Editora Contexto

Assunto
(0) items

Fonte: Revista Fator Brasil

15/11/2012 - 07:24

 

Jornalista Florência Costa lança Os indianos, pela Editora Contexto

 

Correspondente internacional na Índia, a autora se casou com um indiano e passou a fazer parte de uma sociedade cujos antagonismos estão minuciosamente retratados na obra a ser lançada dia 27 de novembro, em São Paulo.

O país dos contrastes. Este é o fio condutor do livro Os indianos, da jornalista Florência Costa, que será lançado pela Editora Contexto, no dia 27 de novembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois de ter vivido por seis anos em cidades como Nova Délhi e Mumbai, onde chegou em 2006 como correspondente internacional, Florência – casada com um indiano – decidiu fazer um retrato dessa república que abriga mais de um bilhão de pessoas, divididas em milhares de castas, com sete religiões e mais de vinte idiomas.

Na obra, a autora mostra como a cultura indiana é rica em contrastes. O país é espiritual e material; pacífico e violento; rico e pobre; antigo?e moderno. Cultiva a democracia, mas mantém as castas. Criou o Kama Sutra,?mas veta beijos nos filmes de Bollywood. Há indianos encantadores de cobra –?ainda que a atividade seja proibida – e engenheiros de software.

A história da Índia é uma das mais antigas do mundo. A primeira civilização surgiu naquelas terras há 5 mil anos. Ao mesmo tempo, só conquistou sua independência há 65 anos. Além disso, há 600 milhões de pessoas com menos de 25 anos de idade no país. Este cenário explica muitas de suas contradições, dado o choque de sua antiguidade com a sua juventude.

A cozinha indiana com seus múltiplos temperos, as festas monumentais de casamentos arranjados, a espiritualidade, as religiões e o fato de haver mais celulares do que banheiros no país são todos pontos retratados por Florência nesta obra elaborada para quem quer conhecer – ou acha que conhece – os indianos.

A coleção-Os indianos é o 10º título da coleção Povos&Civilizações que começou em 2003 com a publicação de O mundo muçulmano. Seus autores são historiadores, cientistas sociais, antropólogos ou jornalistas que vivem ou viveram ao lado do povo retratado. De 2003 para cá, a Contexto lançou Os americanos, Os chineses, Os espanhóis, Os franceses, Os italianos, Os japoneses, Os portugueses e Os russos.

A autora-Já com passagens por jornais diários, em 1991 Florência Costa foi para Moscou cobrir o fim da então URSS como correspondente da revista IstoÉ, do Jornal do Brasil e do Serviço Brasileiro da Rádio BBC, de Londres. Em 1995, voltou para o Brasil e trabalhou nas sucursais do Jornal do Brasil e de O Globo em São Paulo, além da revista IstoÉ. Em junho de 2006, desembarcou na Índia como primeira correspondente brasileira no país, a serviço do jornal O Globo. Viveu em Mumbai e depois se mudou para a capital, Nova Délhi, onde morou até outubro de 2012.

.[Editora Contexto | Formato: 16,5 x 21,5 cm / 400 páginas |Preço: R$ 55,00, com lançamento no dia 27 de novembro (terça-feira), às 18h30, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo/SP].