz aos fatos que compõem o cenário italiano de hoje e seus desdobramentos futuros, João Fábio Bertonha escreveu este Itália: presente e futuro, que a Editora Contexto acaba de lançar.

Concentrado na última década do século XX e na primeira do XXI, este livro, entre passagens de pessimismo e otimismo, apresenta a perda de prestígio e influência internacional do país, em muito pela condução nem sempre hábil do polêmico primeiro-ministro Silvio Berlusconi, destacando os desafios que esperam seus cidadãos nos próximos anos. “Com efeito, os italianos observam seu nível de vida e sua participação na economia mundial estagnarem ou mesmo decaírem, enquanto o desemprego aumenta no país. Suas empresas já não conseguem competir, salvo exceções, no mercado mundial. O povo envelhece, os jovens continuam sem futuro, e muitos italianos voltaram a emigrar como faziam seus avós. Na Itália, o sistema político parece imutável, e o Estado conta politicamente cada vez menos na Europa e no mundo. Enfim, o país não está num bom momento e isso realmente deixa os italianos desanimados”, diz o autor.

Bertonha viveu algumas temporadas na Itália, onde fez pós-doutorado, acompanhando o dia a dia do país e seus cidadãos. Neto de italianos, o autor desvela em seu livro os tópicos cruciais que mostram as dificuldades que o país enfrenta atualmente. Em capítulos como “Uma economia estagnada”, “Um sistema político que não se transforma” e “Um povo em crise”, Bertonha analisa o que levou o país à sua atual situação e indica rumos futuros menos pessimistas. “Qual será a Itália pós-Berlusconi?”, questiona o autor, lembrando que “a cultura e o sistema que o criou estão, em essência, intactos” e é possível que não se alterem substancialmente. “Para os apaixonados e herdeiros da Itália, só podemos desejar ao país o melhor cenário. Utopia? Mesmo que seja, é só a partir da utopia que se pode pensar em alternativas e exercitar o otimismo.”

João Fábio Bertonha é doutor em História pela Unicamp, professor da Universidade Estadual de Maringá e pesquisador do CNPq, tendo recentemente concluído um pós-doutorado na Itália. É autor de mais de uma dezena de livros, entre eles Os italianos, publicado pela Editora Contexto.

Livro: Itália: presente e futuro

Autor: João Fábio Bertonha